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Desvantagens de alguns negócios em franchising

Como vimos no atrás existem muitas vantagens em abrir um negócio em Franchising, contudo existem também alguns problemas, muito derivados da idade do negócio e mesmo das intenções da Marca que está a fazer a sua expansão através deste modelo.

As principais desvantagens que se podem encontrar em alguns franchising:

Marcas recentes e sem reconhecimento

praia ao anoitecerPagar para ser franchisado de uma Marca que tem apenas alguns meses de vida, pode não trazer grandes vantagens, já que no norma essa marca não é conhecida, logo o valor de entrada ou direito de entrada, acaba por não se justificar, apesar de haver também algumas excepções, essas são mesmo poucas.

Modelo de negócio não comprovado

Ora se o negócio é recente, ou tem uma unidade de negócio, como pode ser um negócio comprovado, pouco mais é do que um projecto de investimento com projecções de fluxos de caixa baseados em estudos feitos à medida.

Por vezes as empresas requerem a participação dos franchisados para melhorar o negócio quando este entra em declínio ou mesmo fracasso, paga-se e depois ainda tem de se dar uma orientação à própria marca. Se um negócio não for devidamente comprovado e com provas dadas, o risco de investimento num Franchising dispara.

Taxa de publicidade e Royalties Fixas

Como em todo o lado, existe entidades que querem apenas ganhar dinheiro fácil, as taxas de publicidade e Royalties fixas são disso um exemplo, quem cai nesta armadilha, fica preso a um contrato que pressupõe o pagamento mensal destes valores, mesmo que facture 0 (Zero), ou seja Um custo fixo que asfixia o negócio logo desde os primeiros tempos. Se a marca não tiver uma presença e notoriedade forte no mercado como pode justificar estas taxas fixas? Baseado em Quê? Desconfie sempre que lhe sejam apresentadas estes modelos de negócio.

Liberdade do negócio

O facto de estar ligado a uma Marca através de um contrato, pressupõe seguir determinadas regras e normas impostas pela Marca, logo a liberdade de acção e inovação no seu negócio, fica literalmente reduzido a Zero.

Fornecimento externo de Produtos e serviços

Se este capitulo pode ser uma vantagem do Franchising, também o pode ser uma desvantagem, caso a Marca, negocie com os revendedores e prestadores de serviços directamente e sobre o volume de facturação faça incidir uma margem para si própria, como o franchising não tem espaço de manobra arrisca-se a comprar e pagar acima do custo de mercado. O controle dos fornecedores por parte das Marcas pode ser perigoso.