Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Importância de ter uma marca para o seu negócio

A marca é um dos factores mais importantes num negócio, pois é ela que possibilita aumentar as margens de contribuição ou margens de lucro brutas, já que a Marca faz elevar o preço de venda.  De forma muito simplista, o uso de uma marca faz vender mais caro o mesmo produto, comparativamente. Assim o investimento na sua criação é fácilmente amortizado.

O que é uma MARCA?

Por vezes as pessoas mais desatentas pensam que uma marca é um logótipo feito por alguém com criatividade. Mas vai muito para além disso, o logótipo é apenas o veiculo do marca. A marca pode estar num slogan!

Marca é um sinal ou conjunto de sinais que identificam qualquer coisa. Neste caso uma empresa ou produto.

A criação de um logótipo pode representar milhares de euros de investimento, profissionalmente os designers criativos, ou criadores de marcas, pensam em vários aspectos para a sua concepção. Primeiro qual é a imagem que querem transmitir. As cores têm um significado tal como os objectos ou formas utilizadas têm uma simbologia.  A conjugação deste elementos vão formar a marca, onde pode constar o nome, a signa ou simplesmente o símbolo da empresa.

Exemplos

Poria dar muitos exemplos para demonstrar isso, mas antes temos de abordar a construção da marca e os factores/atributos que a fazem crescer.

Os atributos, uma marca é aquilo que nos quisermos, dentro do limite do razoável, pois existem exemplos de visionários que se deram mal, Pierre Cardin, uma marca de camisas para homem tentou vender produtos de qualidade reduzida a preços elevados e caíu!

A marca representa o posicionamento que pretendemos dar, assim temos de ter em atenção vários aspectos, como a comunicação da marca e ao que está associada, patrocinar uma equipa de futebol é uma coisa, patrocinar um evento de golfe é outra.

O preço que são colocados à venda os produtos também influênciam os atributos da marca, pois se a marca é de luxo pode ser conferido pelo preço que retirar possibilidades de aquisição mas faz crescer o desejo de as possuir.

Uma Marca tem atributos

A forma de estar no mercado também adiciona atributos, por exemplo gostaria que o investidor.pt representasse independência e fonte de conhecimento para além de ser motor de incentivo a empreender ou investir. Os atributos que podem ser adicionados são imensos, onde tudo conta, as instalações da sede, a satisfação dos trabalhadores, etc.

Marcas TOP, estão na mente do consumidor

Uma marca top of the mind (a marca é reconhecida, lembrada muito facilmente) é uma marca que todos sabem quem está pode detrás dela. Para conquistar essa proeza são necessários muitos milhões de investimento em comunicação junto consumidores, para que eles retenham a mensagem.

O investimento para possuir uma marca com alto reconhecimento pode custar bastante ou em contraponto levar muitos anos a construir, mas não é impeditivo de ter uma marca de menor dimensão, pois é melhor ter uma marca pequena do que vender produtos sem identidade.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.