Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Irracionalidade e euforia na bolsa

euforia-na-bolsaExistem momentos em que investir na bolsa se torna tema de conversas de café o que pode ser algo de perigoso. O retorno financeiro está intimamente ligado ao risco, assim nas operações mais arriscadas pode ganhar-se bom dinheiro, mas nem sempre se concretiza, por vezes o que acontece é perder dinheiro. Não podemos esquecer nunca, que na bolsa, quando uns ganham outros perdem. Há sempre alguém que ganha e há sempre alguém que perde. 

Para realizar investimentos é necessária alguma aprendizagem e treino, pois à medida que vamos realizando operações de bolsa começamos a ganhar um certo “calo”, que nos impede de perder dinheiro continuadamente. Só perde dinheiro na bolsa quem não aprende com os seus próprios erros e com as experiências que vai adquirindo ao longo do tempo.

Só não aprende quem não quer, sem experiências positivas é necessário ser muito teimoso para persistir no erro e continuar a perder dinheiro, por vezes as pessoas não aprendem com os próprios erros.

Uma das teorias de bolsa, não sei a quem pertence é ir contra a corrente, se estão todos a comprar, nós vendemos, se estão todos a vender nós compramos.

Investir na bolsa não é aplicar dinheiro em depósitos a prazo.

Na bolsa é necessário fazer a gestão da carteira, por vezes alienar e outras adquirir. Poucas são as empresas cotadas em que o investimento pode ser realizado num horizonte temporal alargado com sucesso, ou sem sobressaltos.

No bolsa tem de se estar de olho no mercado e acompanhar a evolução das empresas e dos mercados, existe preocupação, estudo e adrenalina. Tem de se estar preparado para perder e para ganhar, bem para ganhar é fácil, para perder é que é mais complicado.

Não invista com recurso a financiamentos

Faça as suas próprias contas e utilize a sua própria cabeça

Por vezes existe muito ruído em volta de uma empresa ou acção e o investidor fica confuso, o melhor é fazer as suas próprias contas e se for o caso, analisar operações similares do passado. Por exemplo, numa operação de aumento de capital, quantos são os investidores que lêem o prospecto da operação? Eu diria que provavelmente quem pretende sucesso na bolsa e ganhar dinheiro, deverá ler este tipo de documentos, pois por vezes dão boas pistas sobre tendências e enunciam os riscos da operação.

Isto mostra bem que existe muita gente preparada para perder dinheiro, pois possuí uma atitude face à bolsa desajustada. Por vezes até dá para ganhar dinheiro na bolsa apenas com palpites e “feeling”, mas nem sempre! Regra geral o pequeno investidor acaba por perder dinheiro na bolsa com regularidade :-/

Calma, calma, calma

Uma das bases para boas decisões é a ponderação, avaliar os riscos que estamos a enfrentar. Interessa por isso amadurecer as ideias antes de tomar as decisões, e não é só nos investimentos na bolsa que este tipo de postura é benéfica. Importa por isso refletir as decisões que tomamos, e conscientemente investir ou desinvestir no momento que nos parece mais oportuno.

As decisões pouco refletidas e não fundamentadas não ajudam a concretizar o objectivo, que neste caso é ganhar dinheiro na bolsa.

Manipulação do mercado

Manipular o valor de uma acção é uma das coisas mais fáceis que existe, basta haver um objectivo para que isso aconteça. Os mais incautos podem ser levados na onda e arriscar em decisões pouco ponderadas, e que consequentemente podem levar a menos valias. Escrevi no passado um artigo sobre os factores que influênciam a cotação de uma acção.

para refletir

para refletir

Na bolsa o futuro é incerto

Se há coisa que eu aprendi na bolsa, é que o inimaginável acontece, por vezes até com muita frequência. Nada melhor do que aperfeiçoar as nossas próprias visões e teorias com simuladores de investimento em bolsa, pois permitem aferir o nosso nível de conhecimento e de performance, sem beliscar as poupanças. É verdade que a verdadeira aprendizagem é conseguida com dor, a dor da perda. Mas se a puder evitar e conseguir mais valias bolsistas, isso era perfeito.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Miguel Pires diz:

    Bom dia,

    Este artigo tem uma incorreção. No mercado de ações não têm que uns perder para outros ganhar. O crescimento económico pode fazer com que todos ganhem. É um jogo de soma positiva. Onde isso acontece é no mercado de derivados que é um jogo de soma zero. para cada contrato longo (compra) tem que haver um curto (venda) – short selling. Aqui sim têm de perder uns para ganharem outros.

    cumprimentos

  2. Roberto diz:

    Boa tarde Nuno, peço que me envie um mail para que o responda com um projeto que está a meio de ser iniciado e que precisa de apoio profissional.
    Obrigado, Roberto de Melo

  3. Vasco carpinteiro diz:

    Olá Nuno, fiquei muito interessado em investir na bolsa.
    Mas gostaria que me explicasse como nos iniciamos neste tipo de investimento, devemos contactar alguém ou existe algum site oficial onde possamos comprar, vender e mesmo até acompanhar a evolução da bolsa. Nunca investi na bolsa, por isso, gostaria de ter umas luzes sobre o assunto!
    Obrigado, cumprimentos!