Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como ser Positivo, mesmo quando as coisas correm mal

Encarar a vida com um sorriso nos lábios nem sempre é fácil, mas existem truques que nos ajudam a viver mais feliz. Ser positivo em todas as ocasiões é na minha opinião uma boa forma de estar na vida. Desengane-se quem pense que é possível estar sempre em alta, mas é possível irmos melhorando de dia para dia. Estar motivado para ser positivo é essencial. O bom é que isso depende exclusivamente de nós.

copo meio cheio meio vazioPor vezes existem situações que nos podem deitar abaixo, são momentos menos bons que todos vivenciamos e que podem ser utilizados para reflectir e até para nos motivar. Um situação menos favorável pode ser uma alavanca para a acção, um catalisador da motivação. Tudo nos pode motivar, tal como descrito nos seguinte artigo: Como obter motivação.

É a velha questão do copo, meio cheio ou meio vazio. Uma pessoa positiva dirá que o copo está meio cheio, uma pessoa menos positiva dirá que o copo está meio vazio. Tudo depende da nossa percepção das coisas e da forma como vemos as coisas. Depende de cada um.

Pensamento positivo, sempre

Gosto de pensar positivo, dá-me energia. Foco-me nas coisas boas e não nas más. Pode-se transformar o azar em sorte. Ficar feliz com erros que proporcionaram aprendizagem e alteraram o rumo que as coisas poderiam ter levado. Os erros por vezes são tão ou mais importantes que os sucessos. Se bem que os sucessos possam ser o motor da positividade em tempos menos positivos e lembrar-mo-nos de feitos passados também nos dá alento.

Para ser positivo, basta pensar que as coisas poderiam ter corrido pior ou muito pior e assim na base da comparação o que aconteceu até pode ter sido uma sorte. Fazer este jogo permite ultrapassar mesmo os piores momentos de forma “mais leve”.

Podia ter sido pior

  • Se os impostos aumentaram 5%, podia ter sido pior, podiam ter aumentado 10%
  • Se não tem dinheiro, podia ser pior, podia não ter saúde.
  • Se fomos despedidos, poderia ter sido pior, poderiamos ter tido um acidente grave.
  • Se alguém morreu, poderia ter sido pior, poderia ter ficado a sofrer acamado e morrer após esse sofrimento.

Pensar em coisas positivas

Se olharmos de forma diferente para as coisas, dando importância ao que é realmente importante talvez possamos começar a nossa mudança de atitude para com a vida. Por vezes as pessoas dramatizam os acontecimentos e acabam por ficar deprimidos por coisas sem importância, ou que na pirâmide da importância estão num patamar baixo. Para quê ficarmos deprimidos com inevitabilidades? Por vezes as pessoas pensam mais em impostos, no aumento dos impostos do que em formas de aumentar os seus rendimentos. Impostos retiram poder de compra, rendimentos aumentam poder de compra. Se bem que também se pode pensar de forma positiva em impostos: como pagar menos impostos.

Não vale a pena chorar sobre o leite derramado

Se as coisas já aconteceram e nada podemos fazer para alterar o seu rumo, mais vale ultrapassar esses momentos de forma ágil do que ficar fixado em coisas negativas que nos irão condicionar. Quem se foca em coisas negativas atrairá sobre si coisas desfavoráveis, ao invés, quem se foca em coisas positivas atraí para si coisas boas.

Tal como nós determinamos onde utilizamos o nosso tempo, também somos nós quem decide no que pensamos e na forma como o pensamos. Desenvolver a capacidade de se afastar dos pensamentos menos bons é fundamental, pois encarar a vida de forma positiva é um caminho  para vivermos mais felizes.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Daniele diz:

    Gostei muito do texto!
    Como posso entrar em contato?

  2. cristina diz:

    gostei mesmo e vou aplicar no meu dia a dia.