Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Investir em automóveis

automovel-classicoÀ primeira vista podemos considerar que investir em automóveis não será acertado para a generalidade das pessoas, é necessário conhecimento específico  e capacidade financeira para poder investir com sucesso neste tipo de activo, no entanto é possível a qualquer um possuir exposição ao mercado automóvel onde os carros valorizam e podem render dinheiro.

A paixão pelos automóveis dos aficionados pode fazer aumentar bastante o valor de um automóvel, no entanto nem todas as aquisições de automóveis podem ser vistas como um investimento.  A compra de um automóvel novo normalmente só dá é despesas, tal como referido no artigo sobre a aquisição de veículos para transporte pessoal, no entanto existem situações que podem alterar radicalmente essa aquisição, tornando-a num investimento rentável e até seguro.

Existem essencialmente 2 situações onde se pode ganhar dinheiro com automóveis e que podem ser consideradas investimento, apesar de haver diversas actividades que possam ganhar dinheiro com o automóveis. Escrevi até um artigo sobre a revenda de automóveis, mas na óptica de investimento a médio ou longo prazo, consigo vislumbrar 2 situações passíveis de alocação de recursos em veículos de 4 rodas. Aquisição de automóveis de marcas de luxo em edições limitadas e a aquisição de carros clássicos.

Automóveis de séries limitadas

Os fabricantes automóveis por vezes lançam séries limitadas que tornam os carros logo raridades no momento da primeira venda, alguns destas marcas até se dão ao luxo de escolher a quem vão vender esses automóveis. Pela exclusividade estes veiculos não perdem valor como os restantes, muito pelo contrário, valorizam. No entanto este tipo de investimento não é acessível à maior parte das pessoas, só para quem possuí muito dinheiro.

No entanto existem modelos mais comerciais que foram produzidos em poucas quantidades e que apaixonaram automobilistas, e que podem trazer retornos interessantes, nesta categoria lembro-me de vários modelos: Honda S2000, Honda Integra Type-R, Mazda MX-5, Land Rover Defender ou Toyota Celica. Após a desvalorização dos primeiros anos são modelos que mantêm o seu valor ao longo dos anos, chegam a um patamar onde não existe mais desvalorização.

Os automóveis desportivos e descapotáveis como objectos de desejo do passado de muitos jovens, configuram-se como boas opções de investimento.

Automóveis clássicos

Os automóveis clássicos são o investimento mais fácil de realizar no mundo das 4 rodas, e não é necessário possuir muito dinheiro para realizar este investimento. Com 2000 euros pode-se comprar hoje um carro que valorizar-se-á no futuro. Um amigo meu comprou um mini 1275 GT por 60 contos (300 euros) quando tirou a carta há 20 anos, hoje esse carro no mercado vale mais de 5000 Euros. Existem modelos que possuem clubes de fãs, o que por si diz muito do potencial de negócio de alguns modelos.

Investir em automóveis clássicos é fácil, no entanto as melhores valorizações encontram-se em modelos raros. Assim sendo possível a todos adquirir carros clássicos, não será fácil conseguir boas rendibilidades. Não é que não se possa ganhar dinheiro, mas os grandes negócios estão a outro nível de disponibilidade financeira.

Um automóvel clássico possuí mais de 30 anos e deverá encontrar-se fiel às características de origem.

A nostalgia é cada vez mais um sentimento valorizado, assim existe um mercado para este tipo de veículos.

Os melhores negócios automóveis

No que diz respeito ao investimento em automóveis e se procura a maior rendibilidade, terá de se focar provavelmente nas marcas de automóveis como a Ferrari, Lamborghini, Porsche, Mercedes, Bentley e outras que possuem um papel importante na evolução da industria automóvel. Os modelos raros destes construtores valorizam ano após ano, é como investir em arte, na verdade são peças de arte com 4 rodas, até existem com apenas 3 (BMW Isetta).

Para poder investir seriamente nestes activos exclusivos é necessário uma grande disponibilidade financeira, o bom é que este é o investimento à escala global. Os automóveis raros têm valor em qualquer parte do mundo. Os automóveis podem considerar-se um investimento seguro, pois é pouco provável que desvalorizem.

Cuidados a ter

Nunca é de mais alertar para os prováveis riscos inerentes a este tipo de investimento. O restauro de um automóvel antigo pode custar milhares de euros, existe até o risco de o valor de aquisição + o valor de restauro ficar muito abaixo do valor de mercado do mesmo. Basta pensar que os preços das peças de origem não ficaram estagnadas no tempo. Uma coisa é um carro bem cuidado, outra é um carro antigo. Um poderá tornar-se num desastre financeiro. A manutenção destes automóveis também pode envolver custos consideráveis, enfim, podem-se fazer grande negócios, mas na maior parte dos casos serão fracassos, do ponto de vista financeiro. Excluindo as raridades com procura.

Pode ser diferente

Este é um investimento de que gosto, até posso vir a adquirir um veículo clássico, apenas para utilização pessoal. Basta escolher o modelo que pretendemos e começar a olhar para o mercado e para sites de classificados em busca de um bom negócio. E porque não adquirir um automóvel antigo para o dia a dia? Como 2º carro de família, para fazer pequenos trajectos. Tem estilo circular num veículo que outrora foi até banalizado, por exemplo o Fiat 127, o Renault 4 ou o Datsun 1200 :-)

Investir em automóveis não é certamente para todos, mas pode ser uma forma interessante de diversificar investimentos.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. imtaz ahmad diz:

    gostava de investir auto antigos onde comprar

    • jaime Monteiro diz:

      Caro Imtaz Ahmad, tenho três carros a propor: Alfa Romeu 75 com 25 anos, Mazda mx5 1.8 com 20 anos e um Opel corsa b 1.0 eco com 17 anos todos inspecionados e a rodar.
      Melhores cumprimentos
      Jaime Monteiro

    • armando diz:

      Caro IMTAZ
      tenho um Datsun 100A de 1975 que estou a acabar de restaurar.
      Será para vender a um preço bastante convidativo.
      Cumprimentos

  2. Joelse Luis diz:

    Olá pessoal, também pretendo investir nas ares de aluguer de carros.