Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ganhar mais dinheiro? Para quê?

muito-dinheiroMuitas as pessoas tem a ambição de ganhar muito dinheiro, possuir somas astronómicas de dinheiro, ser multimilionários. O que levanta a questão ganhar dinheiro para quê? É verdade que é missão quase impossível viver fora do sistema financeiro e monetário, temos de ter dinheiro para sobreviver, comprar alimentos, vestuário, pagar por um lar, etc. Gostaria de recordar que o dinheiro não é tudo, como foi exposto no artigo: o que é a riqueza.

Existe uma grande diferença entre ser ambicioso e ganancioso. Ter ganância é não olhar a meios para atingir os fins.

Mas a ambição das pessoas vai muito para além disso, mesmo as pessoas que é chapa ganha, chapa gasta, gostariam de ganhar mais dinheiro, para assim gastarem mais. Aliás as pessoas adaptam muitas vezes o consumo aos seus rendimentos. Assim quanto mais se ganha, mais se gasta.

Por vezes, gasta-se apenas mais porque que se deixa de ser criterioso nas escolhas!

Não existe nada de errado em ser ambicioso, querer possuir um carro melhor, uma casa melhor, frequentar os melhores restaurantes e usar roupa de boa qualidade, desde que estas recompensas sejam obtidas de forma ética ou honrada. Mas por vezes levar uma vida sem grandes luxos também pode ser uma alternativa, não é o dinheiro que nos impede de sermos felizes. Ingvar Kamprad, quando visitou o Ikea de Alfragide deslocou-se de autocarro, e segundo consta possui um carro bastante vulgar, sendo um dos homens mais ricos da Europa, dá que pensar.

Reflectir sobre o assunto poderá incentivar a mais filantropismo, ou seja, ajudar os que menos têm. Já que vivemos em sociedade. Ao criar uma empresa que cria postos de trabalho com salários justos também é uma forma de ajudar a comunidade onde estamos inseridos.

Muitas das vezes ganhar mais dinheiro é apenas um acto de prazer. As pessoas gostam de vitórias. Neste caso vitórias financeiras.

SERÁ NECESSÁRIO POSSUIR MILHÕES

Qual a vantagem de possuir triliões de euros? Existe uma certa indiferença entre possuir 500 milhões de euros e 100 milhões de euros, são quantias realmente altas, e que satisfazem os desejos mais caprichosos. É aqui que entram as necessidades de realização pessoal da pirâmide de Maslow e de afirmação perante os pares. Por vezes as pessoas com menos recursos financeiros são mais generosas para com o próximo do que pessoas mais abastadas. Será que o dinheiro têm assim tanta importância? Eu diria, que bom é não ter de pensar em dinheiro.

Uma história sobre ganhar dinheiro

Há uns tempos ouvi uma história que me deixou até um pouco desconcertado, mas para a qual consegui encontrar algumas explicações e motivações para contrariar a conclusão que se tira com a história.

A história é a seguinte:

Havia um pescador que estava sentado à sombra ao lado do seu barco, nisto chegou um homem com elevado conhecimento financeiro, vinha do mundo dos negócios de Wall Street, que lhe perguntou:

  • Homem: Porque não vai pescar? E estás aí sentado à sombra?
  • Pescador: Já trabalhei de manhã! A tarde é para descansar
  • Homem: Mas assim não vais vender nada?
  • Pescador: Já vendi esta manhã. Vendi tudo o que pesquei.
  • Homem: Pois, mas assim não vais conseguir comprar outro barco.
  • Pescador: Para que é que eu quero outro barco?
  • Homem: Para fazeres crescer o negócio. Desenvolver a actividade.
  • Pescador: Para quê?
  • Homem: Então, para ganhares mais dinheiro. Colocas pessoas a trabalhar para ti. E vai-te permitir ganhar bom dinheiro.
  • Pescador: Para que é que eu quero o dinheiro?
  • Homem: Então? Para não teres de Trabalhar.
  • Pescador: Mas eu já estou a descansar :-)

Uma lição de Warren Buffett

Depois de ensinar a ganhar dinheiro na bolsa ao mundo, o maior investidor dos mercados financeiros, dará uma derradeira lição após a sua morte, já que 85% da sua fortuna pessoal será doada a uma instituição de solidariedade social. Será a maior doação alguma vez realizada, pois Warren Buffett possui uma das maiores fortunas do mundo. Mesmo os 15% que restam da fortuna e caso os descendentes de Buffett viessem viver para Portugal, estes seriam as pessoas mais ricas de Portugal :-)

Já o milionário António Champalimaud deixou em testamento uma parte da sua fortuna (500 milhões de Euros) para a criação da fundação com o nome dos seus pais. Sendo já referência na área da biomédica. Fundação Champalimaud

“Mais Há-de Perder quem Mais Alcança” Luís Vaz de Camões

Por vezes ganhar dinheiro não está relacionado com as necessidades, mas sim com um estilo de vida. Quando se ganha para sobreviver, todos os esforços são no sentido de obrigação, o que dificulta as coisas, que mais não seja por ser imposto. Mas quando ganhar dinheiro já não está relacionado com as necessidades básicas de sobrevivência entra-se numa fase de ostentação e ou simples acumulação de riqueza. Muitos milionários continuam empenhados em ganhar dinheiro somente pelo prazer de ganhar dinheiro.

Na minha opinião conseguir estabilidade financeira para o futuro, afastando os problemas associados à falta de dinheiro é essencial, até para se viver despreocupado com o futuro. Se pudermos usufruir do melhor a vida (bons carros, boas casas, boas viagens, bons restaurantes, etc) tanto melhor. Existem prazeres que custam dinheiro. O dinheiro não é felicidade, mas pode ajudar a sermos mais felizes. Proporcionar estabilidade e comodidades aos descendentes e gerações futuras da família também são um bom elemento motivador para alcançar e procurar a riqueza.

Ganhar dinheiro para depois ajudar quem menos tem, também é uma bonita forma se nos motivarmos para ganhar mais dinheiro.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Manuela Pires diz:

    Olá Nuno

    Gostei muito deste artigo! E a história do pescador que desconhecia.

    A questão dos valores também está bastante bem abordada.

    Manuela Pires

  2. Rui diz:

    Boa noite Nuno,

    Mais um bom artigo. Gostei de ler e de saber de onde surgiu o nome IKEA, que desconhecia.

    Continuação de bons artigos.

    Cumps.

  3. joao diz:

    Boa tarde,

    Tentei contactá-lo via email através do endereço disponibilizado nos contactos mas o computador deu erro acerca do endereço. Como poderei contactá-lo via email?

  4. ros diz:

    boa gargalhada dei ao ler o fim da historia muito boa mesmo, realmente é uma perspectiva de vida tao simples e nobre que nestes dias (capitalistas)nao lembra a ninguem!

  5. João Maria Fernandes de Freitas diz:

    Bom dia Nuno,

    Este, é mais um excelente artigo! Grandes historias que já conhecia, mas, é destas historias que o mundo precisa para refletir.

    ” O mundo satisfaz a necessidade de todos, só não satisfaz a ganancia!

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá João Maria

      Obrigado pelo comentário. A ideia é mesmo essa: refletir. O dinheiro não é tudo.

      Votos de sucesso

  6. António diz:

    Gostei. Já há algum tempo que acompanho esta página do investidor e nunca tinha felicitado o autor. Parabéns e obrigado pelos conteúdos esclarecedores e interessantes.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá António

      Obrigado pelo comentário e o incentivo

      Votos de sucesso

  7. David diz:

    Eu só sei uma coisa, que está relacionada com o ganhar dinheiro.

    AQUELE QUE MENOS FAZ, É AQUELE QUE MAIS DINHEIRO GANHA – Não se esqueçam desta frase.

    Enquanto esta sociedade for moldada pelos conceitos e pré-conceitos que a formam, nada irá avançar.

  8. Délcio Ivandro Torres diz:

    Boa noite Nuno!
    realmente os artigos sao bastante motivadores e bem selecionados . Ja li 10 e ainda estou havido por Mais ..parabens….grande Mente a do Pescador!!!