Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Começar a ganhar dinheiro na internet

muito-dinheiroA internet trouxe consigo várias oportunidades e muitos são os milionários que surgiram. A internet foi e é uma das maiores oportunidades de fazer milionários em pouco tempo. Diria que é a forma mais fácil de se tornar multimilionário, que o digam os fundadores do Youtube, ou os fundadores da aplicação de mensagens WhatsApp. Estes últimos em menos de 4 anos passaram de desempregados a criadores de uma aplicação de sucesso que alienaram recentemente ao Facebook, por, pasme-se: 16.000.000.000 de euros. Eu não conheço mais nenhuma forma de ganhar tanto dinheiro em tão pouco tempo.

São histórias fantásticas, e poderia expor aqui mais de uma centena delas, pois muitos são os casos de sucesso na internet, no entanto neste artigo quero contar a minha história no mundo online, as minhas ideias , as minhas aventuras e desventuras. Muitas ideias fracassaram, até conseguir orientar-me e estabelecer a minha estratégia de actuação. São já mais de 7 anos, já tive até para desistir dos negócios na internet.

Pensar em ganhar dinheiro na internet acontece frequentemente, no entanto existem muitos desafios a superar antes de conseguir atingir esse fim. Muitas experiências e ideias fracassadas. A parte boa é que o investimento financeiro necessário é diminuto na maior parte das vezes. Com apenas 30 euros monta-se um site com um domínio de internet e alojamento web profissional. Mas existe melhor, em que nem necessite de realizar qualquer investimento, utilizando apenas recursos gratuitos (ex: criar um blog é grátis) também pode conseguir atingir rendimentos online (apesar de ser mais difícil).

Perceber que se pode ganhar dinheiro na internet

A internet era para mim uma fonte de informação, lia jornais e visitava portais informativos. Eu não percebi logo que podia ganhar online. Na verdade só quando criei um negócio de limpezas e quiz criar um website para promover o negócio é que percebi que se podia ganhar dinheiro na internet. Existem múltiplas formas de o fazer, tal como demonstra o artigo investir e ganhar dinheiro na internet.

A minha primeira ideia

Nos finais de 2007, depois de adquirir um domínio com o meu nome e alojamento, adquiri um novo domínio, a ideia era criar um directório de sites. Um site super, super fraquinho, construído através de Microsoft Publisher. Perdi noites de volta de formulários que nunca chegaram a funcionar :-(

A minha ideia era ganhar dinheiro com publicidade no directório, passado pouco tempo acabei por desistir dessa ideia. Se tivesse sido em 1995 teria sido uma boa ideia. No presente muitas ideias do passado deixam de ser oportunas.

A 2ª ideia

A segunda ideia para ganhar dinheiro na internet foi a venda de logotipos, assim e como não tinha experiência, resolvi fazer logotipos grátis. A ideia era oferecer os primeiros logotipos para construir portfólio e depois mais tarde, passar a vende-los. Para isso adquiri o programa CorelDraw, pelo caminho fiz dezenas de símbolos que poderia depois serem incorporados em logotipos. Desisti da ideia, apesar de considerar que possuía criatividade, em termos técnicos não conseguia fazer tudo o que desejava, por exemplo sombras e certos efeitos (hoje já consigo fazer mais algumas coisas).

Ganhar dinheiro com publicidade em blogs

O passo seguinte foi a criação de blogs, pois podia e pode ganhar-se dinheiro com publicidade online, no entanto é necessário possuir visitantes nos blogs. Assim comecei a aprender marketing online e técnicas de optimização para os motores de busca. Pelo meio deu-se o meu encontro com o mundo dos domínios de internet, os terrenos onde são construídos os websites.

O meu primeiro blog foi sobre marketing online e negócios na internet, o segundo blog foi sobre finanças pessoais e o terceiro foi sobre domínios de internet. Só após estas experiências é que criei o blog investidor.pt e mais uma série de 4 blogs, entre os quais um blog sobre seguros.

Vender websites a empresas

Depois de aprender a construir sites, pensei logo no comércio de websites! Como grande parte das pequenas empresas não possuí presença na internet, achei essa oportunidade fantástica. Existe ainda esta possibilidade, no entanto saí deste sector de actividade essencialmente por 2 razões. Os meus conhecimentos de programação não são muito avançados, e nem pretendo aprofunda-los, no entanto poderia estabelecer parceria ou contratar um programador e webdesigner para trabalhar comigo. A outra razão, e mais decisiva prendeu-se com os clientes. O cliente tem sempre razão, eu é que não tenho paciência para certas e determinadas questões, por exemplo, a construção de um texto para o site para a página sobre a empresa pode ser uma tormenta. Uma das vezes foram necessários 6 meses para receber esses textos. É um bom negócio, mas existem negócios melhores online.

Sites de classificados

Em 2008 lancei o primeiro site de anúncios classificados para motos, passado 6 meses desisti da ideia. Apesar de gostar muito de motos, não me via a aprovar esse tipo de anúncios, o retorno do investimento nesse site também não era do melhor. Fechei-o. No entanto em 2009 lancei 2 novos sites ( um site de anúncios de arrendamento e um site de venda de empresas) que ainda mantenho. É trabalhoso aprovar os anúncios 2 ou 3 vezes por semana face aos rendimentos, mas como são áreas que gosto, acaba por se fazer.

Tive sites de classificados para o mercado espanhol, que fechei. Vencer nestes mercados sem um grande investimento não nos leva a lado nenhum. Fiz experiências no mercado internacional, mas com não tive empenho suficiente, não vingaram. Quando tentar de novo terei de investir mais nesses projectos e não está fora de cena.

Os mini sites

Um das ideias peregrinas que tive foi a criação de múltiplos sites, sobre temas variados. A minha ideia era bastante simples, se ganhasse 1 euro por dia por site, bastaria criar 100 sites ou blogs para ganhar 100 euros por dia. Isto até poderia ou poderá ser feito, no entanto a estratégia a utilizar teria de ser outra. Sites de baixa qualidade não conseguem obter qualquer rendimento. Posso dizer que é muito mais fácil ganhar dinheiro com um único blog do que com uma rede de blogs. Não interessa muito a quantidade, interessa investir em qualidade. Ter vários blogs de qualidade não é fácil, pois requer um esforço na criação de artigos. Exige muita disponibilidade, criatividade, conhecimento e tantas outras competências.

Fui penalizado pelo Google

Uma das melhores coisas que me aconteceu foi ter sido penalizado pelo Google, foi uma grande lição e aprendizagem. Mas antes deixem-me explicar porque fui penalizado. Existem regras que devem ser cumpridas caso queiramos aparecer nos resultados de pesquisas do Google, as chamadas directrizes para webmasters (pode lê-as aqui), não cumprir estas regras arriscamo-nos a deixar de ver os nossos sites nos resultados as pesquisas. Importa referir que uma grande percentagem dos visitantes de qualquer site provêm do Google.  Existem penalizações automáticas (do algoritmo) e manuais pela equipa de webspam. Fui penalizado porque a equipa de webspam do Google visitou os meus sites, e encontraram algo que não era permitido. Links de um blog meu para outro também meu, até se pode fazer mas com uma tag rel nofollow. Tinha andado a fazer umas experiências e esqueci-me de retirar esses links, foi o suficiente para estar 25 longos meses com trafego reduzido proveniente do Google. Nos primeiros tempos fui-me abaixo :-/

Após os 6 meses iniciais da penalização, foquei-me eliminei grande parte dos sites de fraca qualidade (ainda tenho 2 ou 3)  e percebi realmente o que interessa é possuir sites ou projectos que valham a pena investir neles, e que (muito importante) não me envergonhem de dizer que são meus. Este reposicionamento, devo-o a este infortúnio.

Sempre fugi do dinheiro fácil

No meio deste caminhada deparei-me com imensas oportunidades para ganhar dinheiro de forma fácil, esquemas para ganhar dinheiro, dos quais fugi e pretendo manter-me afastado. Não é necessário muito dinheiro para seremos felizes, basta ter o suficiente para viver sem preocupações financeiras. Mesmo a história dos 100 sites sobre temas variados, que parece ser dinheiro fácil, não o é. Criar 100 blogs é um trabalho medonho, só actualizar as versões do WordPress (sistema que utilizo) é uma dor de cabeça, gerir conteúdos é também muito desgastante. Eu apenas cheguei a criar 50, antes de os começar a apagar :-/

Testes de negócios

Pelo meio experimentei várias nichos, blogs de fotografias, sites de jogos, até experimentei  vender ebooks, muitos foram os nichos onde tive presença, lembro-me por acaso da gastronomia, sites de receitas nunca tive nenhum. Existem centenas de nichos de mercado, alguns deles potencialmente muito rentáveis. A conclusão a que cheguei (muitos mais empreendedores online pensam o mesmo,  é que se deve investir e dedicar o nosso tempo a empreendimentos em áreas que gostamos, caso contrário os projectos acabam por falhar.

Estou a meio da minha jornada, talvez já tenha encontrado o meu negócio, mas ainda faltam muitas horas de trabalho e dedicação para chegar ao nível que pretendo.

A parte boa de ter negócios na internet é a liberdade que estes negócios proporcionam, não existem horários, não existe muita pressão, a pressão é colocada por nós próprios. Eu diria que é bom e gratificante ganhar dinheiro através da internet, mas para lá chegar são (na maior parte das vezes) necessárias muitas horas de aprendizagem e trabalho para poder montar um negócio que possa sobreviver no tempo. Os riscos são pequenos, mas temos de considerar as alterações tecnológicas que nos podem deixar para trás. O maior investimento é o TEMPO. Mas com força de vontade e persistência tudo se consegue.

Negócios com domínios de internet

Nesta viagem descobrir um verdadeiro tema que me cativa mais do que qualquer outro, os domínios de internet, tal como já referi o “terreno” onde são construídos os websites. Apesar de gostar muito do tema, não é lucrativo na estratégia que possuo. Só tenho domínios em português, mas em Portugal não existe mercado, como já expliquei neste artigo. É o meu hobbie, e posso dizer que me consome muito tempo e também algum dinheiro.

A mensagem final

Se pretende ganhar dinheiro através da internet saiba que isso é possível, mas como em outros negócios as probabilidades de o conseguir são pequenas e porquê? Se 80% das empresas do mundo real fecham nos primeiro 2 anos de vida, no mundo online as coisas não são diferentes, embora as razões possam ser diferentes. Na internet as pessoas desistem ao fim de algum tempo se não alcançam os resultados que esperam, é que por vezes parece fácil ganhar dinheiro na internet, mas não o é.

A dica que deixo é: inove se conseguir. Quando pensar atacar um nicho de mercado faça-o de modo a tentar ser o líder, a ideia é fazer diferente e melhor do que a concorrência. A concorrência online cresce exponencialmente, mas com esforço um toque pessoal tudo é possível, uma das coisas mais importantes será a persistência, flexibilidade e acreditar ;-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. David Rufino diz:

    Obrigado pela partilha!

    Abraço

    DR

  2. Joaquim Almeida diz:

    Obrigado pelo artigo. Ajuda e confirma o meu pensamento sobre esta área de negócios. Sem dúvida que o mundo dos negócios mudou de uma forma vertiginosa com a internet!.

    Abraço,

    J.Alm

  3. jorge Melo diz:

    o Nuno ainda refer sites onde trabalha, a maior parte do pessoal que diz ganhar rios dinheiro na internet e que se apresenta nas redes sociais com ar de estar sempre de ferias raramente ou nunca apresenta os sites onde trabalha porque será…;)

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Jorge

      Obrigado pelo comentário.

      Existem pessoas que ganham fortunas na internet, mas esse ainda não é o meu caso, ainda estou bem longe :-/
      Geralmente, quem ganha bom dinheiro na internet, não possuí blogs ou não revela.
      Dou um exemplo concreto: o net-empregos.com http://net-empregos.com/sobre.asp

      Votos de sucesso

      • Deborah diz:

        Nuno, e se eu disser que vc se engana? Que hoje pela primeira vez na història deste magnifico mercado tem uma empresa que està dando a possibilidade real a qualquer pessoa de participar deste mercado que atè alguns meses atràs sempre foi restrito a uma pequena categoria de pessoas…vc vem comigo conferir?

        • Nuno Casimiro diz:

          Sim sim. Acredito que sim, é possível.

          Não estou interessado, obrigado

  4. João Luís diz:

    Boas, gostei do seu artigo. Gostaria que desse a sua opinião acerca de uma ideia minha, acha que começar a criar sites no wix é vantajoso ou rentável? Aguardo resposta logo que possível!

    • Nuno diz:

      Olá João

      Obrigado

      Pode ser um negócio, mas um pequeno negócio.
      Criar site de quê e para quê é que importa refletir

      Votos de sucesso

  5. Ondina diz:

    estou a abrir um negocio. Uma padaria, pastelaria e churrasqueira. Qual é o objecto social da empresa? por favor me ajudem.

  6. Carlos Borges diz:

    Bom dia, queria lhe dizer que o admiro como pessoa, porque mesmo com muitas adversidades nunca desiste , queria lhe por uma questão. tenho uma pequena empresa que abri há tres meses atras de comercio de baterias e material electrico auto , mas as primeiras reacções que tive do publico em geral e tambem de alguns amigos é que tenho que fazer mais publicidade. qual a sua opinião onde devo apostar mais em publicidade mas tambem não gastando muito dinheiro nesse aspecto.obrigado e um abraço, Carlos Borges.

  7. Nuno diz:

    Estou completamente de acordo como a mensagem final. http://wide.pt desde 2008

  8. Celeste Ferreira diz:

    Olá Nuno. O que lhe parece investir em artesanato especificamente para turistas? Fiz uma pesquisa e o que pretendo não existe! parece-me que o nosso país está voltado para o turismo. Obrigada e cumprimentos.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Celeste

      É uma ideia. Cada vez se vê mais esse tipo de iniciativa

      Votos de sucesso

  9. Diogo Alexandre diz:

    Boa noite .

    Após ler esta sua publicação sobre como ganhar dinheiro na Internet e também uma outra publicação já aqui existente, deixe-me acrescentar uma outra opção…

    Existe uma maneira simples de ganhar dinheiro online. Para isso as pessoas só necessitam de aceder ao youtube, criar um canal e começar a fazer upload de filmes para o seu canal. Os critérios para poder ganhar dinheiro são muito básicos, sendo eles:

    1 – Ser o autor do vídeo ou ter permissão para publicar o vídeo, incluindo a música que faz parte do vídeo;

    2 – Fazer uploads regulares de vídeos e os vídeos serem populares;

    3 – Ter mais de 18 anos ou consentimento autorizado dos progenitores.

    Ao preencherem estes requisitos as pessoas estão segundos de começar a fazer dinheiro. Quando tiverem os vossos vídeos upados apenas necessitam autorizar a inserção de publicidade nos vídeos que partilha no youtube ou então permitindo que os vídeos sejam comprados por outros utilizadores.

    Note-se que apenas digo que é uma maneira fácil de ganhar dinheiro pois após lançarem o vídeo o dinheiro começa a entrar sem precisarem de fazer nada. Porém, não é tudo um mar de rosas. As pessoas necessitam ter vídeos originais e às vezes esse é o maior problema.

    Sugestões de vídeos: Se é cantor, faça vídeos de você a cantar ou a tocar algum instrumento musical; se tem habilidades manuais (sabe reparar ou criar coisas com as suas próprias mãos) faça vídeos ensinando os outros como fazer…

    Depois é só fazer publicidade do seu vídeo…Para isso, nada melhor que as redes sociais…Lembre-se, quantos mais pessoas acederem ao seu vídeo, mais você ganha.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Diogo

      Obrigado por partilhar essa ideia

      Até parece fácil, o desafio é fazer os vídeos :-)

      Votos de sucesso

      • Joao D diz:

        Videos de youtube são óptimos mas receitas vêm dos google ads embutidos nos videos.

        Problema: Tenho o canal e alguns vídeos mas Portugal não é elegível para receber as receitas..

  10. paulo diz:

    Ola, obrigado pela frontalidade.
    Adorei

  11. Jrramos diz:

    Até que enfim encontro alguem que tem coragem para admitir que ganhar dinheiro online não é facil, pois 99,9% das pessoas que querem ganhar dinhero online dizem que é facil e ganha-se muito.
    Mas na realidade não é, e acrditem eu ja tentei de tudo, o que eu posso aconselhar é: não desistam do vosso trabalho “real” e utilizem a internet como um “part time” se conseguirem ganhar algum dinheiro optimo, se não, tambem não perdem nada.
    Parabens pelo site e pela sinceridade.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá João Ramos

      Obrigado pelo comentário

      Não é fácil, mas não é impossível.
      O que interessa é ter uma estratégia e coloca-la em práctica.
      Conheço várias pessoas que ganham bastante dinheiro online.

      Teoricamente até é fácil ganhar dinheiro!
      O desafio está na execução das ideias.
      Por vezes também é necessário um pouco de sorte.

      Votos de sucesso

  12. Isaura Lobato diz:

    Olá Diogo, nao imagina há quanto tempo eu quero gravar , e, enviar para o YouTube. os mes trabalhos! Vamos ver se é desta… Muito obrigada. Bom Sucesso

  13. victor alves diz:

    Boa noite, estive a ler o que escreveu e fiquei com um sentimento de segurança em relação á sua pessoa e como hoje em dia não se pode confiar muito nas pessoas e eu nada percebo de criar sites, gostaria se fosse possível me informar do seguinte tenho um part-time de artesanato e criei uma pagina no facebook para esse efeito, https://www.facebook.com/PulseirasMe4You, mas gostaria de ter um site próprio para divulgar mais o meu trabalho e aumentar as vendas, mas pelo que me parece, poderia também ganhar, pouco que fosse, com a publicidade que passasse no site o que me recomenda ou quem posso confiar para a criação do site
    muito obrigado