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Negócio da construção de websites para empresas

saiba mais sobre o negócio da criação de sites para empresas. Um dos negócios mais necessários para o mercado empresarial tirar partido da internet

A criação de websites para empresas é um negócio apetecível, já que apresenta um baixo custo de exploração e pode ser também bastante lucrativo, conforme vou demonstrar. Basta encontrar os clientes certos. Este é um pequeno negócio que se pode transformar num grande negócio.

Um website pode ser simples ou mais complexo, mediante o que se pretende com o mesmo. Uma das grandes diferenças na criação de sites é a forma como eles são construídos, podem ser programados de raiz por um programador, uma solução à medida do cliente ou através de um CMS (Content Management Systems) que facilita o trabalho, sendo apenas necessário montar o puzzle.

Para a criação de um website necessitamos de apenas 3 coisas: domínio, alojamento e a página a apresentar.

Domínio

Neste capitulo podemos dividir em sub domínios e domínios, se bem que não é muito profissional utilizar subdomínios, assim olhando para um domínio, podemos selecionar entre dezenas de extensões. Contudo as mais comuns são o .COM, .NET e .PT. Depois de registar o domínio escolhido é apenas necessário redireciona-lo para o alojamento.

Alojamento

É o local onde se situa o site, a hospedagem, será aqui que será colocado o conteúdo do website. Temos vários especificidades no alojamento web, pela localização dos servidores: nacional ou mundial e pelo tipo de utilização: alojamento partilhado ou alojamento em servidor dedicado.

No que respeita à hospedagem do site temos ainda que considerar, vários aspectos, como por exemplo:

  • Sistema operativo: Linux ou Microsoft
  • Extensões e extras
  • Painel de administração
  • Tráfego incluído no plano
  • Capacidade de disco

Depois dos aspectos mais ligados à parte técnica vamos falar sobre a construção do site. Assim identifico 3 tipos de websites principais: lojas online, sites de apresentação institucional e sites de relacionamento com clientes.

Lojas online

A construção de lojas online actualmente é bastante simples, muito por culpa dos softwares open source disponibilizados (CMS). Mesmo as versões pagas têm um valor simbólico. Depois de  fazer upload dos ficheiros, cria-se e configura-se uma base de dados. Faz-se de seguida a parametrização (configuração) e ajusta-se o design e está pronto a receber produtos para venda.

Por vezes é necessário adicionar extras  (plugins, extensões, módulos, etc) para ter acesso a determinadas funcionalidades, por exemplo: pagamento através de referência multibanco.

Websites institucionais

São os sites mais simples, não necessitam de base de dados, já que podem ter apenas algumas páginas e sem grandes funcionalidades. Os sistemas que permitem a criação do site sem base de dados podem ser construídos em HTML ou PHP  ou em Flash.

São uma forma de dar a conhecer as empresas ou negócios por um custo relativamente baixo, pois os recursos a utilizar podem ser mínimos. Claro está que dependerá do tipo de estratégia utilizada e o objectivo do site pois se alguns sites tem como missão apenas apresentar a empresa, outros pretendem captar clientes online o que é completamente diferente.

Websites  multifunções

As versões de sites mais complexas e menos usuais têm funções como a gestão de contas de clientes e são por norma construídos com recurso a vários programadores que vão fazendo melhorias e acrescentado funções. Um exemplo, basta pensar no website da GalpEnergia com o portal de cliente de gás. Não conheço muito sobre o assunto para poder aprofundar. Exigem trabalho de programadores e apesar de todas as minhas valências esta ainda não é uma delas!

O mercado

Os negócios na internet têm concorrência que cresce a um ritmo exponencial, pois os custos de implantação são baixos, é um negocio que pode ser lançado com menos de 200€! Assim é bom que se consiga ter uma estratégia assente em mais valias para o cliente. Por exemplo o design arrojado ou a optimização para motores de pesquisa.

O preço de um website empresarial

O preço de um site pode variar bastante, pois dependerá sempre da pessoa que o construir, existem empresas que cobram 100€ por cada página e outras onde o custo pode ascender aos milhares de Euros.

Contudo temos sempre que analisar o que vem com o site e o que é cobrado à parte: optimização para motores de pesquisa, email personalizado, se o alojamento tráfego está incluído, espaço de disco, domínio, etc. Todos estes factores condicionam o preço a praticar.

Os lucros podem ser espectaculares

Não é preciso ser um génio da matemática para ver que este negócio pode gerar muito dinheiro. Fazendo uma estimativa (a olho), se conseguir vender 1 site por semana (o que não me parece difícil) cobrando 500€ por cada um, consegue facturar 2000 mensais ou 24000€ anuais, os custos para produzir 52 websites (excluindo mão-de-obra) são mais ou menos de:

  • Alojamento +- 100€
  • 52 Domínios +- 400€
  • Publicidade +- 1000€

O resultado é de 24000-1500= 22500€ antes de impostos, sem fazer nada de extraordinário. Já para não falar das renovações que incluem, a gestão do website (backups, renovação do domínio e alojamento) valores que podem oscilar entre os 50 a 100€ anuais para o cliente e demoram pouco mais de alguns minutos a executar.

Basta saber fazer sites  e conseguir vendê-los para entrar neste negócio e obter assim um bom rendimento.

Este é um dos negócios que já ponderei muito se devo ou não entrar pois poderia fazê-lo sem grande custo, tenho até alguns sites feitos para empresas de amigos. Contudo tenho ideias de criar um negócio ainda melhor, especializando-me num área que gosto ainda mais do que a internet.

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