Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Negócios que funcionam com custos fixos de exploração baixos

visão para os negóciosHá negócios onde não existem praticamente custos ou despesas para desenvolver a actividade ou que possuiem custos de manutenção  bastante reduzidos. A maior parte destes negócios pertencem ao Terceiro Sector da Economia, os serviços. São por norma pequenas actividades empresariais que conseguem e funcionam com recursos muito limitados, sem recorrerem a funcionários ou instalações. Podem funcionar a partir de casa e são desenvolvidos por uma única pessoa ou família. Quem quer empreender pode equacionar todas as formas de levar avante as suas pretensões profissionais, perseguir uma oportunidade de negócio. Estas são mais algumas ideias, com enfâse no custos reduzidos.

Começar pequeno

As vantagens de iniciar um negócio de baixo investimento e as suas limitações foi aqui discutido. Por vezes é preferivel montar um pequeno negócio do que não criar nenhum. Mesmo que as coisas corram mal, aprende-se sempre alguma coisa. No final o risco está limitado ao valor que se investe e ao tempo que se aplica. Contudo os ganhos podem ser de outra ordem, muito superiores ao que se investiu como por exemplo: primeira experiência no mundo empresarial, aprendizagem através do erro, e um sem número de acontecimentos que dão origem a estruturar melhor as coisas na próxima tentativa da busca do sucesso empresarial.

Existem diversos negócios onde para além de não ser requerido investimento inicial ou este ser diminuto, também não necessitam de investimento financeiro obrigatório para desenvolver a actividade.

Negócios sem custos fixos de exploração

  • Serviços de consultoria: Financeira, gestão, Coaching,
  • Serviços de aconselhamento: matrimonial, imagem, decoração, financeiro fiscal, jurídicos,
  • Serviços de mediação: seguros, obras, financiamento,
  • Vendas por catálogo. Vendedor comissionista
  • Serviços em regime de freelancing
  • Workshops e formação
  • Serviços informáticos
  • Negócios na internet
  • Serviços de apoio ou acompanhamento: a crianças ou a idosos
  • Serviços de limpeza

Serviços = custos baixos

Os serviços são por excelência actividades onde os custos de exploração são reduzidos, não havendo por vezes necessidade de possuir um escritório desenvolvendo a actividade a partir de casa. Este aspecto possibilita desenvolver uma actividade com investimento muito reduzido, concentrando-se essencialmente nas ferramentas de trabalho, comunicações e divulgação. O que é benéfico em muitas situações, mesmo também apresentando algumas limitações. Pois a credibilidade e profissionalismo que um escritório proporciona, não deve ser descurado, especialmente assim que se possuam condições financeiras para avançar para a sua concretização. Para contratar colaboradores é necessário possuir instalações, sendo por isso a criação de um escritório o próximo passo no desenvolvimento do negócio.

Mesmo sabendo que se pode desenvolver um negócio com custos fixos de exploração mínimos  e com investimento reduzido, existe um aspecto que importa ter sempre em conta, e que contrapõe um pouco esta ideia. Para um negócio ter sucesso é necessário quase sempre algum investimento continuado, quanto mais não seja em comunicação. É que os negócio sem divulgação dificilmente conseguem sobreviver ou atingir uma patamar de desenvolvimento que permita expandir a actividade.

Encontrar um negócio com estas características, que seja do nosso agrado e com possibilidade de sobrevivência com uma rendibilidade satisfatória permite ser detentor de um negócio com um risco muito controlado e onde as perdas são também por isso potencialmente reduzidas.

A ideia é superar os obstáculos que podem ser colocadas à criação de empresas.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Eduardo azevedo diz:

    Ola Nuno Casimiro gostaria de apresenta para você uma oportunidade de investimento.