Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Está na hora de começar a poupar

Todas as horas são as certas para começar a poupar, é através das suas pequenas economias diárias que poderá investir no futuro. A poupança é fundamental para aumentar os recursos financeiros de cada um, e assim poder investir e multiplicar essas poupanças. Sem poupanças como poderá investir para criar a sua independência financeira?

Algumas dicas para que não lhe custe poupar

Um relógio antigoAutomatize as poupanças, a subscrição de planos de poupança, fundos de investimento pode ser automática e é isso que se pretende, assim você está a retirar uma parte dos rendimentos para produtos que não têm acesso pelo cartão de débito da sua conta bancária.

Subscreva um produto de capitalização de capital garantido, opte por começar devagar, uma pequena quantia é suficiente, quando começar a estar mais motivado para deixar de comprar coisas super-fulas e sem grande utilidade a sua capacidade de poupança aumentará exponencialmente.

Bens e serviços onde pode poupar com facilidade:

  • Vestuário (aproveitar os saldos para compor o seu guarda-fato)
  • Telecomunicações (escolher tarifários mais económicos e mais adequado)
  • Transportes (utilização racional do automóvel, condução económica)
  • Produtos alimentares (estar atento às promoções dos estabelecimentos comerciais )

Mesmo as pessoas com menos retribuições financeiras mensais têm boa capacidade de poupança, basta que reduzam ao máximo os gastos do dia-a-dia, como pequenos almoços no café, etc.

No exercício da poupança seja selectivo, não retire os prazeres da vida só para poupar e amealhar, é possível poupar e manter a qualidade de vida que tem, é só uma questão de pensar os seus gastos e avaliar o prazer que obtém com determinadas compras para que possa poupar com gosto, e não poupar com sacrifício privando-se dos bens que nos fazem felizes.

A forma mais simples de poupar é não comprar

Por vezes deixar de comprar é também uma solução de poupança, especialmente quando deixamos de comprar algo que realmente não nos faz falta. A selecção do que realmente é importante deve ser feita o quanto antes, pois neste mundo de abundância é fácil cair em tentação de comprar bens desnecessários. Por exemplo um bom exercício de poupança é deixar de comprar tabaco e logo de seguida deixar de fumar.

Comentários

  1. Alberto diz:

    sempre tive ideias de fazer negócios mas não levei a sério. agora ja sei oque faser!!!!

  2. Francisco Barrento diz:

    Outra ideia para poupar é reduzir os custos com a prestação da casa, nomeadamente com os seguros de vida e multiriscos. Se contratou estes seguros através do banco no momento da escritura é provável que esteja a pagar demais e consiga poupanças entre 30 a 60% nos custos destes seguros.

  3. JOSE OLIVEIRA diz:

    OI,
    JA HA UM BOM TEMPO QUE NAO SEI O QUE FACO COM O POUCO DINHEIRO QUE FACO E PARA PIORAR OS RENDIMENTOS DIMINUIRAM
    TENHO UMA PEQUENA GARAGEM DE REPARACAO AUTOMOVEL E A UNS ANOS PARA CA QUE O NEGOCIO ESTA EM BAIXO. ACREDITEM QUE TENHO TIDO BASTANTE PROBLEMAS. ATRASOS SALARIAS, DIVIDAS, ETC. O QUE FACO?