Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Compra e venda de domínios em Portugal

comprar-vender-dominiosVender um domínio de internet por milhares de Euros é o sonho de quem investe em domínios. Contudo não é fácil, diria mesmo que é pouco provável que se consiga vender um domínio de internet por valores acima de 5000 Euros no mercado português para domínios com palavras em português. Evidente que investir em domínios no contexto mundial com palavras em inglês é totalmente diferente de investir em domínios com palavras em português.

A tarefa de vender domínios é especialmente complicada para quem possui domínios com menos de 5 anos e será muito difícil que consiga vender domínios e ganhar dinheiro com isso. A razão é muito simples, os melhores domínios foram registados há muito. Não quer dizer que não se consiga registar alguns domínios razoáveis e fazer alguns negócios recuperando algum do dinheiro investido. Mas ganhar, ganhar dinheiro a sério, é pouco provável. O que poderá acontecer será mais amortizar o investimento.

Antes de mais, gostaria de referir que possuo cerca de 100 domínios .pt e 250 domínios genéricos (.com e .net). Invisto em domínios deste 2008. Curiosamente vendi o meu primeiro e único domínio de internet em 2012 (a uma empresa da Argentina). Comprei (domínio que pertencia a outra pessoa) também o meu primeiro domínio em 2012. Possuo interesse em comprar 6 ou 7 domínios, o que se tem revelado uma tarefa difícil.

O valor vem da escassez

A escassez cria valor, num mercado onde as possibilidades de registo de novos domínios é baixa, o valor do domínios já registados sobe. Toda a gente percebe isso. No caso do domínios .pt as possibilidades de registo são imensas, existem muitos bons domínios que ainda não foram registados. Assim, o valor de venda esperado dos domínios já registados é baixo, pois existem alternativas, em vez de comprar um domínio por centenas de Euros, regista-se um novo dentro do leque de opções disponíveis. O custo de registo de um domínio .pt ascende a pouco mais de 15 euros.

Se aquando da liberalização dos domínios .pt houve uma explosão de registos de novos domínios, e tal como avancei na altura no artigo: oportunidade de investimento única, está a chegar o momento da renovação dos mesmos. Vai haver muitos domínios que não vão ser renovados, ficando novamente disponíveis para registo. Só para dar uma ideia, 100 domínios equivale a um investimento anual na ordem dos 1500 Euros. Pessoalmente vou deixar “cair” (não renovar) 10 ou 12 domínios.

Vender a quem?

Uma das ideias fundamentais de qualquer negócio, é saber a quem vamos vender os nossos produtos ou serviços. No que diz respeito aos domínios é mais ou menos igual. Deverá ter um público alvo. Regra geral escolhe-se um alvo que possua capacidade financeira para  investir e possua interesse em comprar o que temos para vender. Na realidade as coisas nem sempre correm como esperamos.

Existem ainda domínios que são registados que não possuem qualquer target, espera-se que algum possua interesse na sua aquisição. Pois é possível que surja um interessado do nada. Existem diferentes tipos de domínios e diferentes abordagens ao investimento em domínios, possuo alguns artigos sobre domínios que podem ajudar.

Dimensão do mercado

Apesar da língua portuguesa ser um dos idiomas mais falados no mundo, não podemos esquecer que existem países que falam português mas que ainda não possuem influência (e utilização) na internet actualmente. O mercado português da internet resume-se ainda só a Portugal e Brasil. No caso dos domínios .pt o mercado resume-se a Portugal, com os seus 10 milhões de habitantes. Somos um país de pequena dimensão, possuímos vantagens, mas no caso dos domínios temos de ter consciência da dimensão do país e que as suas potencialidades não são as maiores.

O mercado dos domínios de internet em Portugal

Não havendo um verdadeiro mercado de domínios em Portugal, existe um mercado deficiente no que diz respeito à procura. Da parte da oferta existem já alguns “domainers”. Existem muitos vendedores e poucos compradores. Quem investe em domínios acredita que consegue vender domínios por valores elevados, mas o que acaba por acontecer é vender domínios a empreendedores que também já possuem domínios de internet, e que por norma não possuem muita capacidade financeira (existe naturalmente excepções).

Domainer: designação de quem investe em domínios de internet

Onde vender e comprar domínios em Portugal

Existem muitos locais de venda de domínios, mas especializados no mercado português existem apenas 2 locais. São os locais a seguir  quem quer vender domínios ou comprar domínios em português.

  • Fórum MaisTrafego – Na secção mercado -> domínios
  • Backorders.pt – Possui uma zona de mercado e permite também fazer backorders de domínios .pt. Backorder é registar um domínio que expirou e vai voltar a estar disponível para registo.

Exemplo de um caso pessoal

Quando ocorreu a liberalização dos domínios .pt, registei cerca de 100 domínios, grande parte desses domínios são para utilizar e uma percentagem pequena foram domínios especulativos, domínios que registei com o propósito de os vender e obter mais valias. Para isso, escolhi 2 sectores onde se encontram empresas com capacidade financeira: seguros e telemóveis. Tinha esperança de conseguir realizar algum negócio, mas nada. Dos contactos que desenvolvi (TMN, Vodafone, Optimus, OkTeleseguros, Nseguros e Segurodirecto) nem resposta obtive. Por uma razão simples, as empresas portuguesas não estão ainda motivadas para a aquisição de domínios, tal como não percebem o valor e utilidade de possuir bons domínios.

Não revelando quais são os domínios, posso dizer que a TMN registou um domínio xyz.pt e eu possuo o xyz.com. Quando vale então o meu domínio? Eu diria que pouco, pois não existe um real interesse na aquisição de quem o poderia querer, não havendo interessados no bem, o valor desce. De realçar que não pedi nenhum valor, disse apenas que possuía os domínios.

Eu gosto de domínios, mas não aconselho este investimento pois acarreta bastantes riscos, eu acredito que um dia será diferente e os domínios serão um activo valorizado no mercado português, falta só saber quando. Daqui por 10 anos?

Um “domainer” português é cada vez mais um coleccionador de domínios.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Miguel diz:

    Curioso…eu tenho o xiz.pt hehe

  2. Daniel diz:

    Boas Nuno,
    Obrigado por partilhares. Só não entendi uma coisa, se me puderes explicar: Como é que é feita a venda do dominio em termos práticos? Ou seja, se eu quiser comprar um dominio, como é que o processo se desenvolve?

    • Nuno diz:

      Olá Daniel

      Para comprar um domínio existem várias possibilidades:
      1) contactas o proprietario do domínio directamente
      2) Contractas um broker de domínios

      Existem mercados de domínios onde é mais fácil comprar domínios.

      Dependendo do valor do domínio assim será o metodo de actuação, na versão mais simples, acordasse com o vendedor o valor transferesse o dinheiro e posteriormente o vendedor envia o código de transferência do domínio.

      Se o domínio for mais caro, poderá ter de se utilizar uma terceira entidade para mediar a operação de modo a salvaguardar os intervenientes. Regra geral essa entidade recebe o dinheiro, e só depois do domínio estar na posse do comprador envia o valor para o vendedor.

      Votos de sucesso

      • Fernando Casimiro diz:

        Deixo a sugestão para que verifiquem bem os preços dos dominios pois existem com regularidade várias campanhas e os preços por vezes tem grandes diferenças sejam eles .pt ou .com por exemplo.
        Sobre os domínios tenho alguns que além de serem (re)vendidos podem ser alugados, essa possibilidade também existe hoje em dia!
        Obrigado pelo artigo. Um Abraço

        • Nuno Casimiro diz:

          Olá Fernando

          Obrigado pelo comentário

          Eu registo domínios através de 2 empresas

          Dynadot para domínios (.com .net) onde cada um me fica a 8,75 dolares
          Para domínios .pt utilizo a http://www.ptservidor.pt (com um preço muito bom)

          Votos de sucesso

          • kiko diz:

            amigo nuno casimiro srº esta a comprar muito caro eu compro dominios por 3 dolares sr fala em 8 dolares, tambem depende do dominio… veja em leiloes

          • Nuno Casimiro diz:

            Olá Kiko

            Eu até já dei alguns domínios no passado.

            Mas quanto custam a renovação desses domínios?
            Não falo de domínios .info, quanto custa a renovação de uma domínio .com?
            Eu actualmente pago 8,75$ 🙂

            Votos de sucesso

  3. Joao Matos diz:

    Para compra e venda de domínios e também websites em português de Portugal visite http://www.vendawebsites.com.

  4. Gaspar diz:

    Gostaria de uma pequena informação,

    No caso de adquirir um domínio e a marca correspondente a esse domínio já se encontrar registada, não haverá a possibilidade de o perder a favor da empresa?

    Cumprimentos

  5. Federer diz:

    Neste momento, temos a cerca de 1.500 domínios. Nomes ingleses, .COM/.NET principalmente.
    Vendemos e compramos diariamente.

  6. Paulo César diz:

    Olá amigo Nuno,

    Tive a dar uma olhada no seu blog e achei bastante interessante todo o conteúdo, principalmente este acerca dos domínios que me despertou atenção! Sou um jovem com espírito empreendedor e dinâmico, e adorava poder trocar mensagens consigo para que me pudesse tirar algumas dúvidas e ajudar em alguma coisa que eu precisasse, se possível me envie um e-mail para mcmxcvii.particular@gmail.com ou então deixe-me aqui o seu e-mail e eu próprio o contacto!

    Votos de sucesso, abraço!

  7. José Roberto Drubi diz:

    Quero vender um domínio de um site juntamente com uma marca registrada.

  8. ImoConsult diz:

    “Tinha esperança de conseguir realizar algum negócio, mas nada. Dos contactos que desenvolvi (TMN, Vodafone, Optimus, OkTeleseguros, Nseguros e Segurodirecto) nem resposta obtive” – ai estava à espera que empresas dessa dimensão cedessem? Já pensou que talvez não tenham cedido à sua proposta porque simplesmente não precisam dela? Eu também não cedia, aliás, recentemente precisei de um domínio que para mim era crucial, mas o proprietário era um desses que comprou só para estar lá à espera de render uma fortuna, moral da história, nem eu comprei o domínio nem ele vendeu. Comprei um domínio muito parecido por 1/100 do preço, e o que poupei investi em coisas úteis para o meu negócio em vez de o dar a ganhar a oportunistas.

    Queram ganhar dinheiro? Vão trabalhar mas é.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá

      Investir em domínios é um negócio como outro qualquer, no seu negócio pretende ganhar dinheiro, certo?
      Todos queremos ganhar dinheiro de alguma forma. São negócios. 🙂

      Votos de sucesso