Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Inovar num negócio tradicional

A inovação não é só acessível às grandes organizações, não podemos confundir inovação com I&D (investigação e desenvolvimento), é verdade que muitas das inovações advêm de grandes investimentos na investigação e desenvolvimento, mas não podemos resumir-nos a isso.

A inovação pode surgir através de invenções, qualquer pessoa pode inventar algo novo, por vezes as coisas até são bem simples, veja-se o exemplo de uma produto inovador publicado neste artigo, também já aqui foi apresentado um vídeo sobre o processo que leva à inovação e à invenção, pode ser visto aqui.

Inovar pode ser fazer qualquer coisa diferente

Inovar nos negócios tradicionais

Os negócios são tradicionais pois ao longo do tempo têm-se mantido mais ou menos dentro de barreiras, existe homogenidade, um loja que vende fruta em Viseu é muito idêntica a outra em Almada. A razão deste artigo é poder demonstrar o contrário, o negócio pode ter a mesma base mas ser muito diferente. Lembro-me de um livro (já foi recomendada leitura na newsletter) A vaca púrpura de Seth Godin que fundamenta bem este conceito de ser diferente, fazer algo de extraordinário.

Mesmo os negócios mais tradicionais da economia podem inovar e fazer diferente.  Como poderá um talho, uma frutaria ou uma peixaria inovar? Um peixaria vende peixe, onde há espaço para inovar? Vão vender através da internet? Não parece provável que o façam com sucesso, ou estou enganado?

Até eu duvidava que fosse possível negócios tão simples da economia tradicional serem  motivo de admiração. (e eu costumo ser positivo)

Inovar pode ser fácil e barato

Existem formas de inovação que não são dispendiosas, comunicar é uma dessas formas. Nos dias de hoje é fácil comunicar, temos a internet como o veículo de comunicação quase sem limites. Então porque não aproveitar este meio de comunicação para potenciar negócios e fazer crescer a nossa marca.

Um exemplo

Gosto de dar geralmente vários exemplos, mas neste caso encontrei apenas uma empresa tradicional merecedora desta distinção, aliás foi a descoberta desta empresa que motivou a redação deste artigo. Decerto haverá mais empresas que mereciam aqui destaque.

peixaria-centenária

A Peixaria Centenária é uma peixaria de peixe fresco! Que tem um histórico familiar já centenário (daí o nome).

Site: www.peixariacentenaria.pt

“Lisboa anda muito enganadinha se pensa que só há sardinha no mar.”

“Uma peixaria que, por uma grande coincidência vende peixe. Peixe fresco, assim é que é”

Visitem o Facebook e poderão ver como comunicam, é uma forma diferente de apresentar o produto.

Muitos parabéns,  força nesse projecto.

A lição a aprender

Não vale a pela ter pensamentos negativos, pois qualquer negócio pode fazer diferente e sobressair da concorrência, ser notado pelas pessoas e pelos consumidores. Fazer diferente, adoptar uma postura diferente perante o mercado pode fazer todo o sentido, os resultados surgirão.

Temos de ser positivos e fazer diferente da concorrência para que possam falar de nós, a famosa publicidade boca-a-boca, que se transformou, sendo agora cada vez mais social, por exemplo eu estou aqui a falar de uma empresa, a fazer-lhe publicidade gratuita. Este é um dos benefícios de se fazer notar, as pessoas vão falar, a comunicação social vai mostrar, tudo isto porque fizeram diferente e merecem ser notados. Vão ser tema de conversa, vão atrair novos clientes, vão ter resultados.

Como diz EGO no Ratatouille : Surpreendam-me :-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. m c diz:

    Hoje li tantos dos seus artigos, e revi-me em muitos.
    grata, foram determinantes.

    bem haja

  2. teresa nunes diz:

    Gosto muito de ler as suas publicações. Sou professora aposentada e gostava de ter um pequeno negócio, mas ainda não descobri o que me interessa verdadeiramente. Espero em breve encontrar o meu caminho. Obrigada pelas suas propostas.

  3. Pedro Silva diz:

    Gostei dos artigos que li em 15 minutos. Boas reflexões para o fim de semana.

  4. António de Sousa Faria diz:

    Boa tarde
    Pretendia. A melhor colaboração e ideias para a montagem de um negócio , trata se de ocupar um pequeno terreno e implementar a colocação de tipo uma roullote ou estrutura fornecida por alguma marca na venda de bebidas ,bifanas,sandes e bolos ,diurecionada para os consumidores mais jovens..
    Obrigado
    A.Faria