Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como arrendar uma casa ao dia ou à semana

A rentabilização de imóveis habitacionais é apetecível, especialmente quando o mercado de compra e venda está em queda, as pessoas tendem a olhar mais para outras formas de extrair rendimentos do seu património. O arrendamento de longa duração é uma opção, mas nem sempre a mais rentável se considerarmos a relação tempo versus retribuição financeira.

Quando se fala em arrendamento temporário de curta duração pressupõe-se que a habitação esteja pronta a habitar e possua todo o equipamento básico disponível para utilizar, 2 aspectos que podem ser interessantes para meditar são: como funcionará a entrega das chaves e como e por quem será efectuada a limpeza da habitação.

A questão que me foi colocada era de como rentabilizar uma casa de férias através de arrendamento temporário. Eu diria que, existem como quase sempre acontece várias opções, e eu consigo visualizar neste momento 2. Estas duas podem desdobrar-se em novas opções.

Arrendar o próprio

Do ponto de vista económico é a mais vantajosa, contudo acarreta tarefas por vezes complicadas, por exemplo: se o imóvel está localizado no Algarve e o investidor reside no Porto, a simples tarefa da entrega da chave da habitação é uma complicação. Contudo após ter a solução para estas questões interessa encontrar interessados para a sua utilização, assim apresenta-se algumas hipoteses para a angariação de clientes.

Anunciar o imóvel em sites e jornais de classificados

Os sites de classificados generalistas ou dedicados apenas ao imobiliário são uma opção para encontrar arrendatários, aqui temos que considerar que as colocações dos anúncios, umas são gratuitas outras são pagas. O jornal Ocasião revela-se uma boa opção porque é gratuito e chega até pessoas que não utilizam ou utilizam menos a internet, e é gratuito para anúncios não destacados.

Colocar o imóvel em sites de arrendamento para férias

Existem também sites especializados no arrendamento para férias e que dispõem de várias funcionalidades, como a calendarização das reservas ou marcações, o que permite e facilita em muito a gestão do processo. Uma outra vantagem é que estes sites normalmente pertencem a redes internacionais, assim a presença em vários países traduz-se numa maior abrangência de público alvo e de diferentes possibilidades financeiras. A grande desvantagens é que a sua utilização não é barata.

Um dos sites mais conhecidos é a Homelidays

Utilizar a casa como residencial

Uma opção abordada no artigo transformar uma casa numa residencial é outra das formas de obter contactos e monetizar património imobiliário. Sendo uma boa opção para expor a casa a turistas estrangeiros, pois esta rede está presente em vários países. Já as taxas de ocupação que vi no site para imóveis portugueses são ainda fracas, talvez por ser um projecto recente (2 ou 3 anos) no mercado.

Criar um site de promoção

Uma ideia que pode ser utilizada especialmente para quem tem e gosta de utilizar a internet é criar todo um conjunto de ferramentas gratuitas para a divulgação e concretização destes negócios de arrendamento. Por exemplo:

No artigo como divulgar um negócio encontram-se mais algumas ideias que podem ser utilizadas na promoção do imóvel. Pode colocar-se esta ideia em execução em simultâneo com outras ideias apresentadas, expondo e publicitando o imóvel pelo maior numero de canais. Quanto maior a divulgação maior será a procura potencial pois consegue chegar-se a um maior número de potenciais interessados.

Confiar a habitação a outra entidade

A forma mais despreocupada é ceder o imóvel para exploração por outra entidade. Existe a possibilidade de pagar um valor fixo mensal ou um percentagem das receitas ou outro sistema de retribuição. Tem a grande vantagem da descomplicação, pois transmite-se a responsabilidade da gestão para outros, tal como a angariação de clientes.

ideia extra

Não havendo muita oferta comercial neste sector, pode até ser o impulso para criar uma empresa de gestão de propriedades. Utiliza-se uma necessidade própria como base na criação do negócio (1 cliente está garantido!).

Temos de nos lembrar que existem 2 formas bem distintas na abordagem ao arrendamento, uma é fazer o próprio a gestão do imóvel e dos procedimentos relativos à captação de arrendatários, outra é confiar essa gestão e tarefas a empresas gestoras de património imobiliário.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Pereira diz:

    Parabéns.
    Muito grato.

  2. Carla Oliveira diz:

    Olá Nuno
    Quanto diz entregar a uma empresa para a gestão imobiliário são obrigatoriamente imobiliárias? Ou podem ser empresas cuja a activiades seja de prestação de serviços? Estou a pensar criar uma empresa de gestão de moradias para arrendamento temporário a turistas em que além da promoção a minha empresa fará as limpezas, recepção e chek out, etc
    Outra questão é as moradias para o aluguer temporário tem de ter autorização (licença) da camafram para alojamento local? Ou basta ter a licença de habitalidade e certificado energético? Obg

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Carla

      Existem empresas dedicadas a este tipo de actividade, especialmente nas zonas mais turísticas, como o Algarve.

      Em relação à última questão não sei responder :-/

      Votos de sucesso

  3. Alexandra diz:

    Bom dia,

    Somos uma equipa de arquitetos que pretende alargar a suas valências para o setor de gestão de imoveis para arrendamento temporário. Pretendemos dár apoio aos propriétarios na rentabilização dos seus imoveis.
    De forma a completarmos a nossa pesquisa e projeto, gostariamos que nos ajudasse. Estamos com algumas dúvidas na forma de como havemos de chegar aos proprietários e apresentarmos o nosso projeto e de como se pode adaptar a cada caso em particular. Nós com técnicos com experiência no ambito de projecto, construção e manutenção de imoveis torna-se uma mais valia para os nossos possiveis clientes.

    Ficaremos a aguardar a sua ajuda,

    Cumprimentos,
    Alexandra

  4. Tiago diz:

    Boa Noite.

    Somos uma empresa de Gestão de Negócios e Investimentos Imobiliários sediada em Lisboa.
    Efectuamos diversos serviços no ramo imobiliário nomeadamente, Compra de imóveis em situação de heranças, Gestão de propriedades e arrendamentos, Remodelações, Vendas Judiciais, compra de recheios de casas.
    Para quem necessitar de ajuda na resolução de quaisquer assunto relativo à sua propriedade, pode sempre nos visitar.

    Votos de bons Negócios

    Cumprimentos,

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Tiago

      Coloque a sua proposta no canal de negócios
      http://www.negocios.investidor.pt

      Votos de sucesso

    • Andrea diz:

      Boa tarde! Acabo de comprar um apartamento em zona balnear e pretendo arrendá-lo como alojamento local. Já me informei acerca de toda a papelada que tenho que tratar na câmara municipal. No entanto as minhas dúvidas têm a ver com a situação fiscal. Tenho que fazer algum registo nas finanças? Tenho que fazer contrato sempre que entra um novo inquilino mesmo que seja apenas por alguns dias? Onde posso adquirir uma caderneta de recibos? Qual é o valor que se paga nas finanças?

      Obrigada

  5. Maria diz:

    Olá! Gostava de arrendar a turistas uma casa minha mas queria fazer tudo dentro da lei. Sabe o que preciso de fazer em termos de impostos?
    Obrigada

    • Anibal Ventura diz:

      Aos interessados, façam-se sócios numa associação de proprietários para terem o apoio técnico relativamente aos requisitos para aluguer de curta duração, licenciamentos etc, e igualmente para saberem os procedimentos para efeitos fiscais dado que, um negócio não declarado não é por definição um negócio.
      Saibam que os fiscais simulam serem “turistas” e “estudantes” para identificar as práticas do desporto nacional de fugir aos impostos.

  6. gustavo machado diz:

    Bom dia
    Gostava de arrendar a turistas uma casa minha à semana nos meses de Julho e Agosto mas queria fazer tudo dentro da lei.
    Sabe o que preciso de fazer em termos de impostos?
    Obrigado

  7. Maria araújo diz:

    Boa tarde

    Gostava de arrendar uma casa para turistas , como posso anunciar numa empresa homelidays

    Não tenho grande pratica de informática, por isso agradeço me ajude