Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como saber o valor de uma empresa ou de um negócio

avaliar-empresaA forma de conhecer o valor de uma empresa é através da sua avaliação. Existem muitas formas de avaliar uma empresa, a perspectiva da avaliação pode fazer dispersar significativamente o valor da transacção.  Tudo depende do contexto e da motivação das partes, pois uma coisa é avaliar um empresa que está em dificuldades financeiras e outra é avaliar uma empresa que está numa fase de crescimento. As expectativas são um dos elementos fundamentais para atribuir valor às empresas.

A aquisição de empresas é uma oportunidade de investimento como outra qualquer, requer mais do que motivação para comprar, é necessário compreender alguns conceitos de gestão e conhecimentos sobre finanças empresariais. Existem 2 formas de adquirir essas valências: estudando ou contratando a tarefa. Evidentemente, que a dimensão do investimento tem de ser ponderada.

É importante perceber o que realmente se está a adquirir.

O valor da empresa na óptica do retorno do investimento

Se se vai comprar um negócio é bom que este possa produzir rendimentos superiores aos de aplicações com risco inferior. Regra geral não é fácil determinar o risco de uma pequena empresa, logo existe incerteza e incerteza é risco. Isto para dizer que não se pode deixar de pensar no custo de oportunidade do investimento e nos riscos que se enfrentam.

A expectativa do retorno do investimento é um dos factores determinantes na decisão e na avaliação, mas também não podemos esquecer o negócio em si. Uma coisa é comprar uma empresa de serviços, outra é comprar uma fábrica. Mas existem pontos em comum, o investidor pretende recuperar o valor do investimento realizado.

Resumidamente, se compro uma empresa por 100.000 quantos anos levo a recuperar o investimento?  Se a empresa tiver lucro de 10.000 Euros por ano, seriam necessários 10 anos para recuperar  esse investimento. Calcular o retorno do investimento é um pouco mais complexo, pois é necessário prever os resultados futuros e estes valores terão de ser actualizados. Não esquecendo o valor residual (ex: valor da venda dentro de 10 anos).

Metodos para fazer a avaliação

Na óptica da liquidação 

  • O valor é o resultado entre a diferença do activo menos o passivo (activo – passivo)

Na óptica da continuidade

  • EVA Economic value Added – rendimento esperado dos investimentos efectuados.
  • Cash Flows Futuros – Com base nas receitas futuras esperadas
  • Pelo retorno esperado: PER multiplicado pelos resultados sustentáveis

O nível de endividamento da empresa não tem impacto na avaliação da empresa, interessa sim saber qual a capacidade para gerar Cash Flow positivo (entrada de fundos).

Como não se avalia um empresa

Por vezes as aquisições de pequenos negócios fazem-se sem recorrer  a análise do negócio em si, a compra de uma empresa é quase como montar uma de novo, é um projecto de investimento. Como tal, analisar o mercado, a concorrência e os clientes é fundamental, através das demonstrações financeiras consegue-se um range de valores para aquisição, mas este será ajustado pelo interesse do negócio e pelas condicionantes externas do negócio.

Saber quanto factura a empresa por mês, é apenas um indicador. É necessário saber é qual o valor dos resultados operacionais. Dito de forma mais simples: quanto é que ficou depois de pagar as despesas. As receitas são fáceis de apurar, os custos operacionais não são tão imediatos: custo das matérias vendidas/consumidas + Custos de estrutura (custos fixos, exemplo: trabalhadores, arrendamento, etc).

Uma óptica diferente na aquisição de empresas

Por vezes a aquisição de uma pequena empresa é fundamentada pela criação de um posto de trabalho, ou seja, uma pessoa desempregada compra uma empresa para usufruir de rendimentos provenientes do seu trabalho, estas situações transformam completamente a lógica da operação, dando um outro sentido ao investimento.

Aconselhe-se

Para fazer uma avaliação de uma empresa é um processo onde é necessário conhecimento específico. É necessário analisar as demonstrações financeiras, analisar as contas, os activos, os passivos, entre outros aspectos.

Não corra riscos desnecessários, peça uma avaliação externa da empresa, dependendo dos montantes envolvidos, pois pode ser a atitude mais sensata, a menos que saiba avaliar perfeitamente a situação. Em caso de necessidade  poderá consultar:

  • Revisores Oficiais de Contas ROCs
  • Técnicos Oficiais de Contas TOCs
  • Empresas especializadas

Investir é um processo que requer estudo e análise, a compra de uma empresa deve ser por isso antecedida desse estudo prévio, a fim de evitar dissabores futuros. Investir e empreender sim, mas com cuidado.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.