3 formas de obter motivação

A motivação é importante para realizar acções, é a motivação que nos faz mover. De forma muito simples a motivação de cada um é influênciada 2 factores, internos (nós próprios) e externos (das pessoas com quem convivemos), se bem que também temos influência em quem escolhemos para nos relacionar.

A motivação é uma fonte de energia, que propência a produtividade pessoal, ou permite atingir um estado de foco que se traduz em melhores resultados face a uma pessoa nas mesmas condições desmotivada. Nem será necessário dar exemplos. Basta pensar um pouco nas nossas vidas e nas atitudes de cada um.

A motivação consegue reforçar o sentimento que somos capazes, faz-nos acreditar. Acreditar é o caminho para alcançar os nossos sonhos, faz aumentar as esperança de realizar algo, seja o que for. Pode ser: ficar rico, deixar de fumar, emagrecer, tirar a carta,  conseguir um emprego ou outra coisa qualquer.

Deixar de sonhar é deixar de viver. Sonhar é viver, sem sonhos não existe motivação.

A auto-motivação é importante, criar em nós próprios o sentimento que conseguimos, acreditar aconteça o que acontecer que somos capazes de nos superar e realizar o que nos propomos. Acreditar que somos capazes. Por vezes basta saber-mo-nos rodear das pessoas certas, das pessoas que transmitem energias positivas, decorrentes do positivismo de forma a criar um ambiente propício para as coisas acontecerem. Contudo o negativismo se for encarado com um desafio, também pode ser encarado como impulsionador das motivações.

Apoios e incentivos

O apoio é uma forma positiva de motivação, não falhar perante os que nos apoiam é uma força que não queremos perder, pois esta em jogo as percessões que os outros tem de nós. Um elogio, uma palavra de animo pode fazer milagres.

Existe alguém que acredita em nós, nas nossas ideias, isso dá por assim dizer uma força positiva extra. Pois em princípio não queremos falhar perante as pessoas que nos apoiam. Forma-se um tipo de compromisso que atribui mais importância ou que iremos enfrentar. O  conceito de importância já foi abordado no artigo: pirâmide da importância.

Sabe-se quando recebemos apoio, que mais não seja pela expressão facial da pessoa, ou pelo ton de voz, contudo existem outras situações que ocorre através de mensagens. Por exemplo um comentário num blog. Um comentário pode trazer algo de muito positivo consigo, dar uma pequena força por ser um grande gesto.

Tenho uma história com um comentário, que relembro frequentemente, a Ana Rita, comentou o meu primeiro blog, deixando um comentário positivo, numa altura em que não recebia nenhum comentário. Com isso criou-se (ou acelarou) uma amizade.

Aqui no Investidor.pt, já recebi alguns comentários de incentivo, o que trás sempre sentimentos bons e motivação. Obrigado a quem se dignou a motivar-me ;-)

Desafios

O desafio funciona como motivação utilizando forças negativas, não existe muito a perder, por isso há que saber tirar partido destas energias, transformando-as num motor de concentração e foco no objectivo, de forma a utilizar o que seria potencialmente negativo e desmotivador numa fonte de motivação.

O desafio que recordo mais frequentemente, está ligado à criação do meu próprio posto de trabalho através do IEFP, 2 pessoas disseram-me que não conseguiria obter o fundos do programa de apoio. Tive muito prazer e alegria em mostrar o cheque com o valor recebido. Reconheço que não foi fácil mas com persistência tudo se consegue.

Auto-ajuda

Encontrar recursos que permitem elevar o sentimento positivo, acreditar pode ser uma solução que controlamos pra elevar os nossos padrões de confiança e motivação. Por vezes pode ser uma boa ideia: ler um livro de auto-ajuda, pois estes são ricos em fazer acreditar que somos capazes de atingir determinado fim. De forma controlada, poderia dizer que ler um livro deste genero de vez em quando, pode ser uma boa ideia. Mesmo sabendo que nem tudo deve ser levado à letra, aconselho este tipo de livro porque pessoalmente gosto esporadicamente de os ler, a bem dizer ainda só li 1 (2 vezes).

Outra ideia será ler biografias de pessoas que atingiram o sucesso, pois podem ser encorajadoras a perseguir os nossos sonhos, tal como estes fizeram.

Motivação é acreditar

Acreditar que somos capazes é meio caminho andado para conseguir atingir as metas ou os objectivos, a força de acreditar faz concentrar o foco que nos permite realizar tarefas ou acções de forma facilitada, ou permite atingir níveis de concentração e foco que de outra maneira seriam mais difícil atingir.

Os bens materiais também podem ser um elemento motivador: conseguir motivação extra

De uma forma geral, podemos concluir que não será por falta de motivação que não se atinge os objectivos, pois esta pode ser conseguida de todas as formas, apoios ou desafios, bastando para isso que a nossa mente interprete as interações de forma positiva, de modo a retirar o ingrediente motivacional de cada aspecto que vivenciamos.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. ALICE OLIVEIRA diz:

    Parabéns pelo seu blog.

  2. marinalva diz:

    parabens, estava a vasculhar na net atoa msm , me deparei com teu blog e posso dizer era exatamente o que precisava! mas podias dar nos algumas estrategias sobre a area da beleza tipo salão de cabeleireiro
    obrigado e mas uma vez parabens

    • Nuno diz:

      Olá Marinalva

      Obrigado. Agradeço as suas palavras

      Em breve vou escrever um artigo sobre estratégias para cabeleireiros.
      Votos de sucesso

  3. Daniele diz:

    Oi Nuno,
    Estou gostando mt dos seus textos… de um pulo para outros rs…
    Parabéns!

  4. Nuno diz:

    Olá Daniele
    Obrigado

    Votos de sucesso



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.