Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

A importância do design num website

Dada a quantidade de páginas existentes na internet, agora, mais do que nunca, é necessário estabelecer a diferença para vingar junto dos leitores. A última a fazer é sem dúvida divulgar o nosso site, fazer o mundo saber que ele existe. No entanto, sem conteúdo de qualidade, design atraente e um domínio relevante, nenhum projecto terá sucesso na imensidão que é a internet (existem excepções!).

Embora muitas pessoas tenham a ideia errada de que saber escrever e ter conhecimentos para partilhar é suficiente para ter visitas, a verdade é que o conteúdo tem a mesma importância que um bom design e uma boa acção de publicidade ou um bom domínio. Aliás, apenas com uma junção entre estas 4 tarefas um projecto web poderá atingir o seu objectivo, independentemente de essa finalidade ser a de permanecer em contacto com os visitantes, vender um determinado produto ou rentabilizar os recursos pela disponibilização de informação ou de um serviço.

Design é muito mais do que imagem gráfica, conseguir a atenção do visitante é o objectivo.

Seriedade é característica essencial

O bom design de um site é uma óptima porta de entrada para a confiança dos leitores, pois deixa uma impressão da seriedade da entidade que gere esta página e demonstra o cuidado colocado no meio de contacto directo com os leitores, o próprio website. Este é um passo crucial e, apesar de poder parecer básico, na realidade a maioria dos internautas leva este ponto muito em conta e tende a não voltar a páginas que aparentem desleixo na apresentação.

Identificação com o público-alvo

Uma das mais imprescindíveis noções a ter no design de um site é a adequação ao seu target. Se as mulheres são o público-alvo que se pretende atingir, naturalmente que não se poderá criar algo que vá de encontro ao gosto masculino e vice-versa. Esta contrariedade no que diz respeito à identificação do target com o design da página é de assaz importância, uma vez que existindo a sensação de desconforto, o site fica a um passo de deixar de ser apelativo para o público-alvo a que estava destinado.

Coerência da cor

Ainda que pareça estranho, e sendo muitas vezes algo inconsciente, a verdade é que as pessoas tendem a avaliar a coesão que existe entra a imagem de marca da entidade e as cores utilizadas nos vários espaços do site. O padrão coerente tem um efeito positivo no leitor, que espera sempre que a identidade visual da empresa se encaixe nas suas decisões gráficas da utilização da cor.

As três características acima referidas são apenas uma quota-parte das que influenciam seriamente a decisão de um internauta voltar ou não a um determinado site. Estes traços específicos brevemente expostos são “a ponta do icebergue” que descortina as razões por detrás de um site de sucesso e, à semelhança do conteúdo, domínio e divulgação do website, o design tem um papel crucial na fidelização de leitores e visitantes.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.