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Divulgar um negócio através da internet

A internet é uma forma de comunicar que pode ser utilizada de forma a promover negócios ou até mesmo a realiza-los através da rede. Divulgar um negócio online é simples e pode ser conseguido de forma gratuita, pois existem muitos recursos que podem ser aproveitados em benefício próprio. Construindo assim uma envolvente ao negócio completamente gratuita, caso opte por efectuar as configurações necessárias nos sites mais proeminentes.

Se o primeiro passo deverá ser a construção de um site de apresentação, pode saber mais através (deste artigo), os passos seguintes passam pela divulgação do mesmo de forma a levar visitantes e potenciais clientes até ao local que escolheu para interagir com os mesmos.

As redes sociais são uma das formas mais falada para divulgar uma empresa online, conforme foi abordado neste artigo, mas existem muitas outras soluções!

Site institucional

Sem uma presença online através de um site de apresentação da empresa ou do negócio, é díficil dizer que se tem um presença online profissional. É fundamental possuir um website empresarial o que pode custar algum dinheiro, pois possuir um domínio de internet da empresa é mesmo o mínimo. Se se optar por sites gratuitos, terá sempre um sub domínio ex: www.(o seu nome).domínio.com o que pode não transmitir uma imagem muito positiva, mas se for  um pequeno negócio pode ser uma alternativa e assim ter um espaço de divulgação sem gastar qualquer dinheiro.

Blogue empresarial

Seja através do alojamento do site ou através de um fornecedor de blogues gratuito como o wordpress ou blogspot  pode-se  criar e manter um blogue empresarial a custo zero. Sendo um ferramenta de contacto com clientes e potenciais clientes, através da interação e partilha de conhecimento.

Directórios de sites/empresas

Uma das formas primitivas de divulgar um negócio online é através da inserção da empresa/negócio nesses directórios, são por norma gratuitos e oferecem aos seus utilizadores, contactos das mesmas. Também  aqui a atenção será recompensada, pois se colocar descrições diferenciadas para cada directório, terá benefícios nos motores de pesquisa (regra geral).

Emails

A forma primitiva de comunicar de forma individualizada através da internet é o email e continuará a se-lo por muito tempo. Pois tem carácter pessoal, confidencial e é gratuito. Não fazer SPAM é o mínimo que se pode esperar de empresas/empreendedores o que torna esta ferramenta bastante perigosa para quem não a souber usar.

Será básico, apresentar uma assinatura nos emails profissionais, com os contactos disponíveis, seja morada da loja, do website e telefone.

Sites de classificados

Promover os produtos serviços através dos sites de classificados gratuitos é uma forma inteligente de promover o negócio, promover o site institucional, especialmente na primeira fase. Pois num fase posterior pode ser prejudicial para a imagem perante o público. Nem todos os negócio pode ser aplicada esta estratégia de divulgação, já que dependerá muito do públivo alvo e da imagem que se pretende transmitir.

Fóruns

Ser activo em foruns relacionados, respondendo a questões e dúvidas de potenciais clientes pode ser uma forma de captar clientes/visitantes. Todas as formas são passíveis de ser utilizadas para alavancar o negócio, trazer mais clientes, sem ter de recorrer a SPAM, ou ser incomodo. Basta seguir as regras e o bom senso.

Comentários em blogues

Uma das formas mais fáceis de atrair visitas para um site a custo ZERO são os comentários nos blogues sobre o mesmo ramo de negócio. Contudo é bom que estes comentários sejam construtivos e não se limitem a: concordo, gosto muito, etc. Pois existem comentários que não são positivos, ou não trazem valor acrescentado para o comentador e para o artigo do blogue.

Participação nas redes sociais

Se a nível pessoal as participações pessoais têm um cariz mais pessoal, com partilha de anedotas, fotos, vídeos, músicas, e mais algumas inutilidades, na vertente empresarial convêm partilhar notícias relevantes bem como artigos de opinião que se considerem interessantes. Se partilhar valor, informação de valor vai atrair comentários e incentivar a participação. As vendas actuais ocorrem depois de conquistar os corações, assim deve ser evitada a tentação de tentar vender nos primeiros tempos, pois apenas afastará as pessoas. É preciso esperar o momento certo para utilizar os argumentos de venda.

Pagar ou executar

A proactividade é a solução para muitos males, pois quando não se pode delegar tarefas ou fazer o outsourcing das mesmas, em vez de se resignar -> é colocar as mãos à obra e executar por nós próprios o planeado. Tal como muitos empreendedores imprimem folhetos publicitários e distribuem na rua, a net não é diferente. Se não se conseguir fazer tudo num fim de semana, leva-se mais uns dias, o que interessa é concretizar e todos são capazes de configurar um blogue ou uma rede social. Basta tentar, errar e emendar. Os resultados vêm sempre do esforço despendido.

Divulgar um negócio através da internet pode ser completamente grátis

Comentários

  1. Antonio Santos diz:

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  2. José Gomes diz:

    Olá boa noite,
    Estou a desenvolver dois negócios, um de turismo e outro de Software.
    Procuro investidores ou sócios para investir nestes projectos, podem me dar alguma dica de como poderei encontrar a pessoa ou entidade certa?
    Estamos a falar de investimentos na ordem de 50.000€ cada.
    Obrigado

  3. Edson Lourenço diz:

    Boa Tarde Nuno Casimiro, estou em Luanda Angola, e sou empreendedor, a minha vida é Negcios desde que seja licito estou sempre dentro, e com prespectiva pra ganhar dinheiro, tenho um amigo e estamos a pretender criar uma empresa com o Nome SEM SALA – Mediação, Negocios, Prestação de Serviço, Representação e Imobiliaria. e queremos conquistar o mercado e fidelizarmos a nossa marca….e queremos contar contigo…..
    estou disponivel em investir pra ganhar dinheiro….

    um abraço

    edson lourenço