Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como avaliar um domínio de internet

Todos os domínios têm um valor de mercado, sendo por vezes muito difícil determiná-lo. Existem empresas especializadas na avaliação do activo que para o caso é um domínio da internet. Contudo fazer a sua avaliação pode acarretar um custo que poderá ser superior ao valor do domínio. Assim torna-se evidente que a lei do mercado é que dita o seu valor. Colocando o domínio em leilão saberemos ao certo qual o valor que alguém está disposto a pagar para o possuir nesse momento.

Existem alguns factores que podem ser determinantes para a avaliação do domínio pelo menos teoricamente:

Extensão do domínio

Será mais ou menos consensual que a extensão mais valorizada é o (.com) superando em boa percentagem as extensões alternativas, nomeadamente o (.net) e o (.org). Ter o domínio nas 3 extensões mais procuradas acrescenta substancial valor a todos eles.

Domínio em si

A composição do domínio é muito importante e um dos aspectos muito valorizados, se o domínio for composto por uma palavra em inglês valerá mais do que aquele que utilizar uma palavra num outro idioma, tudo isto sem erros ortográficos. Dependerá também da palavra em questão.

Mercado potencial

Quanto maior for o número de potenciais interessados maior irá ser o seu valor. É a lei da procura e oferta a funcionar. Quando maior e mais desenvolvido for o mercado, maiores são as possibilidades de encontrar pessoas ou empresas que valorizam os domínios.

Nicho de mercado

Existem sectores de actividade que estão mais expostos à internet, logo um domínio relacionado com cartões de crédito tenderá a ser mais valorizado do que um relacionado com água, pois um consegue vender-se online e as vendas de água na internet são residuais, se as houver.

Utilidade do domínio

Se o domínio estiver relacionado com algo que ainda não existe mas poderá existir em breve ou relacionado com algo exequível no futuro também poderá ser tomado em conta.

Tamanho (número de caracteres)

Quanto menos caracteres tiver o domínio, também mais valorizado será, por exemplo domínios com 3 caracteres já não estão disponíveis para registo, sendo agora vendidos a preços bastante substanciais.

Remuneração e tráfego

Se o domínio tiver tráfego natural, ou seja, é conhecido o seu nome e a pesquisa é direccionada para esse domínio em particular é um factor que em termos de cotação fará toda a diferença, se por outro lado obtiver rendimentos deverá também ser tido em conta sendo este um dos factores mais valorizados, pois o domínio só por si consegue gerar receita.

Para concluir importa referir que a demonstração de  interesse por parte de alguém poderá valorizar o seu activo pois se interessa a uma pessoa poderá também interessar a mais, a melhor coisa a fazer é um leilão, assim ninguém sai enganado.

Curiosidade: O domínio Euro2030(.)com já está registado, e o evento só acontece dentro de 20 anos.

Os domínios mais valiosos vendidos nos últimos anos

As pérolas ou cerejas em cima do bol0, quem não queria possuir um destes domínios, são transacções como as que de seguida vão ser apresentadas que me motivaram a investir em domínios. Nada melhor do que um exemplo de quanto podem valer.

Os domínios mais caros do mundo:

Domínios transaccionados em 2006

  1. Diamond.com vendido por $7,500,000
  2. Vodka.com vendido por $3,000,000
  3. Cameras.com vendido por $1,500,000
  4. NAV.no vendido por $717,978
  5. On.com vendido por $635,000

Domínios transaccionados em 2007

  1. Porn.com vendido por $9,500,000
  2. Seniors.com vendido por $1,800,000
  3. Tandberg.com vendido por $1,500,000
  4. Scores.com vendido por $1,180,000
  5. Chinese.com vendido por $1,120,000

Domínios transaccionados em 2008

  1. Fund.com vendido por $9,999,950
  2. Pizza.com vendido por $2,605,000
  3. DataRecovery.com vendido por $1,659,000
  4. Kredit.de vendido por $1,169,175
  5. Invest.com vendido por $1,015,000

É sempre difícil avaliar um domínio e saber o seu valor justo, mas se alguém está disposto a dispender este tipo de somas, de certeza que não pensa em perder dinheiro, será que o negócio dos domínios é como o da arte e raramente desvaloriza. E pensar que tudo começa com o registo que custa menos de 10 Euros!

O valor de um domínio é sempre difícil de avaliar, mas resumidamente e tal como no mercado de acções, se existe procura o preço sobe e se não existe o preço desce, assim existem com certeza domínios que não valem “practicamente” nada e outros que valem uma fortuna.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. David Faustino diz:

    Boa Noite,
    Sabe quanto vale este dominio +-

    Obrigado

  2. Nuno diz:

    Olá David
    O domínio tem menos de 10 dias, e apesar de conter palavras chave valiosas, não sei se valerá assim tanto já que tem um (-) traço. Não faço a mínima ideia quanto poderá valer.
    Votos de sucesso

  3. Leandro diz:

    Estou vendendo o domínio conforme anuncio: http://cafeterias.com.br (saberia me informar se esta justo o valor de venda?) Obrigado.

    • Nuno diz:

      Olá Leando, o valor justo depende de muita coisa!
      Quando alguém está disposto a dar por esse domínio? Não sei. Tenta vendar na Namedrive . Boa sorte

  4. António Pereira Coelho diz:

    Pergunto a quem me possa esclarecer como posso criar um site para uma empresa
    e como posso ser um Master Franschising e se o franschisado tem outro nº de contribuinte,
    ou se usa o mesmo nº da Empresa que o vai representar agradeço a informação que lhes for possivel.
    o meu obrigado antecipado.
    Pereira coelho

    • Mário diz:

      António, para ser um master franchising de um empresa, não pode haver franchisados. Um master franchising é sempre o detentor da marca no país, ou zona depende de como a marca vender.
      Em relação a pergunta que foi colocada, não a entendi muito bem. Mas passo a dar uma resposta que pode ser que responda a pergunta. Um franqueado quando compra uma franquia apenas detém a exploração da marca, não é dono. Por exemplo: Para a McDonald’s, eu abro uma empresa de nome MárioM. com o Contr.:123456789 e o António abre uma empresa de nome AntónioP. com o Contr.: 987654321. E ambos temos casas com o nome McDonald’s. O António pode ser o master da McDonal’s no país com a sua empresa e eu um franqueado que lhe paguei a sí para poder explorar e obter todo o know-how da McDonalds.

      Respondi a sua pergunta?

  5. Nuno diz:

    Olá António
    Não percebi bem as suas perguntas, mas para criar um site para uma empresa é fácil:
    http://investidor.pt/sites-para-criar-sites-gratis-para-um-negocio-ou-empresa/
    Votos de sucesso

  6. JOSE ANTONIO diz:

    Tem uma empresa com mais de 20 anos de mercado interessada no meu domínio.
    http://www.domina.com.br

    Que por acaso é o nome dessa empresa.
    Quanto será que eu peço por ele?

    • Mário diz:

      Olá José, procura saber o valor de mercado dessa empresa. De seguida procura um advogado que esteja dentro destes assuntos. Existem advogados especializados nesta área. Não sei dizer um valor para pedir, mas certamente que vai tirar dai muito dinheiro. Boa Sorte!

  7. Joao Nuno diz:

    Olá,

    Tenho alguns domínios .pt e gostava de saber se as avaliações automáticas que o Sedo.co.uk faz dos domínios são credíveis e se possível, quais são os principais critérios. Os domínios que tenho estão aqui: http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=40595.0
    Obrigado.

    • Nuno diz:

      Olá João Nuno

      Não faço ideia. O que existe é a lei da procura e da oferta.
      O próximo artigo é sobre domínios, sobre a venda de domínios em Portugal

      Votos de sucesso