Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ninguém gosta de perder dinheiro

moedas de euroA conclusão parece bastante óbvia. Toda a gente gosta de ganhar dinheiro, seja em negócios ou investimentos, já ganhar dinheiro fruto do trabalho aí as coisas podem ser diferentes, pois por vezes não existe alternativa, tem mesmo de se vender o tempo e as competências a uma entidade empregadora.

Apesar de poder parecer que os investidores e os empreendedores são quem não tem medo de perder dinheiro essa leitura não é a correcta. A questão está no conhecimento dos riscos que se incorre. Medir os riscos diminui a possibilidade de perdas, mas quem não se sujeitar a ter perdas também dificilmente pode ganhar muito.

A verdade, é como diz o ditado: “quem não arrisca não petisca” ou seja é sempre necessário correr certos riscos para poder obter certos rendimentos. O risco é tendenciosamente proporcional à rendibilidade esperada.

Na criação de um pequeno negócio existe sempre o investimento inicial  para constituição da firma, esse capital pode ser perdido caso a empresa não siga o rumo que imaginamos e entre em insolvência.O que motiva a correr o risco de perder o dinheiro é mesmo a possibilidade de ganhar uma grande margem, investir 10.000€ e depois conseguir ganhar 3.000 por mês durante muitos anos.

O que os outros pensam

Por vezes as pessoas pensam que as outras pessoas não têm consciência do que estão a fazer, é reciproco, quem investe pensa que é a atitude certa, que não investe também pensa que é o que está certo. Todos têm razão. Existem momentos certos para todas as situações.

Quem guarda o seu dinheiro em contas à ordem ou debaixo do colchão nunca poderá multiplicar o seu dinheiro, pois é necessário expô-lo ao risco para poder aumentar.  É certo que todos percebem isso, mas nem todos têm a coragem de dar o passo ou seja arriscar as suas poupanças num negócio em que acreditem.

Ganhar versus perder

É na busca da riqueza que se pode perder dinheiro, a menos que se jogue em jodos de azar, aí perde-se mesmo. Quando se perde dinheiro funciona como uma aprendizagem e não se esquece muito facilmente. Estou aqui a recordar-me da Sonae Indústria, ainda doí! Só investindo se pode ganhar!

Pior do que perder dinheiro é perder todo o dinheiro, por isso nunca se deve investir tudo num negócio, ideia ou investimento. Mais uma vez se aplica a velha máxima de não colocar todos os ovos no mesmo cesto. O ideal é ter um fundo de emergência financeiro para quando as coisas não correm como o esperado.

Ter consciência dos riscos

É bem verdade que quem pouco tem pouco pode perder, quem muito tem muito pode perder, é caso para dizer que só pode perder dinheiro quem o tiver mas o contrário também é verdade, quem mais dinheiro tem mais pode ganhar.

Eu diria que há que fazer uma análise dos riscos e ponderar as perdas versus ganhos e conscientemente tomar a decisão de avançar nesse sentido ou se o rumo a tomar é não arriscar.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.