Ideias para negócios na área da saúde

foto de produtos de saúdeA área da saúde é uma área muito competitiva e altamente concorrencial, e onde é a entrada de novos negócios pode ser complicada, devido ao estado da vida da indústria já bastante “madura”. No entanto, poderá sempre inovar com um negócio específico na área da residência. Um outro factor e quando se envereda pela area dos cuidados de saúde através da prestação de serviços, e a qualidade do serviço versus preço practicado.

A localização pode ser o factor chave do sucesso, por isso importa escolher convenientemente o local, baseado naturalmente num estudo de mercado ou através da visão para o negócio do empreendedor.

Não deverá ser esquecido que esta é uma área que está directamente ligada ao cliente e à sua saúde , por isso deverá ser necessário possuir formação específica para iniciar um negócio nesta área ou contratar alguém com a mesma. É muito importante que tenha total conhecimento dos serviços que presta ou dos produtos que vende de forma a compreender o negócio e as suas particularidade, pois só assim poderá ter um negócio controlado e rentável.

Para-Farmácias

Uma sugestão de negócio na área de saúde é a criação de Para-Farmácias. Uma Para-Farmácia é uma farmácia igual a outras, com a particularidade que vende apenas medicamentos não sujeitos a receita médica, sendo também um ponto de venda privilegiado de cosmética, seja dermatológica ou não e suplementos vários.

Farmácias

Existe um critério de atribuição de licenças pelo Infarmed. Se na localização escolhida for ainda permitido a abertura de novas farmácias, e então este é uma hipótese de iniciar um negócio através deste tipo de estabelecimento. O envelhecimento da população leva um maior consumo de medicamentos o que se pode traduzir num boa probabilidade de sucesso comercial. Poderia dizer-se que o grande problema é mesmo o licenciamento desta actividade e as barreiras à entrada de novos concorrentes.

Lojas de produtos naturais

Uma outra área que tem tido grandes avanços, e cada vez mais seguidores, são os produtos naturais. Assim uma ideia de negócio é a abertura de uma loja para venda desses mesmos produtos. Existe uma grande oferta de produtos naturais para as várias doenças, existindo também uma procura por parte de alguns tipos de consumidores. Para iniciar um negócio neste sentido deverá primeiro perceber se na zona geográfica escolhida existem a quantidade necessária deste tipo de consumidores de forma a poder criar um negócio que se perpectua no tempo. Um ideia de divulgação e promoção do negócio é informada sobre estes novos produtos através de  palestras sobres os mesmos, dando assim informação a quem ainda não os conhece, podendo assim alargar o leque de clientes.

Cuidados médicos ao domicílio

O número de idosos que se encontram em casa nos grandes aglomerados urbanos tende a aumentar pela famosa piramide etária portuguesa, os problemas de mobilidade associados a muitas destas pessoas abrem uma janela de oportunidade.

Percebe-se que esta necessidade originaria uma panóplia de serviços que satisfizessem as necessidades deste público. Muitas ideias de negócio poderiam ser retiradas deste pormenor, muito mais do que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas ao domicílio.

Um negócio com base no domicílio dos clientes tráz várias vantagens, pois os custos fixos da actividade são menores, já que não se necessita de ter um espaço totalmente dedicado a uma actividade, mas incorre noutros constrangimentos, como os custos inerentes à deslocação.

Obviamente que para iniciar um negócio na área da saúde é necessário cuidado, algo comum a todos os negócios. Ponderar as vantagens e desvantagens associadas ao investimento, bem como calcular as rendibilidades esperadas. Resta esperar que seja também um negócio saudável :-)

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Crítico diz:

    Caro Nuno,

    Queria apenas dar-lhe a conhecer que quem licencia e atribui o alvará para a abertura de uma Farmácia é o Infarmed e não a ANF.

    Cumps

    • Nuno Casimiro diz:

      Obrigado Crítico

      Evidentemente.

      Agradeço a ajuda, caso encontre outras gralhas, diga-me sff

      Os primeiros 20 artigos contêm alguns erros, e ainda não revi todos esses artigos :-(

      Votos de sucesso



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.