Fazer as prendas de Natal para poupar

Uma das ideias para poupar por altura de Natal é fazer os presentes que se vão oferecer, para além de se poupar também se passa algum tempo de forma diferente. Aproveita  para dar asas à sua criatividade e desenvolver os seus dotes na área do artesanato. Um presente feito pelo próprio terá sempre um valor especial, muito diferente de cheques prenda e outras objectos onde apenas se investiu dinheiro. Ao fazer uma prenda de Natal, podendo poupar no investimento monetário é no nosso precioso tempo que é feita a maior parte do investimento e que confere a mais valia à oferta.

Exemplo na primeira pessoa

Por exemplo, este ano cá em casa, e como a crise afecta todos, algumas das ofertas foram em forma de azeite para a consoada. Como se sabe no distrito de Castelo Branco existem muitos  produtores de azeite por isso o produto é de produção familiar. Depois foi só necessário encontrar as embalagens certas e as etiquetas para cada uma delas. As garrafas de azeite ficaram simplesmente muito apelativas visualmente e com a certeza de oferecer qualidade. Provavelmente até nem se poupou muito pois se o azeite  fosse vendido dava para comprar uns presentinhos e não era necessário ter trabalho. Mas no final ficou um presente original e que acabou por não ficar muito caro pois o azeite “não custou nada”.

Outras ideias para poupar nos presentes

Existem muitas outras ideias para agradar sem ter de gastar muito, uma moldura em madeira pintada com uma foto dos netos ou filhos também pode ser uma solução económica. Ou porque não oferecer uma caixa onde também é possível adicionar fotografias. A ideia de presentes personalizados é uma tendência crescente, os negócios da personalização de objectos tem neste ocasião festiva uma boa oportunidade para vender.

Para fazer os próprios presentes

Não é necessário nada de extraordinário para fazer pequenos presentes,  tal como o ilustrado no artigo negócios femininos que estão na moda, fazer uma pulseira ou um objecto de bijuteria pode até ser bastante simples e causar boa impressão. Para além de se poder divertir enquanto cria objectos artesanais. Existem formas de poupar que podem até ser momentos de lazer. Ao trocar as vulgares prendas por presentes feitos à mão está a poupar dinheiro sem dar isso.

Formas alternativas de poupar

A forma mais fácil de poupar é sem dúvida não comprar ou neste caso não oferecer, mas para que o espírito não se desvaneça, uma pequena lembrança pode custar pouco e fica sempre bem lembrarmo-nos das pessoas que nos são queridas. Para poupar nas compras também se pode cortar no número de pessoas a quem se dá prendas. Faz algum sentido oferecer prendas a toda a gente, crescidos incluidos ou apenas aos mais pequenos.

Um ideia para uma prenda para os mais pequenos

O objecto que as crianças mais necessitam é o mealheiro, para guardarem as prendas monetárias, ao invés de incentivar ao consumismo desenfreado, dar um empurranzito à motivação para poupar pode trazer grandes dividendos no futuro. Assim e porque se pode fazer uma mealheiro quase com qualquer objecto, uma garrafa, um frasco ou uma lata. Mesmo que a criatividade não lhe assista pode sempre ir buscar inspiração na net, a livros ou a programas de televisão. Com um pouco de imaginação podem criar-se presentes que vão surpreender no mínino os presentados.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.