Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Deixar de fumar, poupança milionária.

Poupar pode fazer bem à carteira, mas neste caso faz até bem à saúde, afinal o tabaco é uma despesa que pouco benefício lhe trás.

Os inconvenientes de fumar são muitos e será fácil inumerar alguns: odores na roupa, tosse, afecta o convivio social, é prejudicial para os filhos, é limitador de resistência fisica, provoca doenças, é objecto de elevada carga fiscal, condiciona o dia-a-dia, etc.

A sua saúde vale ouro

maço de tabacoPor vezes a questão da saúde é desvalorizada pelos fumadores, afinal existem fumadores que morrem centenários, sim é verdade, mas as probabilidades de ser um dos sortudos que fumam e chegam aos 100 anos são diminutas, basta olhar para um exame aos pulmões para facilmente perceber de que quem não fuma terá uns pulmões mais saúdaveis, afinal estão limpos! Os fumadores têm maiores possibilidades de contrair uma doença respiratória, enfartes do miocardio, e muitas outras doenças relacionadas, do que as pessoas livres deste hábito/vício.

As contas do tabaco

Um dos motivos que mais me desperta para deixar o vício do tabaco, são mesmo os números, 1 maço de cigarros por dia representa: 3,50 x 365 = 1277,5 Euros. Se forem 2 maços/dia são 2555 Euros, com este dinheiro faz-se uma boa viagem em família.

Para dar ainda mais realce aos valores envolvidos, vamos supor um fumador que fuma 2 maços/dia em 20 anos poupa 51.100, sem contabilizar juros nem o aumento anual do imposto do tabaco, caso utilizassemos uma taxa de 5% para aumento do imposto e para capitalizar a poupança então teriamos: 75.980 Euros. O que se pode fazer com este montante deixo ao critério de cada um. Uma Conta Poupança Reforma seria um dos caminhos mais sensatos para canalizar essa poupança mensal.

Tomar a decisão

Decidir deixar de fumar talvez seja o passo mais complicado para os fumadores, não pelas razões económicas, mas pela motivação pessoal, é preciso uma boa dose de força de vontade para conseguir e depois poder usufrui desta poupança. Decerto existem formas menos dolorosas de poupar, mas esta representa um bom incremento financeiro.

O tabagismo reduz a esperança média de vida de 7 a 10 anos, isso é que é a verdade!

Deixar de fumar, o quanto antes.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.