Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Arrendamento como solução de habitação

A necessidade de ter um local próprio para habitar, uma casa, é uma necessidade do Homem, desde há já muito tempo. Seja grande ou pequena, com grandes luxos ou simples, possuir um local para viver é fundamental. Apenas a posse de uma habitação nos permite ter todas condições, essenciais a viver de forma digna e em segurança.

zona residencialEstas várias formas de obter uma casa para viver correspondem a diferentes mercados imobiliários, dependendo dos interesses de cada um, assim pode arrendar uma moradia como um simples quarto num apartamento num centro urbano. O arrendamento é uma óptima forma de não se endividar para ter uma casa, se bem que nem todos consigam as garantias necessárias para que as instituições financeiras financiem o imóvel.

Arrendamento a curto prazo

Solução de curto prazo, arrendar uma habitação torna-se positivo porque permite que não se gaste tanto dinheiro numa fase inicial, pagando-se apenas o valor mensal previamente acordado entre as duas partes envolvidas. Este factor leva a que a segurança económica aumente, pois como já foi referido o preço de uma renda é geralmente muito inferior quando comparado com o preço de uma prestação do crédito habitação, quando se trata do mesmo imóvel. O arrendamento utilizado no curto prazo é uma óptima solução para resolver situações provisórias, como a primeira casa ou solução de habitação após divórcio.

Arrendamento no Longo Prazo

Solução de longo prazo, arrendar uma casa permite-nos, em caso de alterações nos rendimentos, mudar de habitação para uma que tenha um valor mensal menor. Isto significa que caso nos deparemos com algum problema económico derivado, por exemplo, da perda de emprego, podemos sempre e a qualquer momento mudar-nos para outro local onde a renda a pagar seja menor e tenhamos assim a possibilidade de cobrir todas as despesas com que nos deparamos. O arrendamento de longo prazo ou seja não adquirir casa própria com os seus custos inerentes, permite uma maior mobilidade profissional das pessoas ao longo do seu percurso profissional.

Diferença entre alugar e arrendar

Existe alguma confusão entre os termos arrendar e alugar, utilizando-os por vezes de forma irregular, fica aqui então a definição dos termos:

Arrendar - Quando se pretende utilizar um bem imóvel (ser locatário) deve-se utilizar o termo arrendar, assim arrendar casa, arrendar terreno ou arrendar loja. Pois os bens são imóveis. Ao ser locatário de um bem imóvel diz-se arrendatário.

Alugar - Dizemos alugar quando pretendemos ser locatários ou usufruir de um bem móvel, assim quando alugamos um carro, diz-se alugar uma carro ou alugar um barco. Ao ser locatário de um bem móvel diz-se utilizador.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Arthur diz:

    Olá a todos,

    Herdei uma loja pequena na zona do castelo em lisboa, e como não tinha interessados para a dita loja comercial, resolvi transforma-la em estúdio para habitação.
    Agora foi-me dito que não posso fazer um contracto de arrendamento para habitação. Também me foi dito para fazer um contracto de hospedagem. Em que consiste tal contracto? como resolver esta situação de modo a estar legal e rentabilizar o espaço?

    Desde já agradeço a vossa ajuda,

    • Nuno diz:

      Olá Arthur

      Infelizmente não posso ajudar muito.
      O melhor será contactar um advogado ou um arquitecto.

      Votos de sucesso