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Marketing de rede e multinível é de confiar?

O Marketing multinível ou marketing de rede é uma das formas mais brilhantes de fazer distribuição de produtos, na essência desta estratégia de comercialização está a redução de custos com comunicação e com exploração. O marketing de rede é venda directa.

Este sistema permite às empresas fazer uma cobertura regional alargada sem ser necessário grande investimento pois isso ficará a cargo dos distribuidores. Será próximo das representações de marcas ou produtos.

Se o negócio for vender a clientes finais existe aqui uma grande possibilidade para rendibilizar tempos livres pois pode sempre acrescer alguns rendimentos, e quem sabe dedicar-se à actividade a tempo total.

Na realidade são os distribuidores independentes que fazem parte da base da pirâmide de distribuição. É quase como se fossem vendedores comissionistas, mas por vezes são apenas compradores de produtos que depois são forçados a vender. Apesar de existir um código de ética para as vendas directas, este nem sempre é seguido o que tem originado reações negativas a esta forma de estar nos negócios o que diga-se nem sempre justo já que vender produtos é uma actividade tão nobre quanto as outras.

Marketing de pirâmide a evitar

O esquema de pirâmide da organização diz muito sobre o negócio, se a pirâmide for tipo arranha-céus pode não ser bom sinal, pois todos têm de ganhar. Se a pirâmide tem muitos níveis provavelmente quem não ganha nada são os consumidores.

Outro aspecto a considerar é que a “cantiga” é sempre a mesma pois para aumentar a margem de comercialização é necessário fazer grandes encomendas uma vez que reduz os custos de embalamento e expedição. Eu até percebo e compreendo que existe aqui uma efectiva melhoria na imputação de custos ao preço, contudo esta prática não têm sido utilizada com ética. O que efectivamente acontece é que alguém que adira a uma dessas redes vê-se forçado, pressionado, condicionado a comprar grandes quantidades para depois revender, já que o modelo de procedimento da organização apela à venda de impulso, ou seja, entregar no momento da venda, não vá o cliente arrepender-se da compra. Caso queira desistir fica com os produtos em casa! Das empresas que actuam assim não gosto e não recomendo a ninguém.

O Marketing de rede e multinível tem conotação negativa

Se esta forma de comercializar produtos cria sentimentos negativos nas pessoas, é porque estas palavras foram e são utilizados em negócios pouco ortodoxos ou de utilidade duvidosa.

Pois se na génese da criação de valor através deste sistema está a eliminação de custos imputados aos produtos, isto por vezes não se verifica, sendo que os preços estão muito próximos dos que podem ser encontrados em qualquer estabelecimento comercial equivalente.

Produtos e preços

Existe sempre espaço para todos os produtos e para todos os níveis de preços. Mas será sempre bom encontrar produtos com preços ajustados à realidade das pessoas. Claro que cada qual tem os seus limites e valores que consegue suportar, mas o ideal será sempre enveredar por uma empresa que ofereça produtos de qualidade razoável a um nível de preço justo.

Recrutar recrutadores

Esta é boa, quando o princípio não é vender os produtos, a coisa está próxima do limite do razoável, no limite vamos ter mais intermediários do que nos canais normais de distribuição e lá se vão os ganhos para os clientes finais. A ideia é simples, não precisa de vender nada, só é necessário encontrar pessoas para fazer as vendas e ganhar as comissões ou então recrutar pessoas para recrutar os distribuidores/vendedores.

Outro aspecto, no acto de recrutamento é a possibilidade de progressão na carreira, subir para um patamar superior na cadeia de distribuição. Aí é quando se confirma o que foi dito atrás, procurando novos recrutadores, aumentando os níveis de distribuição.

Neste modelo de negócio todos ganham, também se não fosse assim não haveria utilidade no sistema, mas quanto menos pessoas ganharem no ciclo de distribuição melhor.

Marketing multinível de sucesso

Se a empresa tem como filosofia a venda com satisfação do cliente, através de vendas não forçadas, o distribuidor independente assume o papel de vendedor comissionista. Vende por catálogo e entrega mais tarde. Assim este tipo de distribuição é do meu ponto de vista mais correcto, admito apenas a aquisição de um pequeno kit de demonstração de produtos (exemplo: maquiagem) por um valor simbólico.

Como em todo o lado existem sempre empresas que se destacam, aqui gostaria de expor a de uma organização em particular, que tem sabido utilizar este modelo de distribuição de um forma respeitosa.

Tupperware– A venda directa de utensílios de cozinha, com uma fábrica nos arredores de Abrantes, até cria postos efectivos de trabalho em Portugal! Já que produz alguns dos seus artigos em terras lusas.

A resposta à questão se o Marketing de rede é confiável é a seguinte: não se deve confiar em tudo. É sempre necessário fazer uma análise no que se está a meter, existem boas oportunidades para ganhar algum dinheiro extra. No mundo dos negócios o que mais há são aldrabices, seja esquemas para ganhar dinheiro fácil ou até a venda de sonhos. Vender sonhos também é muito lucrativo!

Tal como nos franchisings, os negócios assentes no marketing de rede são realmente bons é para quem os cria.


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Comentários

  1. Bruno diz:

    Sem dúvida um tema interessante. É verdade que existem excelentes oportunidades no Marketing de Rede, mas também há que ter cuidado. Informem-se muito bem relativamente à empresa. Sugiro que questionem o seguinte: quem é a empresa, quem são os fundadores, quantos anos tem, que produtos comercializa, se são inovadores, se são de consumo ou de compra única, se estão num sector em crescimento e com futuro, se existe formação, ferramentas de trabalho, plano de pagamentos, investimento inicial, etc.

  2. Nuno diz:

    Olá Bruno
    Obrigado pelo comentário
    É verdade que existem muitas oportunidades em vários sectores de actividade. Basta empreendedorismo.

    A excelente oportunidade no marketing de rede é criar uma. Até nem é muito difícil. A idela é ter uma legião de pessoal a trabalhar sem custos fixos. Será sempre melhor do que importar sistemas ultrapassados. Basta mandar fabricar qualquer coisa na China e colocar o pessoal a vende-la as margens conveêm ser generosas.

    Depois de investigar um pouco mais sobre o assunto, verifiquei que este negócio evoluiu (Marketing de recomendação), estando agora focado na internet. Assim já escrevi um artigo sobre o assunto que será publicado no Domingo.

    Uma coisa é certa, os negócios mal construidos estão condenados ao fracasso a termo. ( a hiper concorrência é lixada)
    Votos de sucesso

  3. Ricardo diz:

    Ola Nuno,

    o seu site esta muito bem estruturado e dou valor à sua iniciativa e maior valor ainda à sua opinião.
    De qualquer forma parece-me que lhe falta conhecimento sobre marketing de rede para poder escrever acerca dele… baseio-me em quê? Na forma como escreveu este artigo! De qualquer forma concordo consigo quando diz que as oportunidades estão em todo o lado, excepto no mandar fabricar na China e vender cá colocando pessoal a vende-las… isso traria custos, e como você disse, o objectivo é reduzir custos….

    já o marketing de rede na internet não é marketing de rede porque não se baseia em relações pessoais nem recomendações pessoais e esse sim está a tornar-se perigoso com algumas pseudo-empresas que por ai andam a fazer pagamentos em cartoes de credito deste ou aquele país!

    de qualquer forma, obrigado pela opinião e parabens pela iniciativa

  4. Nuno diz:

    Olá Ricardo
    Agradeço o seu comentário e opinião

    Poderá haver assuntos que não domino, outros nem me interessa conhecer profundamente.
    Contudo, deixe-me referir que há uns anos fui a uma entrevista de emprego, onde pretendiam precisamente colocar pessoas a vender “coisas” com proveniência da china porta a porta. Utilidades. A estrutura estava montada pelo menos com 3 níveis de progressão. A última etapa no desenvolvimento profissional seria criar uma sucursal do negócio.

    Já o Marketing de rede ou multinivel na internet, funciona através da angariação de pessoas para determinado sistema, onde uns ganham pelo número de pessoas que conseguem alistar e também pelas que pessoas que se alistam através dos seus requeridos ou contactos. São simples pirâmides :-)

    Não existem conceitos estanques :-) Até porque cada um pode definir os seus.
    Votos de sucesso

  5. fernando diz:

    Olá, o Ricardo disse algumas coisas, mas ficaram outras por dizer. O marketing multinivel tal como tudo evolui e o que se refer no seu artigo está muito ultrapassado. Diz que o melhor é as vendas por catálogo. Bom eu a isso chamo-lhe vendas porta a porta. Trabalho em Marketing de rede na maior empresa do mundo no ramo do trabalho a partir de casa e talvez a empresa que mais investigações já sofreu, e ainda bem, mas também a que mais tem sido visada nos ultimos tempos, nos midia e nas redes, fruto da inveja e alguma ignorancia. E quando faltam argumentos, então faz-se a comparação com empresas piramidais que foram ou vão a caminho do encerramento pelas autoridades competentes. Para terminar apenas digo que nesta empresa, ninguém utiliza telefone, reuniões ou vai a casa com quem quer que seja. Não vou aqui fazer publicidade á empresa, mas deixo a minha página de FB, onde podem encontrar toda a informação grátis. Obrigado pelo tema e opinião. Ab