Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como ter ideias originais de negócios

No mundo dos negócios e dos novos negócios ser o primeiro dá uma vantagem que pode ditar o sucesso. Nem sempre assim acontece, mas ser o primeiro a vender um produto ou a prestar um serviço pode ser uma alavanca para o negócio, podendo catapultar o sucesso de forma estrondosa.

Assim há que ter em mente como se conseguem obter boas ideias para criar algo de novo ou encontrar uma ideia de negócio com expectativas de sucesso mediante uma abordagem diferente ao mercado.

Passos para ter mais ideias:

Querer ter ideias

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não querem saber de ideias de negócio, pois nem sequer estão interessadas nos negócios. Assim o primeiro passo é estar pré-disposto para o assunto para assim partir em busca de novos negócios ou simplesmente descobrir o negócio com que mais se identifica. Nunca é demais recordar que todas as pessoas tem criatividade e é uma capacidade que pode ser desenvolvida, como muitas outras.

Ouvir com atenção

Ouvir o que os outros têm a dizer é uma boa forma de detectar anseios e necessidades, encontrar soluções para os problemas das pessoas sempre foi uma das melhores formas de encontrar ideias de negócio. Muitas ideias têm origem em problemas, por isso estar atento é a primeira dica. Existe uma frase que pode também aqui fazer sentido, temos 1 boca e 2 orelhas, então devemos ouvir mais do que o que falamos.

Observar atentamente o mundo que nos rodeia

A visão é uma capacidade que permite mais do que ver, permite distinguir visualizar outra realidade. Através da observação pode-se aprender muito, o benckmarking observa as melhores práticas das empresas concorrentes e tenta replicá-las. Assim observar com atenção o mundo que nos rodeia permite-nos encontrar soluções para situações vulgares.

Ser curioso

A curiosidade faz-nos aprender mais, explorando o mundo à nossa volta permite-nos encontrar situações novas, novos negócios, novas formas de estar na vida, nesse caminho de aprendizagem permite-nos enfrentarmos outras realidades e com isso enriquecer a mente com novas perspectivas. Mais conhecimento permite ter uma visão mais alargada, contudo nem sempre é condição essencial. Ler, é aconselhado.

Fazer perguntas

Questionar tudo o que nos rodeia, permite-nos encontrar oportunidades,  permite saber porque as coisas se desenrolam de determinado modo e não de outro, o estudo de processos visa optimizar os mesmos. Não existe nada que não possa ser melhorado.

Resolver problemas

Existem muito boas ideias, que não passam disso mesmo boas ideias, contudo não resolvem problemas existentes, pois uma necessidade é um problema, é algo que está insaciável, sem a necessidade é muito difícil comercializar seja o que seja.

Pensar / meditar

Conjugar toda a informação que recebemos e imaginar o que podemos fazer de diferente é parte do processo criativo que pode gerar mais ideias, (o famoso e se…), existe tanto para descobrir que apenas é necessário focarmo-nos, para podermos encontrar boas ideias que podem virar negócio.

Rodear-se de pessoas positivas

Outro aspecto que pode desincentivar a criação de ideias e colocá-las em prática é precisamente as pessoas que nos rodeiam, criando ambientes que nada favorecem a criatividade antes pelo contrário. Aliás este tema foi já aboradado no artigo entraves ao empreendedorismo.

Depois de encontrar a melhor ideia de negócio é só colocá-la em práctica para ver se resulta, pode até ser antecedida de estudos e testes para ver se funciona mas nunca se saberá sem o devido teste ao mercado real.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Francisco Caldeira Oreste Aguaaiella diz:

    Gostei de facto do conteúdo relacionado com o Empreendedorismo, visto que, sou um dos seguidores da ideia de que a Juventudo deve enveredar por este Caminho devido a falta de emprego que se observa no nosso país… Gostaria que houvesse cursos básicos, médios, superiores e até mestrados via Internet… para ajudar nós que vivemos nas províncias…