Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Financiar uma ideia através de bussines angels

moedas de euroUma das missões/ideias que gostaria de desenvolver no futuro seria ser um bussines angel, mas primeiro terei de encontrar as formas de enriquecer para depois poder ajudar financeiramente os outros a desenvolverem as suas ideias de negócio. Ajudar os outros é algo de gratificante. Este artigo vem de alguma forma complementar o anterior sobre formas de financiamento de ideias de negócio.

O que são Business Angels

São por norma empreendedores que conseguiram acumular alguma riqueza e agora querer apostar em novos empreendedores. Multiplicando o seu dinheiro através das ideias dos outros. As empresas de capital de risco costumar ser formadas por estes ex-empreendedores que agora são puros investidores financeiros. Onde aplicam a sua rede de contactos e conhecimentos para potenciar um negócio, esta é a grande vantagem de recorrer a estas pessoas para financiar o negócio, o que estes ex-empreendedores trazem é muito mais do que dinheiro.

Mas realmente o que queria abordar é como pode ser extremamente rentável ser um Business Angel, comecemos pelo tipo de projectos/ideias que são aceites para receberem apoio financeiro.

  • Ideias de negócios com alto potencial
  • Produtos com alto potencial
  • Conceitos inovadores altamente rentáveis

Um dos objectivos do e que deverá ser enunciando no plano de negócios, para além da viabilidade da ideia, será o VAL, o valor que o projecto consegue gerar, a ideia é que um investimento de 50.000 possa gerar mais de 500.000 a médio prazo, ou seja num horizonte temporal de 5 anos.

É um mina de ouro

É verdade que os projectos inovadores tem um risco superior a actividades já estabelecidas, pois através do estudo das mesmas pode-se apurar com algum rigor a taxa de risco associada ao projecto, o custo do capital, etc.

Os riscos que se enfrentam podem ser elevados, muito pela falta de garantias que é comum estar associado a este tipo de financiamento, é um investimento dos Bussines Angels. É um investimento sem capital garantido. Se não gostarem da ideia simplesmente não investem.

Vantagens

Os empreendedores ao aderirem aos serviços prestados por business Angels, partilham o risco do negócio e também o sucesso. A grande vantagem de utilizar esta alternativa de financiamento de ideias de negócio ,penso que reside no na experiência do B.A., para avaliar ideias e projectos para além de podem usufruir da rede de contactos que os mesmos detêm. Por exemplo se conseguirem introduzir um produto na grande distribuição, pode ser uma mais valia muito, mas muito importante.

Casos de sucesso

O expoente máximo do capital de risco penso que seja o caso Google, onde deu muitos, mas mesmo muitos milhões a quem acreditou na ideia dos visionários: Larry Page e Sergey Brin. Curioso é que nem a Yahoo nem a Microsoft compraram a Google por um milhar de Dolares, quando tiveram oportunidade. Quem apostou na ideia ganhou. O risco era elevado, pois o conceito era totalmente novo, nessa altura eram os portais que absorviam a atenção online, listar anúncios relacionados na melhor pesquisa online foi/é uma das melhores ideias, e é donde provem a maior parte das receitas do Google. Simplesmente genial.

Penso que que o modelo de financiamento do Facebook também  teve por detrás empresas de capital de risco. Resumidamente, os projectos que mais interesse despertam estão ligadas às novas tecnologias. Podemos aferir que apenas as grandes ideias ;-) podem contar com este apoio, as pequenas não :-(


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. RICARDO RODRIGUES diz:

    BOM DIA , TENHO UM PRODUTO MUITO ELOGIADO E USADO POR PROFISSIONAIS. QUANDO FAÇO EVENTOS CONSIGO AGLOMERAR UM NUMERO IMENSO DE PESSOAS, CONCLUSÃO , O PRODUTO PRECISA DE UMA BOA EMBALAGEM E MUITA PUBLICIDADE ( SÓ VENDO A DEMONSTRAÇÃO PARA AVALIAR ENTRE EM CONTATO.

  2. Isabel de Freitas diz:

    Bom dia,
    Tenho um projecto de serviço muito bem implantado fora de Portugal. Preciso de financiamento para lancamento e publicidade.

  3. Hugo Moreira diz:

    Boa Noite,
    Tenho um projecto de consultoria automóvel, necessitava de apoio financeiro para a implementação do mesmo.
    Como ou onde poderei obter, para colocar este projecto realidade e torná-lo um sucesso?

    Aguardo Informações.
    Obrigado