Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Mediadores ou corretores de negócios. Business brokers em Portugal

Os negócios ligados à mediação são altamente lucrativos, a julgar pela explosão de imobiliárias no passado e pela recente euforia em torno das empresas de mediação de obras. São negócios que se baseiam nos contactos e nos serviços adicionais que prestam, para poderem colocar vendedores em contacto com compradores ou vice-versa. Estes profissionais são uma mais valia em negócios de dimensão mais elevada.

Depois de termos enunciado os sites dedicados à compra e venda de empresas em Portugal, também é conveniente conhecer outras alternativas ou possibilidades, elaborando uma lista dos Corretores de negócios ou Business Broker a actuar em Portugal.  Pois por vezes comprar uma empresa já em funcionamento pode ser uma boa alternativa à criação de um negócio de raiz sendo uma oportunidade a não perder.

O que são Business Brokers?

São profissionais ou empresas que se dedicam à actividade de angariação, mediação e apoio na venda de empresas e negócios. Em algumas situações estes profissionais possuem contactos com grupos empresariais ou investidores, que procuram fazer aquisições em determinados sectores, assim facilita bastante a realização de uma venda.

Serviços prestados

Os serviços adicionais de um corrector de negócios exigem conhecimentos e competências bastante ímpares, pois por exemplo fazer a avaliação de uma empresa através dos vários métodos de análise não é para qualquer um. Só encontrar o risco do negócio (sector de actividade) ou custo do capital alheio dos concorrentes pode ser uma missão bem difícil. A sua actividade foca-se em empresas ou negócios com um valor superior a 200 Mil Euros (+ ou -).

Serviços prestados pelos brokers podem ir muito além da colocação de empresas no mercado, passam muitas vezes por assessoria tanto de investidores como de proprietários, seja para a compra total de uma sociedade comercial ou partes de capital. Exemplos dos serviços prestados:

  • Avaliação de empresas
  • Serviços de Auditoria
  • Aconselhamento e assessoria empresarial
  • Divulgação da oportunidade de  negócio
  • Procura de potenciais compradores
  • Procura de potenciais vendedores
  • Mandatos de representação em nome de investidores
  • Mandatos de representação em nome de proprietários
  • Acompanhamento da transacção
  • Apoio em processos de Fusão
  • Assessoria na internacionalização do negócio

Business brokers em Portugal

  • Yunit Corporate
  • NBB
  • Opção Pme Mais
  • VR Business Brokers (fechou)
  • Negotium (fechou)
  • Business Sales (fechou)


Conclusão

As formas de possuir um negócio são várias e todas as oportunidades, formas de deter um negócio devem ser equacionadas, para assim para tomar um decisão mais acertada e com maiores probabilidades de obter uma boa rendibilidade dos capitais investidos é necessário analisar bem a oferta existente e a melhor forma de empreender.

De salientar que a compra de um negócio requer conhecimentos específicos e aprofundados, pois avaliar um negócio é uma missão para especialistas, assim se se quer vender um negócio que vale mais de 500.000€ fazer uma avaliação é fundamental e é benéfico para o vendedor e para o comprador. Estes profissionais assumem um papel importante na intermediação de negócios de valor mais elevado.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Fernando Freitas diz:

    Estimado Nuno,

    Desde já os meus respeitosos cumprimentos e, os meus parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido!

    …Sou alguém que tem algumas semelhanças de percurso com o Nuno… só não me “mudei” para Lisboa e, sou um Nortenho…

    À parte da introdução, tenho procurado na Net mas, ainda não tive oportunidade de ir a um balcão do INCI e, por isso, não sei a resposta…

    Por acaso sabe se para ser mediador/intermediário de venda/compra de empresas é necessário alguma habilitação/reconhecimento por entidade própria (INCI…)?

    Sei que para ser mediador imobiliário e de trespasses o é, mas, mediador de capitais empresariais… não sei!

    Obrigado!

    Respeitosamente,

    Fernando Freitas

    • Nuno diz:

      Olá Fernando Freitas

      Agradeço as suas amáveis palavras

      Em relação à sua questão, penso (não tenho a certeza) que não é necessário recorrer à INCI, até porque são actividades distintas.

      A mediação da compra e venda de empresas não é regulamentada, que eu saiba não existe nenhum organismo que tutele a actividade. É um actividade pouco dinamica, pois temos um mercado pequeno.

      Para ser broker de empresas é conveniente ter formação financeira de modo a poder avaliar as empresas, acho que é o único requisito :-)

      Votos de sucesso
      Nuno

  2. JOSE CARLOS diz:

    Cedo uma licença mediação imobiliária para trabalhar como franchisado.
    Bons Resultados sem dividas.