Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Investir em domínios é seguro?

Artigo sobre nomes de domínio onde se expõe alguns dos riscos que se incorre no investimentos em domínios de internet

Os domínios de internet são únicos. Se desejar um domínio que já foi registado terá de o comprar ao proprietário ou esperar que o mesmo não o renove. Pois não poderá registar um igual enquanto o proprietário o possuir e é este o grande valor dos domínios, a exclusividade do proprietário neste endereço.

Há quem considere e compare que investir em domínios é como investir em imobiliário, o que não deixa de ser duvidoso, contudo os domínios estão limitados pela sua utilização sendo as moradas (endereços) com vista para o mar cada vez mais reduzidos.

Comparação como o imobiliário

O imobiliário é um activo que gera rendimentos constantes ou mais valias, com os domínios acontece a mesma coisa. Podem ser vendidos ou utilizados para geram receitas constantes.

Para investir em domínios existem alguns factores críticos de sucesso, afinal nem todos os domínios valem o mesmo, aliás existem domínios que valem mesmo muito pouco e esses não interessa registar. São domínios que podem ser considerados a 2 metros quadrados num deserto.

O imobiliário foi o negócio das últimas décadas, provavelmente os domínios serão um negócio crescente para os anos que se avizinham.

Comparação com o investimento em bolsa

Há também que compare o investimento em domínios ao investimento em acções, também não concordo muito, pois ao comprar uma acção estou a comprar uma parte da empresa, um domínios é um todo. As acções não dependem no reforço do investimento ano após ano, assim cada investimento tem as suas particularidades, cada negócio é um negócio e para valorizar o dos domínios não devemos compara-lo a nenhum outro, pois é especifico tal como todos os outros, sendo as semelhanças reduzidas ao próprio investimento.

Comparação com o investimento em Arte e antiguidades

A arte e as antiguidades tem alguns aspectos em comum com os domínios, o seu denominador comum é a exclusividade, são únicos. Não existe uma obra de arte igual, tal como não existem domínios iguais. Pode haver falsificações em ambos os casos, no caso dos domínios são Typos (domínios com erro). Ambos os investimentos  podem podem produzir retornos bastante elevados, como podem não produzir nada, exemplos: quebra de uma jarra chinesa do Século XVII ou deixar expirar um domínio por falta de renovação.

Características do investimento em domínios:

Vantagens de investir em domínios

  • Negócio lucrativo, rentabilidade elevada
  • Sistema de rentabilização eficaz, renda fixa mensal
  • Exclusividade (nem todos conseguem investir nesta área de negócio)

Desvantagens de investir em domínios

  • Custo da renovação do domínio
  • Alto risco, pode não render
  • Renovação do investimento

Renovação do investimento total ano após ano

Um dos factores a ponderar é que é necessário renovar os domínios para os manter, assim é necessário reinvestir todos os anos nestes activos, já que caso não se renovem deixam de nos pertencer.

Para concluir podemos afirmar qua tal como a maioria dos investimentos temos a conjugação risco/rentabilidade esperada, se o risco é elevado também o potencial de rentabilidade é elevado. Assim pode-se dizer que investir em domínios é um investimento de grande risco e nem todos vão conseguir ganhar com ele, mas pode-se ganhar muito dinheiro com domínios.

Conclusão

O investimento em domínios de internet pode ser um bom negócio, mas tudo dependerá das perspectivas de evolução desta indústria, que em Portugal ainda é residual. Não é um negócio com sucesso garantido, tal como todos os outros. Contudo, existem pessoas que conseguem fazer vida a comprar e a vende-los.

Pesquisa do blog