Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ideias para poupar na compra de carro

Sendo um bem que, hoje em dia, é visto quase como sendo imprescindível, comprar um carro é uma compra à qual, muito provavelmente, terá de acabar por proceder diversas vezes durante o passar dos anos. Como tal, e tendo em conta que boas técnicas de poupança são sempre bem vindas, é importante aprender a fazer uma escolha sensata no momento da compra de um carro. Escolha essa que, quando devidamente tomada, poderá ajudá-lo a poupar quantias bastante significativas de dinheiro.

Algumas dicas para poupar na compra de carro:

Estudar o mercado

Para começar, é importante tornar-se num conhecedor do mercado. Tal envolverá bastante pesquisa, mas permitir-lhe-á ficar com uma boa ideia dos preços que costumam ser praticados, o que, consequentemente, favorecer-lhe-á no momento da decisão final. Seja um automóvel novo ou usado.

Automóvel simples (sem extras)

Se o objectivo for poupar, prescinda de carros que lhe ofereçam mais do que aquilo que precisa para o seu dia-dia, como é algum caso de alguns extras que mais não são do que elementos de luxo, e podem facilmente ser vistos como prescindíveis. Avalie bem as suas necessidades diárias, e tente escolher um carro que lhe ofereça nada mais nada menos do que aquilo que realmente precisa.

Seja comedido

Fique-se por um carro de baixa gama. Tal, não só lhe permitirá poupar no momento, como também no futuro, sendo que estes carros tendem a ser menos dispendiosos em todos os aspectos, sejam eles relacionados com o combustível, seguros ou a sua manutenção. Ou então pode considerar a hipótese de comprar um usado.

Atenção aos consumos de combustível

Seja que tipo de carro estiver a pensar comprar, leve sempre em consideração os consumos do mesmo, assim como outros detalhes referentes ao preço de peças e manutenção. Comprar um carro mais económico não é, necessariamente, comprar um carro pior, sendo que há marcas que oferecem máquinas com as mesmas características de qualidade de outras mais caras, mas que a nível de consumo e manutenção se revelam bastante mais económicas. Um Honda, por exemplo, será quase sempre mais económico do que um BMW, mas isso não significa pior. Pelo menos, não em todos os casos.

Usado é mais barato

Pondere a compra de um automóvel usado, caso as condições do mesmo assim o justifiquem. Muitas vezes, fazê-lo, é acabar poupando quantias bastante significativas de dinheiro, sem nunca prescindir daquilo que realmente faz falta.

Regatei o preço de venda

Aprenda a negociar. Seja na compra de um carro novo ou usado, é importante saber explorar a flexibilidade do vendedor, de forma a conseguir obter os melhores preços. Muitas das vezes os valores não estão escritos em pedra, e o necessário para conseguir um preço mais modesto será apenas uma boa capacidade de argumentação. Nunca se demonstre disposto a aceitar qualquer que seja o preço, e dê sempre a entender que tem mais opções por onde escolher.

A forma mais fácil de poupar na compra de carro é mesmo não comprar! Comprar carro é dos piores negócios que se pode fazer, como foi visto no artigo: comprar carro cancro financeiro. Racionalmente é fácil dizer estas coisas, mas a realidade é bem diferente, todos queremos andar em bons carros, ter boas casas e usufruir de tudo de bom. Mesmo sabendo que comprar um carro é um péssimo negócio também nos dá muito jeito.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.