Como iniciar um negócio de venda de bolos a partir de casa

O processo de criação de um negócio, não é tarefa fácil, muitas incertezas em relação ao futuro, existe muito em que pensar, as estratégias a adoptar para conseguir ter sucesso com o negócio e ganhar dinheiro, que é a parte motivadora dos negócios.

Para a venda de bolos de aniversário, existem já alguns dados que fazem parte do senso comum, por exemplo o número de aniversários que ocorrem em Portugal, são pouco mais de 10 milhões, é um mercado com um potêncial volume de negócios de 100 milhões de Euros, considerando o preço médio por bolo de 10 Euros. Existem pessoas, que não compram, ou porque não festejam o aniversário ou porque simplesmente fazem-nos elas próprias, contudo existem pessoas que também compram 2 ou 3 bolos, por aniversário: 1 para o dia para a família no dia exacto do aniversário, um para levar para a escola, outro para a festa que pode ocorrer no fim-de-semana. Ora mesmo sem nenhum estudo de mercado, e olhando a nú para o negócio, vê-se que existe procura.

Concorrência do negócio

bolo de aniversárioDa parte da oferta, ou a possível concorrência, temos de contar com a distribuição moderna, hipermercados e as pastelarias de rua, que detêm provavelmente a grande quota de mercado. A internet é um mercado que está em crescimento, por isso a venda de bolos de aniversário ainda não deverá ter grande expressão, mas no futuro pode ser a alavanca para um negócio iniciado apartir de casa. Pois terá de potenciar o negócio, com um ponto de venda a todos os consumidores.

Produção dos bolos de aniversário

O arranque do negócio com base na residência, é o grande trunfo deste negócio e de grande parate dos negócios que se iniciam a partir de casa, pois tudo o que necessita já existe, logo o investimento é nulo, restringindo-se apenas aos ingredientes utilizados na sua confecção e ao seu tempo.

Factores críticos de sucesso

Practicamente todas as familias conseguem fazer os seus próprios bolos, por isso o que destinguirá e possibilitará a entrada neste mercado é masmo a diferenciação na decoração do bolo, sabendo que para conquistar o cliente deverá ter um recheio bom, assim se fizer bolos bonitos e saborosos não tem nada a temer, o sucesso é práticamnete garantido.

Comercialização e divulgação

Se já estamos qualificados para entrar no negócio, interessa então encontrar clientes para a comercialização. Nada melhor do que comerçar pela sua rede de contactos pessoais, mostrando os seus dotes ou as suas criações, fotografar bolos deque já tenha feito é a seu catalogo, depois é fácil vender o primeiro bolo, só para experimentar. Trate das objecções como aspectos a melhorar, pois pode neste estado do negócio aperfeiçoar pequenos detalhes. Como está no inicio sem nenhuma estrutura montada, convêm distribuir alguns cartões pelos amigos para fazer referência a quem fabricou o bolo que provavelmente gostaram. As encomendas serão feitas por telefone aos amigos dos seus amigos.

Preço de introdução

O preço a praticar deverá ser um pouco mais baixo do que os que a concorrência pratica, para fazer parte do incentivo inicial, depois conforme o crescimento do negócio aumentará os preços, afinal já deu provas do que é capaz de fazer. O intervalo de preços deverá ser entre 9 a 13 Euros o Kg, também não interessa vender muito barato, pois caso contrário estaria apenas a receber o equivalente aos seus gastos: ingredientes, utilização de equipamentos, energia e o seu tempo.

É mesmo muito fácil começar e ter um negócio de venda de bolos de aniversário, depois com o decorrer do tempo e caso tenha muito sucesso, terá de partir para a profissionalização, contudo, não perca as receitas originais de vista, pois são o maior activo do negócio juntamente com a sua criatividade para o enfeite do bolo.

Poderá saber o que necessita para iniciar este negócio através da leitura do artigo: o que é preciso para fabricar pastelaria a partir de casa, um ideia de como é possível iniciar um negócio com baixo investimento inicial.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. luis diz:

    tenho pastelaria com fabrico de bolos da mais alta qualidade.Procuro vendedores ou revendedores

    • telma diz:

      bom dia gostava de saber se ainda precisa de revendedores ou vendedores.obrigado

    • jaqueline diz:

      estou a disposição para vender bolos para terceiros se alguém se interessa deixe recado no meu mail

      • Andre diz:

        elizangela esta disposta a vender bolos na praia? se valer a pena? fabricamos os nossos proprios bolos e estamos a tentar expandir o negocio em varias direccoes, estamos de momento a recrutar pessoal com disposicao para fazer dinheiro, 1 dia a experiencia com o lucro do que vender a ficar inteiramente para si, e se estiver interessada em continuar teremos toda a disponibilidade para negocia contrato.

        com os melhores cumprimentos deixo o meu e-mail – andrefilipequendera@hotmail.com

      • Paulo Fereira diz:

        Boa tarde, preciso de uma pessoa que queira vender bolos de pequeno porte, nomeadamente na rua, cafes ,supermercados entre outros,se estiver interessado contacte-me para paulo__1@hotmail.com,obrigado.

    • Paula Pereira diz:

      Boa tarde, gostava de saber em que áreas geográficas pretende operar. Estou disponível para vender bolos e outros produtos do sector alimentar. Obrigado

  2. Dayse antonio diz:

    quero começar a vender bolos decorados mas não tenho noções de preços sera que você poderia me ajudar eu agradeço

  3. quiteria diz:

    quero vender bolos decorados mas não tenho noções de preços sera que você poderia me ajudar eu sempre fiz só pra familia mais alguns colegas querem compra .eu agradeço se vc poder mim informar

    obrigada tenha uma tarde cheia de paz!

  4. felixtaker diz:

    Gostei da dica eu estava prescizando muito.
    Me chamaram para fazer um bolo de um amigo no churasco e cozinha no churasco e preparar a propia cane.
    Mas um amigo convidou-me para fazer bolo da filha de aniversario.
    Ms um qou quer so um bolo.
    Eu prescizo de batedeira e forno ainda nao tenho.
    Sou tenho estufa e liquidificador.
    Eu nunca esperimetei decorar.

  5. elizangela diz:

    voce acha que mesmo sem um curso de confeitaria, da certo! eu sei decorar.;;

  6. celia diz:

    ola,a dica veio a calhar.eu sou de África em Moçambique,e terminei meu curso de bolos a pouco tempo,e já comecei a fazer bolos de aniversario para alguns clientes,mas preciso de dicas para ter mais clientes,pois em 1 mês só tenho um cliente,mas eu faço bons bolos, e apenas falta criatividade em enfeitar,mas nunca fiz feio,preciso de crescer mais,como faço?bjo,aguardo a vossa resposta.

  7. kelly diz:

    também gostaria de sugestões de enfeite , adorei a matéria ,parabéns.



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.