Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como criar uma loja virtual online

O comércio electrónico afigura-se como uma forma inteligente de estar nos negócios, vender para um leque alargado de clientes através de investimento potencialmente bastante reduzido. As lojas virtuais estão cada vez mais presentes e são também cada vez mais utilizadas pelos consumidores portugueses.

À parte dos custos reduzidos para as empresas, a verdade é que para o consumidor as vantagens são ainda maiores, pois tem acesso 24 horas por dia à loja e pode comprar sem pressão, já que o pode fazer em qualquer lugar.

ACEPI é a associação do comércio electrónico em Portugal

Auto construção versus aquisição

Existe uma grande diferença entre construir a loja pessoalmente versus compra-la a uma empresa de serviços web, no último caso apenas necessitará de dinheiro para fazer o pagamento, onde poderá constar a introdução dos produtos na website. A construção pelos próprios meios do website de comércio electrónico pode-se dividir entre 2 formas: uma através de aquisição de alojamento web, domínio, instalação do software e template da loja, a outra forma para criar uma loja é utilizar os serviços de empresas que faciliram este processo, como por exemplo a Jimbo, o webnode ou a weebly (que até pode ser gratuito).

Requisitos

Os básicos de qualquer página de internet, como alojamento web e domínio. Caso se possua já um site empresarial, pode.se criar um subdominio ou um directório dentro do domínio principal para instalar a loja. Que será o endereço da loja (a morada online).

O Software utilizado para a construção da loja online deve ser simples e confiável com possibilidade de integração de módulos de gestão de fornecedores e de Contabilidade, para que possa ser potenciado todo o negócio,  retirando funções acessórias e manuais de processamento de facturas e encomendas.

Software

A oferta de programas/software para a construção de lojas online é variada, sendo que se podem encontrar soluções parametrizáveis pagas ou em regime gratuito (open source), bem como soluções construídas à medida de cada negócio. Se a solução de construir à medida do negócio pode envolver custos de desenvolvimento elevados, seleccionar uma das soluções existentes nos mercado, seja pela facilidade de utilização, como pelo desenvolvimento que estes programas possuem, sem custos para o utilizador final na maioria das vezes. Posteriormente pode-se alterar o design ou adquirir um template para o site, criando algo de único e exclusivo.

Software especfícico para lojas online:

CMS que podem ser utilizados também para construir lojas virtuais:

  • WordPress
  • Joomla
  • Grupal

Criar um loja virtual gratuita

Se a intenção é comercializar um pequeno número de produtos ou simplesmente não se tem conhecimentos informáticos para fazer a montagem de todo os sistema, (instalação dos programas no servidor, optimização, configuração, tradução) ainda assim pode-se criar um loja de comercio electrónio de forma gratuita ou por um pequeno valor através de sistemas de criação de lojas: Os sites para criar websites gratuitos também permitem a criação de lojas online, e por valores até bastante acessiveis, pode ver os sites que permitem esta funcionalidade aqui.

O comércio electrónico é uma das formas de estar nos negócios para o futuro.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. filipe vieira diz:

    Boas senhor nuno, gostava de saber se já pensou em investir ou se já investiu no comércio online de smartphones, tablets, portateis etc, pois como ao ver o seu site resolvi fazer-lhe esta pergunta, porque eu já tenho uma pequena loja online, mas preciso de algum investimento que penso não ser elevado para dar aquele boost ao negócio…
    eu penso que neste mercado as pessoas estão a pecar com a falta de serviços e distribuição a nivel europeu o que dificulta na decisão das pessoas de encomendar da china directo visto terem receio e creio que se o negócio primar pela correcto atendimento, foco a nivel europeu mais concretamente paises que ainda não têm conhecimento de modelos de smartphone tão bons como um galaxy s4 como por exemplo:
    oppo finder 5, lenovo k900, xiaomi MI2,zte z5, zte nubia(talves ate melhor que o s4), a preços muitissimo mais competitivos e que as pessoas precisam saber..
    Agradeço desde já a sua disponibilidade para ler este meu pequeno apelo, e um muito obridado e desejo ao site um imenso sucesso.