Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Dicas para poupar nas compras mensais

Poupar é algo que se tem vindo a tornar cada vez mais imprescindível, dadas as dificuldades económicas pelas quais o País tem vindo a passar nos últimos anos. Em tempos de austeridade, é importante aprender a administrar e investir da melhor forma o dinheiro, de modo a evitar uma má aplicação do mesmo, e consequentemente o inicio de uma realidade financeira ainda mais desfavorável.

Apesar de tudo, poupar não significa, necessariamente, passar necessidades, ou consumir em pior qualidade. Nas compras mensais, por exemplo, não deixa de ser possível amealhar algum dinheiro sem ter de colocar todas as suas necessidades de lado.

Eis algumas dicas sobre como poupar nas compras mensais:

- Defina um orçamento, e procure segui-lo à risca. Não há nada como disciplina, e ao definir um orçamento fixo,  ver-se-á obrigado a segui-lo, e a tentar ao máximo adequar os seus gastos àquilo que o mesmo lhe permitir. Tal acabará por ajudá-lo a não se alargar muito na compra de bens dispensáveis, que só contribuirão para o enfraquecimento da sua condição económica.

- Estude bem, e compare os preços de diversas superfícies comerciais. Muitas pessoas não fazem isto, mas a verdade é que tal comportamento funcionará com um processo educacional a respeito de onde ou não fazer as suas compras, e de que forma aplicar melhor o seu dinheiro. Esta dica não deve ser deixada passar, sendo que é uma das que mais eficazmente contribuirão para melhores resultados de poupança nas compras mensais.

- Evite produtos supérfluos, como é o caso de refeições pré-preparadas. Não só são mais caras, como também menos saudáveis. Em alternativa, nunca prescinda dos frescos, e verá que, muitas vezes, com o preço de uma refeição pré-preparada conseguirá comprar comida para confeccionar 5 ou mais refeições do mesmo género.

- Esteja atento aos prazos de validade, de forma a conseguir aproveitar as promoções  disponibilizadas pelos hipermercados. O que acontece é que, quando um produto se aproxima muito da data de expiração, o hipermercado aplica-lhe um preço muito mais baixo, de forma a conseguir vendê-los o mais rapidamente antes que tenham de ser removidos das prateleiras. Tal poderá ajudar-lhe a poupar, por vezes, mais de 50% em cada produto.

- Aproveite os cupões. Sempre que tiver acesso a um, não prescinda de andar sempre com ele na carteira, pronto para ser utilizado. Tal permitir-lhe-á poupar uma boa percentagem na compra de determinados produtos.

- Compre em maiores quantidades. Geralmente, em certos produtos, quanto maiores forem as quantidades, menor será o preço a pagar. Apesar de num único produto a diferença poder não ser muita, a verdade é que, ao fim do mês, a diferença poderá ser bem visível.

- Aproveite bem as marcas brancas. Existe o mito de que estas marcas, pertencentes aos hipermercados, são de alguma forma inferiores às marcas mais conhecidas. No entanto, a verdade é que, muitas vezes, o produto é exactamente o mesmo, colocado numa embalagem diferente. A maioria destes produtos são bastante bons, e poderão ajudá-lo a poupar quantias bastante significativas de dinheiro.

Conclusão

Dicas que, na verdade, são bastante simples, e poderão ajudá-lo a poupar substancialmente nas despesas domésticas, sem ter, necessariamente, de prescindir da qualidade. Os tempos podem ser difíceis, mas com algum cuidado será certamente possível contornar os seus inconvenientes.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.