Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como se ganha realmente dinheiro na bolsa

investir-em-bolsaGosto dos investimentos nos mercados de capitais, é adrenalina pura quando se investe dinheiro real. Os investimentos financeiros em produtos com elevada volatilidade (oscilação de preços) podem tornar-se até numa dependência.

No entanto, sou cada vez mais céptico quanto aos investimentos no mercado de capitais. Pode-se ganhar algum dinheiro na bolsa, eu já o consegui por diversas vezes, e partilhei alguns dos meus conhecimentos nos artigos sobre o investimento na bolsa, com opiniões pessoais sobre alguns dos vários dos temas relacionados, que poderá ler.

É possível a quem se especialize nestes mercados obter rendimentos constantes, no entanto dificilmente conseguirá super rendimentos que o tornem milionário, para ficar milionário é necessário outro tipo de investimento.

O pequeno investidor, mesmo que informado pode ganhar algum dinheiro. O investidor menos informado perderá decerto dinheiro na bolsa. Pessoalmente isso chateia-me um pouco, pois caso o mercado funcionasse bem seria possível todos ganharem um pouco ( ou ganhar às vezes), o que acontece na realidade está fora do nosso controlo, e por isso mais um vez exponho, as formas menos conhecidas de ganhar dinheiro na bolsa e que funcionam quase sempre.

O inside trading

Pode-se ganhar muito dinheiro com inside trading. Através do uso de informação privilegiada, ganha-se dinheiro com riscos muito diminutos. A única questão é que é crime. A utilização de informação privilegiada de modo a obter ganhos não é permitida. No entanto é utilizada por quem consegue. Por exemplo, basta ver as vendas ou compras antes de acontecer um evento importante numa empresa cotada (por exemplo: OPA oferta pública de aquisição ou até mesmo de uma resolução).

Investir milhões é ganhar milhões

A forma de ganhar mesmo muito dinheiro na bolsa, pressupõe a tomada de posições que conferem lugar na administração da empresa. Através de uma posição de 10%, como investidor qualificado poderá  aceder ao restrito grupo de pessoas que decide os destinos de uma organização. Assim, passará a usufruir de elevados rendimentos através de salários, prémios e incentivos. Já para não falar em indemnizações (milionárias) quando se sai. Ser administrador de uma empresa é uma das formas mais fáceis de ficar milionário.

Na administração de empresas é sempre a facturar

Na contratação e aquisição de bens e serviços são verdadeiras minas de ouro. Por vezes não interessa muito quanto custa, pois existe forma de fazer o desvio, por exemplo através de aquisição a empresas “amigas” (empresas de familiares e amigos). Assim se fazem fortunas. Tal como expus no artigo como ganhar dinheiro com instituições sem fins lucrativos. O poder está em quem decide e quem tem o poder de decidir é que ganha.

No mundo das empresas SA (sociedades anónimas) há sempre alguém que consegue enriquecer, e existem muitas formas de o fazer. Por exemplo através de preços de transferência, etc. Hei-de expor o formula ou sistema, para que mais pessoais conheçam como se podem fazer as coisas. Cada vez mais o caracter é o factor que determina tudo.

De quem são as empresas cotadas?

Na verdade os proprietários das empresas são os acionistas, mas quem realmente ganha com as empresas é a equipa de gestão e os quadros superiores, os pequenos acionistas são meros fantoches neste mundo.

Para se ganhar realmente muito dinheiro na bolsa, terá de se ter muito dinheiro, caso contrário, é complicado. Já que os pequenos acionistas apenas podem ganhar através da distribuição de dividendos e através da subida da cotação (com venda dos títulos).

Com isto não pretendo que deixe de investir na bolsa ou outros produtos relacionados com os mercados financeiros, nada disso, gostaria apenas que refletisse sobre estes temas. Eu gosto de investir em acções, se bem que cada vez tenho investido menos, tenho a perfeita noção que os rendimentos de bolsa não me farão milionário.

Há casos de sucesso e insucesso

Existem evidentemente excepções no que diz respeito aos investimentos na bolsa, Warren Buffett é disso o expoente máximo, existem muitas outras pessoas que conseguiram e conseguem ganhar bom dinheiro através de acções.  Mas não há-ja ilusões, não é fácil. Os gestores de fundos de investimentos em acções que o digam, as rendibilidades de fundos de investimento em acções demonstram isso mesmo. A maior parte das pessoas que conheço que investe na bolsa, tem perdido bastante dinheiro nos últimos anos.

Aprender a investir não é nada do outro mundo e interessa conhecer para poder ganhar dinheiro de vez enquando, a estratégia que tenho utilizado, só investir pontualmente em eventos com risco baixo, os simuladores podem dar um ajuda, aprendesse sem perder dinheiro.

Por todas estas razões decidi investir mais nos meus negócios e menos nos dos outros, pois como não possuo milhões, a solução para mim parece-me óbvia. Criar o meu próprio investimento, desenvolver os meus negócios e investir neles. O que também é arriscado, mas dependo mais de mim.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.