Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

6 Formas criativas de procurar emprego

Encontrar emprego é cada vez mais um desafio. A concorrência é enorme para as escassas ofertas de emprego e as pessoas têm de utilizar formas criativas de se fazerem notar e chamar a atenção sobre si. No fundo será utilizar alguma criatividade para se destacar no meio da multidão. Se antigamente as capacidades, as competências e a experiência profissional eram os principais factores a ter em conta para quem contratava, hoje existem centenas de pessoas que preenchem os requisitos necessários a determinada função, sendo que a idade é cada vez mais o factor decisivo e eliminatório.

A diferenciação dos candidatos a emprego é cada vez mais difícil. 

Depois de fazer uma pesquisa encontrei diversas de pessoas que inovaram na procura de emprego e são inspiradoras. Tal como referido no artigo: onde procurar oportunidades de emprego encontrar emprego é um trabalho. Se os métodos tradicionais (candidaturas via postal ou via correio electrónico) não resultam, há que utilizar a imaginação.

Outdoor publicitário

Recentemente um jovem no Reino Unido investiu as suas últimas poupanças num cartaz publicitário onde pedia que o contratassem. O problema do desemprego é transversal.

O anúncio indica um site: www.employadam.com que contêm um vídeo também criativo

Procurar emprego através do Google Adwords

Este vídeo já tem uns anos, mas considero uma forma genial de forçar a contratação. Resumidamente, cria-se um anúncio através do Google Adwords em que as palavras-chave do anúncio são nomes de empresários e depois solicita-se uma oportunidade de emprego ou entrevista. O anúncio deverá ter como destino o website pessoal.

Vídeos criativos

Em Portugal existem pelo menos 2 casos de pessoas que realizaram um vídeo na esperança de que possam aceder a um emprego.

Orlando Andrade

Sofia Mesquita

Envio de cartas coloridas

Há uns anos também eu fui criativo na resposta a anúncios de emprego, tinha pouco a perder, durante uma fase as respostas que enviava seguiam em folhas coloridas (amarelo, laranja, verde, azul) em vez da folha mais que vulgar branca. O beje também é uma cor muito utilizada. O resultado não foi nada de extraordinário, consegui apenas 1 entrevista.

2 NOVAS IDEIAS 

Cada vez mais as formas de procurar emprego utilizam os canais de comunicação utilizados pela publicidade, assim lembrei-me de incluir 2 maneiras possíveis de inovar na procura de emprego.

Folhetos

Aqui está mais uma forma que pode ser utilizada para procurar emprego. A ideia é simples fazem-se uns folhetos e distribuem-se na área de residência. Por vezes as oportunidades estão onde menos se espera. Nunca se sabe se não encontrará um empresário que fique sensibilizado e lhe ofereça uma oportunidade.

Anúncio de rádio

Em rádios locais não será muito dispendioso adquirir um anúncio radiofónico, o texto a incluir até pode ser simples: ” Sou o _____ estou à procura de uma oportunidade profissional no sector _______ tenho disponibilidade imediata. Contacte-me através do meu website”.

Arranjar emprego deverá ser encarado como uma missão, não desanimar, continuar a insistir até encontrar o que se procura, pode não ser fácil, mas não é impossível!

Comentários

  1. mjosé costa diz:

    cá vai…

  2. motivacaoemprego.pt diz:

    Gostei, especialmente do video do adwords, porque nunca me passou pela cabeça utilizar esse recurso para a procura de trabalho.
    No entanto a forma mais eficaz de obter um emprego (70 a 80%) é através da nossa rede de contactos: Networking.

  3. Carla Machado diz:

    Olá sou a Carla, procuro trabalho como técnica comercial e tenho disponibilidade imediata.

  4. Maria Gorete Costa diz:

    Boa tarde, sou de Viana do Castelo, uma profissional muito competente e que adora trabalhar, tenho bastante experiência na área administrativa e com total disponibilidade.

  5. Célia diz:

    encontro me a procura de emprego e nao encontro. Tenho carro próprio e se alguém da zona do cartaxo souber algum negócio para fazer em conjunto, com alguém na mesma situacao que eu , aceito propostas. tel. 914270856

    • Germano Graça diz:

      Boa tarde, sou da zona do cartaxo, recentemente iniciei um negócio e preciso de comerciais de publicidade e marketing para várias regiões.. Se por acaso estiver alguém interessado é só contactar, 913022338

  6. Francisco diz:

    Bom Dia, vivo no Distrito do Porto, tenho 47 anos e chegado ao Ano de 2014 nem estou desempregado nem me sinto realizado. Procuro Trabalho na área do Turismo, Transportes, Logística, Distribuição ou outra. Procuro apenas uma oportunidade! Obrigado