18 ideias para negócios rentáveis e sustentáveis

bons-negóciosIdeias de negócios existem muitas, mas nem todas são económicamente rentáveis o que as tornam não sustentáveis. A sustentabilidade é a sobrevivência do negócio, e para um negócio poder perdurar no tempo tem de ser rentável. Parece confuso, mas não é assim tanto!

Listar ideias que obedeçam a estes critérios não é fácil nem consensual, pois não é certo que todas as empresas nestes sectores consigam manter actividade. Mas por exemplo, acredito que haverá sempre produção de legumes e fruta, contudo isso não garante que todas as empresas que se dediquem à produção de qualquer um deles produtos, sobrevivam.

Um negócio para ser sustentável tem de ser rentável, mas um negócio rentável pode não ter sustentabilidade.

Um negócio sustentável é um negócio capaz de perdurar no tempo, num horizonte temporal alargado de 10 ou 20 anos.

Um negócio rentável é um negócio que gera lucros (resultados positivos). Podendo apenas ser um negócio de ocasião.

18 NEGÓCIOS RENTÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Produção de produtos agricolas

A alimentação pertence ao grupo das coisas não dispensáveis, só por isso é infinitamente sustentável. Falta saber apenas o que produzir e a que preços. Mesmo fora do âmbito dos negócios, a agricultura de subsistência pode ser um óptima forma de iniciar uma actividade.

  • Produção de fruta
  • Produção de legumes

Produção de energia

A energia é o motor do desenvolvimento, muitas são as formas de poder obter energia. As energias renováveis ocuparam lugar de destaque nos últimos anos e irão ocupar cada vez mais espaço.

Na minha opinião, considero que a melhor forma de produzir energia eletrica é através de centrais de biomassa. Centrais que funcionam com madeira ou lenha, ou seja, pode ser aproveitada a limpeza de matas para produzir electricidade.

  • Produção de matéria prima combustível: madeira
  • Produção de energia fotovoltaica.

Fabrico e comércio de vestuário e calçado

O vestuário e o calçado fazem parte das necessidades básicas dos individuos. Tal como o sector alimentar, é uma área que não pode deixar de existir. As pessoas vão continuar a necessitar de vestuário para se protegerem do frio ou simplesmente porque, a não ser no Meco, o vestuário e calçado fazem parte do dia a dia.

  • Fabrico de sapatos de senhora
  • Confecção de casacos

Produção e distribuição de informação

Apesar de nos dias que correm os Orgãos de comunicação social estarem a passar diversas dificuldades, estas só acontecem porque os responsáveis não conseguem encontrar um modelo de negócio sustentável para as suas empresas. A questão é que ainda não  conseguiram adaptar-se  às últimas mudanças tecnológicas mas isto não faz do negócio da comunicação um mau negócio. O negócio da comunicação e informação é sustentável. É um assunto para desenvolver em breve.

  • Jornal temático
  • Rádio segmentada

Cuidados pessoais

Existem actividades relacionadas com o bem estar dos individuos que irão permanecer, a procura por estes serviços será estável para o futuro. No caso dos homens cortar o cabelo é um bom exemplo, no meu caso pessoal ocorre todos os meses. No caso das senhoras, mesmo que não seja necessário cortar ou acertar as pontas do cabelo, as colorações (para tapar cabelos brancos) acontecem de forma regular logo desde os 30 anos, aproximadamente.

  • Cabeleireiros de homens
  • Cabeleireiros de senhoras

Transportes

O transporte é o que permite a existência de mercados, caso não houve meios para alterar a localização de materias, viveríamos em dependente do que produzíamos para sobreviver. Sem deslocalização, as coisas seriam complicadas. Por exemplo: as grandes cidades não podiam existir.

  • Transporte de mercadorias
  • Reparação de veículos

Reciclagem

Os negócios que aproveitam desperdícios, são normalmente lucrativos. Ao recolherem o que ninguém quer, conseguem obter bens/objectos por um custo baixo de aquisição. Por exemplo a recolha de uma veículo para abate por valores em torno dos 100 Euros. Bastará vender o motor por 300 euros para obter uma grande rendibilidade.

  • Sucatas
  • Venda de peças usadas

Negócios relacionados com a natalidade

A natalidade irá continuara a acontecer, mesmo que de forma decrescente, assim os negócios relacionados com a natalidade tendem a ser sustentáveis, pois é um acontecimento que sustenta as sociedades. Existem muitos bons negócios relacionados com as crianças, pois os pais dão cada vez mais atenção aos filhos. Os filhos são tudo, mas são também uma despesa.

  • Clínicas pediátricas
  • Vestuário infantil

Negócios relacionados com a morte

Todas as vidas têm um fim. Com base neste princípio é possível desenvolver diversas actividades.Mesmo que por vezes não seja para todos, é um negócio como outro qualquer, pois alguém tem de tratar dos falecidos. Como é uma actividade que cria algumas barreiras é preciso ter um perfil muito específico mas permite obter boas remunerações dos capitais investidos.

  • Agências Funerárias
  • Crematórios

As ideias apresentadas para serem totalmente sustentáveis necessitam de um modelo de negócio acertado, nem todas as empresas nas áreas referenciadas são sustentáveis, basta por exemplo possuir uma estrutura de custos desajustada para deitar por terra a sustentabilidade e fracassar. Nota: Mesmo os negócios rentáveis podem ser destruidos pelo excesso de oferta, se houver excesso de oferta, os preços caem, a rendibilidade de um negócio por força da concorrência desce. Este pormenor também afecta os negócios sustentáveis!

Possuir uma estratégia para o negócio, é também um imperativo.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Leopoldina diz:

    Sou de S.Tome, vivo em Londres, tenho o negocio de tratamentos de estetica e massagem. Tenho aparelho de lipocavitacao ultrasonica, massager GS, Detox foot spa, vibration plate, produtos etc etc.Procuro alguem que tenha disponibilidade financeira para abrirmos em Angola, Mocambique ou em Cabo Verde.Tenho 15 anos de experiencia, tenho formacao em fisioterapia, estetica, massagem e cabeleireiro.
    Obrigada pela sua atencao

    • Bravo diz:

      Boa tarde,
      Sou angolano e estou muito interessado, para tal gostaria que me contactasses com urgência.

    • David Rufino diz:

      Boa tarde!!

      Tenho a representação de algumas marcas a,ericas que lhe podem interessar. ENtre em contacto comigo para lhe dar a conhecer.

      David Rufino
      davidmrufino@gmail.com
      934508555
      Skype: david_rufino

    • edna nascimento da veiga diz:

      olá procuro pessoas que quere, investir em cabo verde

    • julia diz:

      ola, sou julia, sou de mocambique e trabalho num dos bancos ca em mocambique. o salario para mim n ao e suficiente e tenho ultimamente pensado num negocio que seja rentavel e lucrativo para mim. bom, pensei em abrir uma empresa de massagens, mas fiquei ca limitada porque nao tenho muita nocao nisso, mas a seguir pensei em ter alguma formacao e que isso nao seria obstaculo. mas quando vi seu mail, ai fiquei com mais forca, e pensei em contactar. a ideia e boa, e poderiamos bem abrir ca em mocambique. mas okay, por onde comecamos?

  2. joao diz:

    Muito boa noite, tenho 4 casas em zona costeira, t3,t2, t1 e t0. Estas casas estiveram alugadas durante muito tempo até que começei a ter problemas de recebimento que rapidamente se alastraram a todas. Agora ainda estou a acabar de resolver os dois últimos, mas já começo necessariamente a pensar numa solução de rentabilização evitando o aluguer das casas em si por tempo mais longo. Será viável esta nova ideia dos hostel, é necessário fazer algum registo? Por outro lado será possível, alugar a uma agência todo este património para um projecto longo de 5 anos por exemplo, e essa agência encarregar-se de tudo por essa data, em que eu poderei receber um valor mensal fixo, nem que seja baixo mas certo.
    Obrigado boa noite.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá João

      O arrendamento requer muito trabalho por detrás.

      Existem empresas de gestão de património imobiliário que fazem tudo por si.

      Votos de sucesso

  3. Joao diz:

    Ola A todos
    Tenho uma vasta experiencia na instalacao de equipamentos de climatizacao refrigeracao energia solar termica e electricidade entre outras com os respectivos certificados. A algum tempo que procuro uma oportunidade em Angola ou mocambique mas sempre sem sucesso devido a nao ter contactos nesses paises.

    Alguem me pode dar umas dicas e se possivel contactos

  4. Eugénia diz:

    Bom dia
    Tenho loja na Estefânia, em Lisboa, para realizar workshops diversos.
    Alguém está interessado? Ou sabe dizer-me onde anunciar?
    Grata

  5. antonio lota. diz:

    Boa tarde estive a ler sobre como começar um negocio, e tenho uma receita de Bolos que tem mais de 30 anos e que já me fez no passado ter algum lucro, mas por motivos Familiares parei. Alternadamente tenho feito uso da receita para os amigos e até alguns restaurantes já me compraram inclusive para festas.. tenho uma tarte amendoa que pode ser comida por quem use placa ou tenha dificuldades em mastigar.
    Tenciono inclusive comercializar a massa em ultracongelada, ou massa pronta para a pessoa fazer a sua tarte em casa com exelente qualidade caseira.Tenciono começar este projecto que pode dar trabalho a pelo menos 4 a 6 pessoas. Não vou desistir aqui fica ideia. estou a disposição para conversar sobre este negocio.

  6. Aldo Salles diz:

    investidor/parceiro/sócio

    PROJETO BLOCOLAR
    Projeto ambicioso para habitação, um sistema de encaixe pra levantar as paredes, colunas e cintas na construção civil, sem uso de argamassa, reboco, madeira, etc…
    O bloco é estrutural suas medidas de espessura estão em conformidade com NBR, de acabamento excelente, você consegue subir uma parede em tempo recorde, já que este modelo de bloco é autotravante. Suas colunas são concretadas por dentro do bloco, com espaço interno no mínimo de 10 cm x 10 cm, o sistema inovador de cinta se interliga com a coluna. Neste sistema você sobe a parede, concreta colunas e cinta de uma casa de 50 m² em média de 12 horas, fica pronta para receber acabamento final, um dos modelos do BLOCOLAR elimina caixilhos de porta, caixa de luz, elétrodutos.
    O objetivo do BLOCOLAR é produzi-lo com materiais reciclados, plásticos, polímeros, casca de arroz, palha de coco, serragem, etc… Além de ficar mais leve e resistente e tornando-o totalmente reciclável, atingindo causas social e ambiental. Reduzindo drasticamente o custo, de uma residência, esforço humano, danos ambientais, desperdício de materiais, totalmente reciclável e outros itens que são relacionados a qualidade.

    O meu projeto está no papel, em 2013 fiz o pedido de patente no INPI do projeto constituído por um conjunto de peças, registro do nome “BLOCOLAR”, registro do site http://www.blocolar.com.br, cheguei a confeccionar varias peças em “MDF” (madeira prensada), para analisar e testar encaixes e formas de montagem. Apesar de o projeto ser só meu atuei com a opinião de vários profissionais, engenheiro civil, técnico projetista, engenheiro eletrônico especializado em acústica e mais amigos, foram 3 anos, até o pedido de patente.
    Quero viabilizar o BLOCOLAR porque o projeto é promissor e para avançar preciso de investidor/parceiro/sócio, efetuado o pedido de patente em 04/2013.
    Grato por sua atenção
    Aldo Salles
    aldosalles@blocolar.com.br
    47 – 97674497
    Joinville – Santa Catarina

  7. jose diz:

    Bom dia
    Li todos os comentários sobre vários projéctos rentáveis, só não a vi ninguem dizer algo sobre o mundo moveleiro que é rentável. Há 20 anos trabalho com móveis projectados e tenho um salão de 200². Se porventura alguns logistas ou alguem queira investir na fabricação de projectados e abrir lojas, queiram me contctar pelo e-mail.

    cumprimentos

  8. Francisco diz:

    Tenho várias ideias de negócio nas áreas da formação, segurança etc, as quais têm grande viabilidade em qualquer País da CPLP, tenho dupla nacionalidade Portuguesa e Angolana, alguém interessado em partilhar ideias e projectos, parcerias, estou 100% disponível.

  9. Hélio Caçador diz:

    Boa noite!

    Procuro parceiro investidor com ideias inovadoras para dinamizar um autocarro (multiusos) na qual sou proprietário. (http://www.helioslda.com)

    Cumprimentos

  10. investimento de ideias diz:

    boa noite a investimentoideias tem o prazer de comvidar todas as pessoas que tenhao ideias,patentes que nao saem da gaveta para analize,temos clientes para todas as areas,gostariamos que nos enviassem as vossas ideias para o nosso imail,com videos ou imagens.vamos dar as nossas ideias ao mundo e criar fortunas.

  11. Ferreira diz:

    Boa noite, ando a pensar em negocios lucrativos, sou um jovem de 23 anos e cheio de garra, trabalho na segurança privada mas pretendo criar alicerces e ter um negocio com futuro, tenho um terreno do tamanho de dois campos de futebol com um pavilhao grande em chapa, era uma antiga pedreira uma parte do terreno tem o chao com pedras e outra parte é monte, tenho possibilidade de usufruir do terreno sem arrendamento, é so começar a trabalhar, estou aberto a opinioes sobre o melhor negocio para aquele sitio.

    Obrigado

  12. Augusto diz:

    Estou no Brasil. Sou corretor na area do agronegócio. Procuro investidor para compra de imoveis rurais para revenda ou lazer.

    • Ana Brito diz:

      Eu tenho uma área de 2000m2 em São Gonçalo- rj.
      Praticamente pronta para lazer, inclusive tem procura.
      Estou vendendo.
      Área linda. Toda murada. Piscina, …

  13. elsa teixeira diz:

    Estou a negociar o aluguer de um predio nos anjos em lisboa com quatro andares com 9 quartos cada andar estou a pensar abrir um motel ou um hostel o predio precisa de obras de adaptação mas o aluguer é por um preço muito bom …porvetura há alguém q queira entrar em parceria neste negocio ? Também gostatia de rcolher openioes para estes dois tipos de negocio pois nao consegui encontrar nenhum artigo sobre moteis ou hostels

    Obeigada

  14. Armanda diz:

    Boa tarde

    Pertenço a um escritório de consultadoria e contabilidade em que avaliamos a viabilidade dos projectos, como também os elaboramos ao abrigo dos incentivos existentes em Portugal ( PRODER, Etc.)
    Se alguém precisar de ajuda entre em contacto

    Obrigada

  15. Miguel Macedo diz:

    Boa tarde.
    Há dois anos que estou desempregado, trabalhava há vários anos no pós-venda e tinha sucesso, mas por razões pessoais despedi-me e ingressei noutra empresa, que me despediu e vários colaboradores passados 6 meses.
    Estou numa fase da vida, em que me sinto “tentado” em por em prática, ideias que ao longo destes anos tenho vindo a desenvolver.
    O que me impede de o fazer, é o investimento em qualquer uma das ideias, pois neste momento encontro-me sem qualquer subsídio e sem poupanças, voltei para casa dos meus pais e é deles que dependo.
    Por outro lado, tenho muito receio em fazer a apresentação das ideias, pelas mais diversas vias, a pessoas que não conheço e que até possam dizer que a ideia não lhes interessa, e mais tarde, ver as ideias a serem desenvolvidas por eles…
    Desassossega-me o facto de ter tanta ideias que penso serem boas e não conseguir “ignição” para elas.
    Não tenho património / garantias bancárias, e não vejo com bons olhos soluções do género business angels, de todo…
    Nem todas as ideias que tenho, são de investimento avultado, são elas de áreas bem diversas e algumas com um investimento muito pequeno; informática, restauração, lazer, animação nocturna, ensino e ocupação de tempos livres, hotelaria, desporto amador.
    Precisava de encontrar uma equipa onde me revisse e confiasse em algum dos projectos, assim como, estou em busca de ideias de financiamento para pessoas na minha situação.

    Obrigado

  16. alex diz:

    Tenho um Hotel na Guiné Bissau e outros investimentos interessantes, é a oportunidade para bons negocios uma vez que o país esta em vias de desenvolvimento.

    • Rui diz:

      Olá..sou o Rui.tenho uma empresa de materiais de construção..gostaria de alargar o meu negócio e fazer vendas em África..nomeadamente fornecer material para manutenção de hotéis e tudo correspondente ao sector da construção..obrigado

  17. Pascoal diz:

    Boa noite trabalho na área do vending e da diversão e gostaria de encontrar distribuidores que queiram trabalhar com uma participação sem investimento que tenham grande vontade de trabalhar e ganhar um pouco mais , só no estrangeiro DÁ-SE PREFERÊNCIA a pessoas que estão em FRANÇA, SUIÇA, ALEMANHA, LUXEMBURGO, BELGICA, IRLANDA DO NORTE, HOLANDA, BRAZIL e talvez em países AFRICANOS. Pessoas que vivam nestes países e que tenham vontade de fazer o seu próprio negócio com todo o expírito que necessita. Contacte por email

  18. Ana Venda diz:

    Boa tarde,
    Recentemente iniciei um projecto que me encanta,tenho vários imóveis na Ilha da Madeira, legalizados, para alojamento a turismo, está a correr bastante bem, mas, gostaria de arranjar parceiros, sem necessidade de investimento, basta que me arrangem mais clientes divulgando os meus imóveis. Tenho preferencia em pessoas com contactos ou que vivam na Russia, França, China, Noruega, Espanha, Alemanha, Inglaterra (…) Contacte via email sff.

    • Rui C diz:

      Bom dia,
      Estou a iniciar projecto algo semelhante e gostaria de trocar algumas ideias consigo, e de possível colaboração. Se tiver algum interesse pfv diga.
      Obg

  19. Fernando Mucanda Ndungo diz:

    Ates de tudo os meu melhor comprimento.
    consoante as minhas pesquizas eu estou a fazer uma solicitações de ajuda financeira para reabertura ou construção de restaurante com uma planificadora para este pozito social e económico.

  20. Pedro diz:

    Boa noite. Tem algum site na Internet que faça a divulgação dos imóveis através de fotos e que disponibilize online espaço para contatos e para marcação de reservas?

  21. Liliana Lopes diz:

    Boa tarde li todos os comentarios mas nenhum falava das tipicas lojas de 1€ alguem sabe se ja existr franchising delas ou como posso arranjar fornecedores para a mesma.obg

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Liliana

      Na minha opinião, esse modelo de negócio está mais do que esgotado.
      Já reparou nas lojas de 300, ou 1 euros que fecharam nos últimos 5 anos.

      Votos de sucesso
      Nuno Casimiro

  22. Paula diz:

    Muito bom dia

    Sr. Nuno Casimiro

    Gostaria da sua opinião para um negocio que tenho andado a pensar . Não é nenhuma novidade mas gostava de saber o que pensa . Venda de roupa , calçado e acessórios para adultos em segunda mão .

    Obrigado

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Paula

      Agradeço o comentário

      Sinceramente, não sei se será boa ideia. É um mercado que não conheço

      Votos de sucesso

  23. Eliana diz:

    bom dia ,,quero investir no brasil algo que de muito lucro,, moro aqui mas nao sei no que investir meu noivo e da russia e ele vai vim para o brasil no mes que vem.. procuro negocios para ele… alguem pode me dar uma ideia do que procurar

  24. Leonor Abel diz:

    Boa noite,
    Trabalho em estética a mais de 20 anos, sei praticamente tudo sobre a área, tenho aparatologia, tal como maquina de cavitação, mesoterapia, e endermologia, LPI, depilação a laser (Definitiva) massagens de relaxamento, desportivas, etc.
    Gostaria de vender as maquinas pois estão em bom estado, ou arranjar sócio/a para abrir negócio.

  25. franclim diz:

    ola a todos.estou a penssar abrir uma mercearia de produtos bio em fatima,mas não sei que papelada preciso,nem por onde comacar.se souberem ajudem-me.obrigado.

  26. frederico ramos diz:

    Boa noite,

    eu estive os ultimos 5 anos em Italia a trabalhar na construçao de auto-caravanas fiat e iveco (3 anos) e mais 2 anos a trabalhar em pintura industrial de serie das motos ducati honda e bmw. neste momento encontro-me em Portugal desempregado. tenho a ideia de abrir uma oficina de auto-caravanas (instalaçoes,agua,gaz,electricidade,fibra de vidro,plasticos,moveis,isolaçao,etc etc) mas nao tenho dinheiro. entao procuro quem ja tenha uma oficina com espaço extra para auto-caravanas e que queira uma parceria comigo. tenho 35 anos e 5 cursos ( ceramica,ourivesaria,desenho,fotografia e musica) mas sou jovem e moderno e ate agora so levei naos a meu ver por ter uma rasta de 1 metro. tenho muita pena porque na italia trataram-me com muito respeito e ate admiraçao. conclusao procuro alguem interessado nos meus conhecimentos e trabalho e nao na minha aparencia. se for esse o caso estou a desposiçao. sou de arredores de gaia.

    cumprimentos

  27. Tiago diz:

    Boa tarde

    Empresa a 14 anos no mercado de formação em Portugal e com vontade de expandir a rede,procura parceiros ou futuros interessados para investir nos paises CPLP. Se por ventura alguem estiver interessado em nos conhecer ou se associar que entre em contacto para o meu email ou responda a este convite.
    Obrigado

  28. Eder Kowalski diz:

    tenho uma rede social que acabei de criar estou procurando alguém para ser sócio que tenha dinheiro para fazer a divulgação da rede social inicialmente temos que investir na divulgação para que nos de muitos lucros no futuro

  29. Aura diz:

    Carissimos

    Procuro pessoas que estao ligadas a moda ou gostam de moda para uma possivel parceria, sou mocambicana e vivo em mocambique.

  30. Joao Vicente diz:

    Boa tarde,

    Eu estou a procura de investidores na área de venda de material hoteleiro para Angola. Eu sou licenciado em hotelaria pela universidade de hotelaria e turismo do estoril em gestão de empresas turisticas e tenho uma pós graduação em Liderança e relações internacionais em Harvad. Infelizmente o meu pai teve 1 Avc e está hospitalizado sem recuperação e desse modo fiquei com uma empresa em angola onde tenho armazém e toda a logistica necessária para continuar ou dar um novo rumo. Tenho nacionalidade Amgolana mas nasci e vivi sempre em Lisboa.

    Para qualquer informação



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.