Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

O 1º domínio de internet que se deve registar

domínio-o-seu-nomeO investimento em domínios de internet não é algo que recomende, apesar de gostar imenso deste tipo de activo. Mas existe um género de domínio que foge ao conceito de investimento. Por isso, recentemente lembrei-me que apesar de não ter nenhum interesse particular em incentivar este tipo de acção, sugerir o primeiro domínio de internet que se pode registar, poderia fazer sentido.

A maior parte, para não dizer a totalidade dos empreendedores online registam este tipo de domínio assim que iniciam actividades na mundo web. É por assim dizer um domínio de estimação :-)

O primeiro domínio que eu registei

Consegue adivinhar?

Pois bem, é com base na minha actuação que posso fazer uma recomendação ou sugestão, isto se quiser e achar interessante. O primeiro domínio que eu acho que se deve registar é o nosso próprio nome. Eu registei o nunocasimiro.com

Razões para registar o seu domínio com o seu nome

A internet faz cada vez mais parte da vida das pessoas, e é expectável que no futuro o faça ainda muito mais, temos de lembrar-nos que a internet é ainda recente, o primeiro domínio de internet (symbolics.com) foi registado há apenas 28 anos (1985). O registo de novos domínios cresce todos os dias, daqui por 10 ou 20 anos, não sei como será.

Ora, no caso dos domínios de internet, o primeiro a chegar ganha, só uma pessoa pode deter o domínio .com para as mesmas palavras, logo se eu registei o domínio nunocasimiro.com, mais nenhum Nuno Casimiro o poderá fazer, terá de registar o .net, .org ou outro. O domínio na extensão mais popular ficou para mim.

O EGO é uma das razões para registar um domínio com o nosso nome. Eu possuo o meu, e já vou na 4ª versão do site e agora até está inacabado. Um dia vou trabalhar para ter um site de apresentação que me orgulhe e me valorize.

Possuir uma página e um email personalizado é sinal de modernidade, tenho várias contas de email, e digo-vos que quando me pedem o meu email e eu digo contacto @ nuno-casimiro.com ou nuno @ investidor.pt as pessoas até olham para mim de forma diferente. Causar uma boa impressão é sempre bom :-)

O nosso nome é um pedaço de nós próprios.

Registar o sobrenome

A minha primeira ideia foi registar o domínio casimiro.com, mas azar, já estava registado. Será normal que o seu sobrenome também o esteja. Casimiro não é um nome muito vulgar e mesmo assim o domínio foi registado há muitos anos. Existe uma empresa que registou vários sobrenomes e nomes comuns para futuramente os vender, aqui fala o valor do dinheiro, quem tiver imensa capacidade financeira pode tentar comprar o domínio perfeito. Eu digo perfeito porque caso o domínio fosse meu, funcionaria para a família, o meu email seria nuno @ casimiro.com o que me agradaria bastante. O meu site seria nuno.casimiro.com, ou seja criava um sub-domínio com o meu primeiro nome. Depois podia criar um sub-domínio para cada um dos meus filhos e respectivas contas de email.

Se o seu sobrenome estiver disponível para registo, é caso raro. Seria perfeito. Eu registaria logo o meu se fosse possível.

Domínios de nome

Tudo pode ser um negócio, a ideia que tive e expliquei atrás não tem nada de original, basta ver os seguintes domínios ou endereços para ver que alguém pensou nisso e fez disso um negócio. Proporcionam pelo triplo do valor do registo de um domínio, um email personalizado e um sub-domínio que será primeironome.sobrenome.com. Diria que é um grande negócio :-)

Alguns exemplos de domínios onde estão a ser vendidos sub-domínios:

  • cardoso.com
  • ribeiro.com
  • casimiro.org

Registar o nome na extensão .pt

Quando houve a liberalização dos domínios .pt, e penso que até antes era possível fazer o registo do nosso nome, eu não registei o domínio nunocasimiro.pt por 2 razões:

  • Já possuía o nunocasimiro.com
  • O custo de um domínio .pt é mais do dobro do .com

Entre pagar 15 euros ou 7, eu prefiro pagar 7. Depois ainda existe o factor mais importante, a extensão de domínios de internet mais valorizada e concorrida é o .com. Para mim não há muito que saber, se puder registar o domínio .com será perfeito.

Onde registar o seu domínio

Existem vários muitas empresas onde poderá efectuar o registo do seu domínio (registars são empresas onde se pode fazer o registo de domínios de internet), o custo de um domínio .com varia em torno dos 10 Dólares, deixo algumas sugestões:

A lista todos os registars acreditados pelo ICANN pode ser encontrada aqui

Não seja egoísta!

Eu registei o domínio nunocasimiro.com mas deixei o .net (e o .pt) para outro Nuno Casimiro que queira fazer esse registo e ter também um bom domínio para associar ao seu nome. Podia ter registado estes 2 domínios para mim, mas para que me serviria? Só se fosse para chatear os meus homónimos. Penso que nem faz muito sentido para mim, querer os domínios todos!

Este é um domínio que posteriormente terá um valor sentimental.

Como o negócio dos domínios de internet é um negócio de escassez importa por isso refletir se interessa ou não ter um domínio de internet com o nosso próprio nome, eu acho sinceramente que sim, de tal forma que registei os domínios com os nomes dos meus filhos. Aliás, foi o que me levou a escrever este artigo. Os meus filhotes vão ficar contentes daqui por uns anos, ao saberem que o pai, não deixou escapar estes domínios. Pelo menos é o que espero :-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Diogo diz:

    Boa tarde,
    Depois de o adquirir é necessário pagar algum tipo de mensalidade à empresa que vende o domínio? Ou pelo contrário, trata-se de uma compra no sentido da palavra e o domínio pertence-lhe, não existindo esses encargos.
    Cumprimentos,
    Diogo

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Diogo

      Sim, é necessário pagar a anuidade do domínio, por volta de 10 euros ano

      Votos de sucesso