Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Estratégias para investir em bolsa: comprar em mínimos

Uma das melhores estratégias para investir na bolsa é comprar as acções em cotação mínima. Ao comprar uma acção em mínimos históricos, garante que se compra por um valor baixo, mas antes da aguardada subida do título. A altura certa fica mesmo no momento que antecede ao movimento de subida. Assim aguardar por um suporte forte é bem pensado.

Cuidado com os mínimos!

Contudo à que ter sempre em atenção qual o nível de preço que se entra no título, pois num movimento de queda os mínimos vão sendo cada vez menores. Pra exemplificar, temos as acções da Martifer, que têm vindo a bater mínimos ao longo dos anos, sempre num movimento descendente. Este título mostra-nos como esta técnica pode ter efeitos perversos, pois as perdas foram garantidas para quem entrou no título, a 7, a 6, a 5, a 4, a 3, a 2, todos estes valores foram mínimos históricos um dia! Um dia pode haver a recuperação da cotação dos títulos a empresa.

O Valor versus mínimos

Na compra de qualquer acção, devemos analisar e valorizar a empresa e as suas acções, pois por vezes o valor de mercado não reflete o valor da empresa. Para o caso a soma dos activos das empresas são por vezes inferiores à sua capitalização bolsista. Nestes casos devemos considerar qual o valor que é atrativo entrar como acionista nessa empresa.

As crises são propícias a mínimos

São os piores momentos na economia que proporcionam as melhores oportunidades de compra nas bolsas, pois o valor destes títulos é afectado fortemente pelo desinvestimento, pelas ordens stop de perda (ordens stop lost), pela menor liquidez no mercado, pelo afastamento de alguns investidores, etc. Assim as acções tem um valor pressionado pelas vendas, ficando deste modo “baratas”. Avistando-se por isso boas oportunidades de aquisição.

Não compre tudo de uma vez só

Um dos erros comuns e até pode ser considerado mais catastrófico do que colocar todo o investimento num título é adquirir o número de acções que pretente ser possuidor de uma só vez. Claro que este pressuposto só ocorre para quem um valor considerável para investir.

Assim para comprar 10.000€ de uma acção, no meu entender devem ser dadas várias ordens, 3 a 4. Apesar de representar mais custos de aquisição, a verdade é que se hoje um título apresenta-se como uma boa oportunidade, dentro de um mês pode ser ainda mais apetecível. Por isso é bom ter uma reserva (uma parte) para poder reforçar dentro de algum tempo. Também podemos retirar os lucros caso a acção valorize. O pior é se investir o dinheiro todo e depois a acção cair 20 ou 30%, sem ter capital para comprar a um nível de preço mais apetecível. Ao efectuar várias aquisições pode-se atingir um preço médio, que pode ser melhor do que comprar tudo de uma vez, o inverso também pode acontecer.

Investir sempre a olhar para o futuro

Na minha óptica, os investimentos em bolsa devem ter um horizonte temporal superior a 5 anos.

Nunca invista o dinheiro que precisa para as contas do dia a dia, pois pode correr mal e ficar numa situação de pressão para vender, e aí ter que assumir menos valias indesejadas. Investir em mínimos históricos configura-se como um dos melhores momentos de entrada nos investimentos nos mercados financeiros, mas não descura da devida atenção para não realizar maus investimentos.

Bom, Bom

O ideal é comprar antes do movimento de subida, mas isso não é fácil de prever. Muitos especialistas nos mercados aconselham a compra apenas após sinais claros da inversão da tendência de descida. Assim aguardar pelos primeiros sinais de subida pode da acção escolhida, pode ser uma estratégia, menos arriscada.

Conclusão

Comprar acções em mínimos pode originar mais valias espectaculares, podendo atingir 100% sem muitas dificuldades em alguns títulos, algo impensável em muitos outros negócios ou investimentos. Não custa muito arriscar e expor algum do património nestes mercados, mas sempre através da compra de acções, nunca de posições de compra ou venda, isso é apenas para os profissionais.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.