Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Avaliar um negócio online não é tarefa fácil

avaliarExiste uma oferta crescente de negócios online que podem ser adquiridos, contudo existe muito pouca informação para fazer a avaliação deste tipo de negócios, até porque é uma actividade recente. Criando assim incerteza e risco.

Tipicamente o risco associado aos negócios online é elevado, pois como podemos verificar no artigo quem manda na internet, basta acontecer pequenas coisas que podem deitar por terra um investimento. Claro está que depende muito do tipo de negócio que estamos a falar. Há que aprofundar todos os aspectos possíveis relacionados com o negócio.

Negócios online versus negócios empresariais

Os métodos de avaliação até podem ser os mesmo, contudo os pressupostos são muito diferentes, é possível que o retorno de um investimento empresarial seja feito através do metodo dos Cash Flows gerados em 10 anos. No mundo online pode ficar-se pelos rendimentos gerados num ano, os múltiplos na compra de websites varia entre os rendimentos de 10 e 24 meses, pois o risco associado é elevado. Mas se for um projecto de elevado potencial, pode ser adquirido por valores que nada tem a ver com os rendimentos obtidos. Como exemplo temos as aquisições do Google. Para saber como se ganha realmente dinheiro na internet, temos este artigo.

Não se engane

Conhecer as estatísticas, clientes registados e receitas é o mínimo para poder atribuir um valor, se bem que por vezes através do modelo de negócio utilizado se pode tomar decisões bastantes descuidadas. Na internet as coisas mudam à velocidade da luz, hoje um site que recebe dezenas de milhar de visitas/visitantes pode-as perder de um dia para o outro.  Muito cuidado por isso com negócios online.

O potencial

A verdade é que onde existe riscos elevados, existem também possibilidades de ganhar rendibilidades elevadas, os melhores projectos online (startups) podem originar autenticas fortunas. Muitos Business Angels procuram esse tipos de projectos para financiar.

Projectos de crescimento -> Sem rendimentos -> alto potencial de crescimento -> Alto risco

Projectos de valor -> Com rendimentos -> Estabilidade -> Menor risco

Algumas ferramentas para analisar sites

Na tarefa de analisar de um negócio, muitos aspectos são importantes para verificar e poder sustentar uma decisão. Na internet existem muitos sites onde é possível recolher indicadores sobre os websites, nomeadamente, performance, rankings e outra informação diversa. Os sites abaixo listados são todos gratuitos e não requerem qualquer registo para ter acesso às suas potencialidades.

Alexa - Neste site pode analisar o ranking do site a nível mundial e também nacional, apesar de não ser 100% certeiro dá uma boa ideia das visitas que o site possui. É também possível fazer analises entre sites concorrentes em vários factores como: Pageviews, links e muito mais. Apresenta os sites mais vistos do mundo, divididos por países e também por temáticas. Visitar site

Woorank - Este site elabora um relatório muito completo sobre vários aspectos importantes do site. É um relatório interno onde se verifica o nível de optimização para os motores de pesquisa. Muito útil para melhorar uma página de internet. Visitar site

Domaintools - Para verificar o proprietário de um domínio e a antiguidade do mesmo é uma ferramenta essencial, mesmo havendo muitos outros sites que forneçam a mesma informação, este é de certeza um dos mais conhecidos e utilizados. Como já atrás referi só o domínio pode valer uma fortuna, mais sobre domínios pode ser visto aqui. Visitar site

GTmetrix - Esta ferramenta é útil para aferir a vários aspectos de desempenho, entre os quais se destaca a velocidade de abertura do site. Não sendo fundamental, é mais um aspecto a ter em conta. Apresenta muitas outras dicas para poder melhorar um website. Visitar site

Risco versus rendibilidade

Adquirir um site ou um projecto online pode ser uma jogada arriscada para quem não tenha um conhecimento especifico, é muito diferente de comprar um restaurante, café ou fábrica, onde existe um histórico através de demonstrações financeiras para dar sustentação ao valor, preço para a transacção. Para além de ser um negócio convencional. O riscos são elevados, tal como os benefícios futuros.

Por exemplo, existe uma rede social que está para venda, com uma menos valia estrondosa, (a rede social Myspace) e não existem investidores interessados no negócio.  Mesmo em sites pouco conhecidos, o valor de 2000 Euros pode ser um autêntico engano para o comprador, mas existem sites que se forem comprados por 50.000 são autenticas pechinchas.

É só encontrar o negócio certo.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.