Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Investir de forma automatizada nos mercados

As novidades não deixam de me surpreender, a evolução tecnológica proporciona cada vez mais, novas ferramentas e funcionalidades para realizar investimentos nos mercados. Esta semana descobri o trading automático, ou seja, através da parametrização de dados, um programa informático dá (executa) ordens ao mercado através da plataforma de trading.

Não precisa de estar colado ao computador, nem de qualquer outra forma de contacto com os mercados. Tudo se desenrola sem intervenção humana. Este tipo de negociação também é apelidada de negociação através de robots.  O robot substitui o investidor no momento de dar ordens para o mercado. Sinteticamente é um conjunto de ordens condicionadas por que se são executadas caso se observe o definido. Muito para além das ordens Stop.

Gestão de activos por máquinas

A gestão do dinheiro sempre foi feita por pessoas e vai continuar a sê-lo, pois a execução de ordens é apenas uma das tarefas do investidor. É o outsourcing da execução mas será sempre necessário estabelecer uma estratégia, analisar os activos ou mercados, definir os parâmetros e controlar todo o processo. Sim, o dinheiro continua a pertencer ao investidor.

Analisando esta possibilidade, cria algumas vantagens:

  • Negociação 24 horas em alguns mercados
  • Negociação racional ( sem emoções)
  • Ganha-se tempo

Desvantagens do trading automático:

  • Apenas funciona com base em análise técnica
  • Perda de adrenalina do mercados
  • Perda de objectividade

O segredo está na estratégia

Como sempre quem define a estratégia é o Homem, não a máquina, a máquina apenas executa. Se a parametrização corresponder a uma estratégia de sucesso obterá bons resultados, o contrário também pode acontecer. Basta escolher indicadores que fazem despoltar a acção de compra ou venda erradamente. É caso para dizer que o segredo está na conhecimento sobre análise técnica, as figuras, e todas os indicadores estatísticos que podem fazer acionar o programa informático.

Uma das plataformas utilizadas

A metatrader 4 ou 5 (link para o site oficial) é o que está por trás dos brokers que oferecem esta funcionalidade. É o mesmo que dizer que qualquer entidade financeira pode operar neste mercado, basta comprar e personalizar o programa. Para ser sincero fico muito admirado das instituições financeiras e de crédito portuguesas ainda não estarem a investir forte neste sector.  Se no artigo falava da multiplicação de plataformas de negociação online, isto está acontecer noutros países não em Portugal, o que me admira, já que a banca portuguesa é das mais evoluídas do mundo, em vários aspectos.

Concluindo

Regra geral nos investimentos realizados através de mercados regulamentados (a vulgar bolsa de valores) existe uma certeza, se uns ganham outros perdem, sempre foi assim e sempre continuará a ser. O ideal é estar no grupo dos que ganham mais vezes.

Agora não existe desculpa para quem sabe, gosta e defende a análise técnica pura. Se o programa faz tudo não há como perder dinheiro é só ganhar ;-) Tenho mesmo de ir tirar um curso de análise técnica!


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.